Museu multimédia complementa ruínas romanas de Conímbriga
O Museu Multimédia Portugal Romano e Sicó (POROS) de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, vai ser uma valência complementar às ruínas romanas de Conímbriga, que recebe anualmente quase 90 mil visitantes, considerou hoje o presidente do município.
© Wikimedia Commons
Cultura Condeixa-a-Nova
Com abertura oficial marcada para final de março, o novo espaço "vai ser importantíssimo", segundo o autarca Nuno Moita, porque vai "complementar os achados arqueológicos e o museu de Conímbriga e aumentar o potencial turístico dentro de Condeixa e potenciar o eixo de romanização" da região.
"Este projeto é também um passo em frente para a região - para Penela, com a sua aldeia romana (Rabaçal), e para Ansião, com o castelo de Santiago, achados romanos que devem ser potenciados no chamado eixo de romanização, em que Conímbriga é, de facto, um fator diferenciador e essencial", sublinhou.
Sobre aquele complexo de ruínas romanas, situadas no concelho de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita disse que se trata do maior achado arqueológico da romanização em Portugal e que há 20 anos não tem nenhum investimento governamental para alargamento da área arqueológica.
"Estamos esperançados que este novo Governo mostre sensibilidade para que essa obra seja feita", referiu, salientando que o Museu de Conímbriga é o segundo mais visitado do país e o primeiro fora de Lisboa, "o que diz muito da sua capacidade de atratividade".
O museu multimédia POROS, que foi hoje apresentado à comunicação social, teve início em 2011 e custou cerca de 4,5 milhões de euros, financiados em 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Lá dentro, numa antiga casa senhorial recuperada pelo município, que interage com o Parque Verde municipal, os visitantes podem recuar até ao tempo do império romano e da ocupação da Península Ibérica e efetuar o percurso até à contemporaneidade.
Através de salas multimédia e de exposições, os visitantes podem percecionar o modo de vida dos romanos, desde a religiosidade até à intimidade, e experimentar vestir uma armadura ou manejar uma espada.
O Museu POROS, onde hoje também foi apresentada a nova página da Internet e o guia turístico de Condeixa-a-Nova, integra ainda um café/restaurante e salas para artistas e artesãos e produtos endógenos da região.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com