Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Programa assinala 125 anos do nascimento de Mário Sá-Carneiro

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, organiza, em maio, um programa de poesia, oficinas e música para assinalar os 125 anos do nascimento de Mário Sá-Carneiro e os 100 anos da "extinta e inextinguível" revista Orpheu.

Programa assinala 125 anos do nascimento de Mário Sá-Carneiro
Notícias ao Minuto

10:58 - 01/05/15 por Lusa

Cultura Casa Fernando Pessoa

O poeta Mário Sá-Carneiro, que fez parte do grupo fundador da revista Orpheu, em 1915, com Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Santa-Rita Pintor, entre outros, nasceu a 19 de maio de 1890 e a data é assinalada com um debate sobre a sua poesia, segundo comunicado da Casa Fernando Pessoa.

A obra do autor de "A confissão de Lúcio" vai ser debatida pelos professores e investigadores Paula Morão, Fernando Cabral Martins e Gustavo Rubim, na data de nascimento do poeta.

Dez dias dias antes, a 09 de maio, o músico e compositor Luís Bragança Gil abre uma oficina de improvisação em tempo real, que se propõe "trabalhar o texto poético e estimular a criatividade, descobrindo a voz e o seu potencial".

O projeto estende-se até ao fim do mês e culmina, no dia 30, num concerto do Open Mind Ensemble, coletivo dirigido por Bragança Gil, "que combina improvisação livre com a composição em tempo real".

Ainda no dia 09, sábado, o músico e compositor e músico italiano Mariano Deidda apresenta-se em Lisboa, para interpretar as suas canções sobre poemas de Pessoa, entre as quais se encontra "Ode Marítima", de Álvaro de Campos, publicada no segundo número de Orpheu.

O concerto realiza-se no Teatro S. Luiz, e insere-se na programação dos cem anos da revista que marcou o modernismo português, iniciada em março.

Também a 09 de maio, numa parceria com o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA Lx'15), a Casa Fernando Pessoa acolherá o espetáculo "Parece um pássaro", de David Machado.

No dia 16 será apresentado o livro "Na floresta do alheamento", de Celeste Malpique, professora jubilada da Universidade do Porto, que parte de uma conversa ficcionada com Fernando Pessoa, permitindo um "diálogo" analítico do "Livro do Desassossego".

A apresentação da obra será feita pela psicanalista Ana Belchior Melícias.

A 22 de maio a professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Annabela Rita fará a apresentação de "Apostilla", obra póstuma de António Vera (1923-2012), uma colectânea de poemas escritos ao longo do último ano de vida do autor, após a publicação de "O frio das metáforas", segundo a programação da Casa Fernando Pessoa.

António Vera é um dos autores da Seara Nova, que publicou igualmente nas revistas Atlântico, Távola Redonda e Árvore, em particular durante a década de 1940.

No final do mês, a 28 de maio, será feito o lançamento de "Voo Rasante", edição colectiva de poesia portuguesa da editora Mariposa Azual.

A encerrar a programação musical do mês de maio da Casa Fernando pessoa, o Instituto Gregoriano de Lisboa realiza audições de piano.

A exposição "Os testamentos de Orpheu", de Pedro Proença, e as mesas redondas "O que é ser moderno hoje - 100 anos de poesia e modernidade", que assinalam o centenário da revista, prosseguem na Casa Fernando Pessoa.

As mesas redondas realizam-se nos dias 06 e 20 de maio, com os temas "Orpheu e nós, modernistas de agora?" e "Artes e Poesia, como dar a ver?", com a participação anunciada dos investigadores Raquel Nobre Guerra, Rita Taborda Duarte e Tiago Patrício.

"Os testamentos de Orpheu", de Pedro Proença, espalham-se pelos recantos da Cada Fernando Pessoa.

"A revista Orpheu é um fantasma que já há muito tempo vou digerindo e não cessa de ser uma fonte de entusiasmo", escreveu Pedro Proença. "O apetite por celebrar os de Orpheu vai traduzido em obras (pinturas, cartazes, esculturinhas) em que abundam textos dos seus membros, colagens e abusos sobre eles, ou pequenos ensaios da minha lavra. As obras irão surgir um pouco por toda a Casa Fernando Pessoa, como se fossem música de fundo", conclui o artista na apresentação da exposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório