'António e Cleópatra' a partir de hoje no CCB
A peça "António e Cleópatra", uma criação e encenação de Tiago Rodrigues com citações da peça homónima de Shakespeare, estreia-se hoje, no pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
© Reuters
Cultura Tiago Rodrigues
"A tragédia de Shakespeare é um inventário de dicotomias: oriente e ocidente, razão e sentimento, masculino e feminino, política e sexo, guerra e amor, trabalho e ócio, tragédia e comédia. Em confronto, em paralelo, em complementaridade ou simbiose, cada ingrediente desta peça encontra sempre o seu par ou o seu reverso, à semelhança da dupla que dá nome à obra", lê-se numa nota de apresentação da peça, encenada pelo diretor indigitado para o Teatro Nacional D. Maria II.
Interpretada por Sofia Dias e Vítor Roriz, "António e Cleópatra" tem cenografia de Ângela Rocha, figurinos de Ângela Rocha e Magda Bizarro, desenho de luzes de Nuno Meira e colaboração artística de Maria João Serrão e Thomas Walgrave. A tradução das citações de Shakespeare é de Rui Carvalho Homem.
Produzida pela Mundo Perfeito, a peça incide sobre o casal que "misturou amor e política e inventou uma política do amor". Um casal que é uma "história de amor histórico".
António e Cleópatra - protagonizado no cinema por Richard Burton e Elizabeth Taylor - é "um romance baseado em acontecimentos reais frequentemente romanceados, e Shakespeare ergueu-lhes um monumento verbal que transformou na verdade mais verdadeira daquilo que nunca lhes aconteceu", refere a mesma nota.
Neste espetáculo que Tiago Rodrigues escreve e dirige. Sofia Dias e Vítor Roriz são a dupla "aqui-e-agora" do que eles foram "ali-e-então". "São e não são António e Cleópatra. São o António a ver o mundo pelos olhos da Cleópatra. E vice versa", refere a nota do CCB, concluindo que "este espetáculo é ver o mundo através da sensibilidade das almas alheias de António e Cleópatra".
A peça vai estar em cena até dia 08, sendo as sessões de hoje, sexta-feira, sábado e segunda-feira, às 21:00, enquanto a de domingo será às 16:00.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com