Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

Morreu a atriz Faten Hamama, "a dama do cinema árabe"

A atriz egípcia Faten Hamama, de 83 anos, apontada pela imprensa como "a dama do cinema árabe", morreu hoje, anunciou o seu filho, Tarek Sharif.

Morreu a atriz Faten Hamama, "a dama do cinema árabe"
Notícias ao Minuto

21:53 - 17/01/15 por Lusa

Cultura Óbito

Hamama iniciou-se nas lides cinematográfica aos 10 anos, no filme musical "Yom said" (1940), de Mohammed Karim, tendo contracenado, entre outros, com Moahmed Abdel Wahab.

Em 2001, numa entrevista a um órgão de comunicação social árabe, Faten Hamama afirmou: "Tenho muito orgulho em tudo o que eu dei até agora. Arte e atuar não são apenas fama e publicidade, é uma assunto muito mais sério. Se cada um fizer o seu trabalho a sério, com respeito, vão ter orgulho disso".

A sua última participação foi na mini-série televisiva "Wagh el qamar" (2000), realizada por Adel El Aassar, e na qual contracenou com Omar Sharif Júnior.

Faten Hamama, natural de Al Mansurah, no nordeste do Egito, a 120 quilómetros do Cairo, casou em 1954 com o ator Omar Sharif, de quem teve um filho e de quem se divorciou em 1974. A atriz contracenou várias vezes com Omar Sharif, tendo-se convertido ao Islão para se casar com o ator.

Anteriormente, a atriz estava casada, desde 1947, com o argumentista e realizador Ezzel Dine Zulficar, de quem se divorciou em 1953, e de quem teve uma filha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório