Grupo de teatro amador apresenta peça de estreia em Coimbra
O grupo de teatro amador Classe T, inserido na companhia profissional O Teatrão, apresenta na quinta-feira, em Coimbra, o seu espetáculo de estreia, criado a partir de textos do dramaturgo Sanchis Sinisterra.
Cultura Quinta-feira
A peça, intitulada "EU+1", baseia-se em textos do dramaturgo espanhol Sinisterra, falando de "duplas de personagens que, como na vida, não conseguem viver um sem o outro", mesmo estando em conflito, explicou Sílvio Carvalho, membro da direção da Classe T.
O espetador é convidado a assistir a pequenos segmentos, fracionados, em que se trabalha sempre a ideia da dupla, "fazendo-se um apelo à sociedade" de ir contra o individualismo e de mostrar que "não se consegue viver sozinho", apontou.
O grupo amador funciona a partir da estrutura de O Teatrão, que presta apoio à criação, tendo-se formado através da formação de teatro que a companhia deu a adultos.
"O bichinho começou a morder e, quando se chegou ao final da formação, não era bom perder o trabalho de três anos e houve a vontade de se formar esta vertente amadora", explanou Sílvio Carvalho.
Na Oficina Municipal do Teatro, entre quinta-feira e 1 de março, o grupo, formado por "médicos, professores universitários, bancários, psicólogos, ferroviários ou funcionários administrativos", entre outros, estreia-se em palco.
"Há muito nervosismo neste arranque. O umbigo já começa a ter muita comichão", disse à agência Lusa Sílvio Carvalho.
A peça teve o apoio de três elementos de O Teatrão e pretende percorrer outros palcos, nomeadamente nos concelhos envolvidos "na plataforma Mondego", que junta várias companhias amadoras da região do Baixo Mondego.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com