Luísa Amaro apresenta hoje em Amesterdão o novo álbum
A guitarrista Luísa Amaro apresenta hoje em Amesterdão, no Amestelkerk, o seu maso recente álbum, "Argvs", no qual "a guitarra portuguesa está mais afirmativa, principalmente nos solos", disse a compositora à Lusa.
© Global Imagens
Cultura Guitarrista
A compositora e guitarrista que foi a última acompanhadora de Carlos Paredes (1925-2004) partilha o palco holandês com os músicos Gonçalo Lopes (clarinete) e Paulo Sérgio (piano).
Luísa Amaro afirmou que o álbum "tem um fundo grego" e definiu-o como "uma viagem em que se passa de um tema a outro, como de uma paisagem mediterrânica para outra".
"Este CD é feminino, há nele uma doçura, uma fragilidade e sensibilidade que se notam, por exemplo, em composições como 'Cacilda' ou 'Penélope'", disse a compositora.
O título do álbum - "Argvs" - é o da primeira composição do alinhamento, e remete imediatamente para o imaginário grego e para a 'Odisseia', de Homero. Argvs é o nome do cão do herói lendário Ulisses e o único que o reconhece quando regressa a casa, na ilha de Ítaca, depois da ausência de vários anos.
"'Argvs' é o símbolo da doçura, e o facto de ser o único a reconhecer Ulisses quando regressa, é algo muito bonito, emotivo e muito triste, e são valores que devemos preservar e que era por aqui que devia ir a Europa", disse Luísa Amaro, que salientou que "a Grécia e Portugal estão em extremos opostos, geograficamente, do [mar] Mediterrâneo".
A guitarrista já apresentou este álbum, entre outros palcos, no Festival de Música de Goa, e é, atualmente, presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional da Música.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com