Filme 'Ida' vence Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
O filme polaco "Ida" venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro na 87.ª edição dos Óscares, os mais conhecidos prémios do cinema, entregues numa cerimónia apresentada por Neil Patrick Harris.
© Reuters
Cultura Polaco
'Ida', sobre uma jovem freira que descobre um negro segredo de família que remonta ao tempo da ocupação nazi, ficou à frente de "Leviathan" (Rússia), "Tangerines" (Estónia), "Timbuktu" (Mauritânia) e "Wild Tales" (Argentina).
O filme polaco, que esteve em cartaz em Portugal, no verão passado, já tinha também vencido os prémios da Academia Europeia de Cinema (principais categorias) e o Prémio Lux do Parlamento Europeu, de melhor filme europeu do ano.
"Fizemos um filme sobre a necessidade de silêncio, afastamento do mundo e contemplação, e aqui estamos nós, no epicentro do barulho e da atenção. É fantástico", disse o realizador Pawel Pawlikowski.
O filme de 40 minutos "Crisis Hotline: Veterans Press 1", da HBO sobre o serviço de ajuda telefónica para veteranos de guerra, venceu na categoria de Melhor Curta-metragem Documental.
Já entregues foram também os prémios para Melhor Design e Melhor Maquilhagem, ambos ao Grand Budapest Hotel.
Os Óscares são este ano apresentados pelo ator Neil Patrick Harris, um dos protagonistas da série de comédia "Foi assim que aconteceu".
Harris abriu a cerimónia dizendo que esta é uma noite para celebrar "Os melhores e mais brancos de Hollywood - desculpem, os mais brilhantes", uma referência à ausência de atores negros nomeados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com