Setenta mil esperados no Festival do Vinho e da Pera Rocha
Setenta mil visitantes são esperados este ano no 32.º Festival do Vinho Português e 22.ª Feira Nacional da Pera Rocha, que começam na terça-feira no Bombarral, estimou hoje o presidente da Câmara Municipal.
© DR
Cultura Bombarral
José Manuel Vieira disse à agência Lusa que é esperado "um aumento de visitantes" de 60 mil, o número da edição do ano passado, para os 70 mil na edição deste ano.
O autarca explicou que o certame "tem um grande impacto na projeção económica e divulgação dos produtos agrícolas produzidos no concelho". Cerca de 70% da produção agrícola é pera rocha e os restantes 30% são repartidos entre a vinha e a produção de hortícolas e de bacelos para a plantação de vinhas.
No programa de animação, Luís Represas dá um concerto na quarta-feira, seguindo-se José Cid no dia seguinte e Tiago Bettencourt na sexta-feira, de acordo com uma nota da organização.
A edição deste ano tem como novidades a demonstração do processo de calibragem e embalamento de pera como a acontece nas centrais fruteiras do concelho e um espaço, da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde todos os dias vários chefes de cozinha vão confecionar ao vivo pratos e sobremesas, utilizando o vinho e a pera rocha do Oeste.
Além de promover a agricultura do concelho, a organização pretende contribuir com o festival para criar hábitos saudáveis do consumo de fruta e de vinho, de forma moderada, face aos benefícios que têm para a saúde.
A ter lugar na Mata Municipal da vila, o evento termina a 09 de agosto e pretende promover estas duas fileiras da agricultura, o vinho e a pera rocha, sendo o mais antigo certame vitivinícola do país.
Ao longo dos seis dias, os visitantes vão poder contactar com várias empresas e entidades ligadas ao sector agrícola, assim como provar a gastronomia e doçaria regionais nas tasquinhas existentes e participar em provas de vinhos e de doçaria de pera rocha.
O festival acolhe um encontro de diversos ranchos folclóricos na terça-feira e um corso de máquinas e tratores agrícolas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com