Mais de um milhão de visitantes esperados nas Festas do Povo
Mais de um milhão de visitantes são esperados nas tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, Portalegre, que regressam em agosto, quatro anos depois da última edição, revelou hoje o presidente da organização.
© Facebook/Festas do Povo de Campo Maior
Cultura Campo Maior
Os festejos, que este ano vão decorrer entre os dias 22 e 30 de agosto, só se realizam quando a população da vila alentejana quer, tendo a última edição, em 2011, recebido, segundo a organização, 1,2 milhões de visitantes.
As Festas do Povo, reconhecidas pela sua originalidade e cariz popular, tanto a nível nacional, como internacional, são de tradição secular, com os habitantes a preparar, durante meses, a ornamentação das ruas com flores de papel.
Para dar a conhecer ao mundo esta tradição popular, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
"O processo está em plena execução e deve ser entregue até junho deste ano no Ministério dos Negócios Estrangeiros para depois fazer a entrega na UNESCO", disse.
De acordo João Rosinha, a candidatura será, depois, apreciada pelos responsáveis da UNESCO em 2016.
Consideradas um evento tradicional único, as Festas do Povo de Campo Maior contemplam a ornamentação das ruas da vila, sobretudo do centro histórico, com milhares de flores em papel, feitas pela própria população.
De tradição secular, as Festas do Povo foram realizadas pela última vez em 2011, depois de um interregno de sete anos.
A apresentação oficial das Festas do Povo de Campo Maior 2015 está marcada para quinta-feira, a partir das 21:30, no Museu Aberto de Campo Maior.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com