Andrzej Zulawski preparava novo filme com rodagem em Portugal
O realizador polaco Andrzej Zulawski, que morreu hoje, aos 75 anos, preparava um novo filme, uma adaptação de ‘Os trabalhadores do mar’, de Victor Hugo, que seria rodado nos Açores, revelou a produtora Leopardo Filmes.
© Getty Images
Cultura Produtora
Andrzej Zulawski, que morreu vítima de cancro, esteve mais de uma década sem filmar, até ter estreado o filme ‘Cosmos’, em 2015, produzido por Paulo Branco, rodado em Portugal e que contou com a atriz Vitoria Guerra no elenco.
Era com o produtor português que Zulawski se preparava para fazer um novo filme, que fica agora interrompido: uma adaptação para cinema de ‘Os trabalhadores do mar’, de Victor Hugo, que teria rodagem nos Açores.
Em homenagem ao cineasta, o filme ‘Cosmos’ será reposto no cinema Medeia Monumental, em Lisboa, a partir do dia 25, sendo que, no dia 29, está prevista uma sessão especial, cuja programação não foi ainda anunciada.
Zulawski fez grande parte da carreira em França, tendo assinado filmes como ‘O Importante é Amar’ (1975), ‘Possessão’ (1981) ‘A Mulher Pública’ (1984) e ‘Fidelidade’ (2000).
O filho do realizador, Xawery, também ele cineasta, escreveu na terça-feira, na rede social Facebook, que Zulawski sofria de um cancro em fase terminal e que estava a ser submetido "a intensos tratamentos no hospital", na Polónia.
"É muito difícil escrever estas palavras, mas é especialmente importante agora que o seu último filme [‘Cosmos’] começa a 'viver a sua vida'... Pensem nele", acrescentou Xawery, na mesma mensagem.
O filme ‘Cosmos’, uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, conquistou o prémio de melhor realização, em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno (Suíça).
Nascido na Polónia ocupada, em 1940, Zulawski partiu para Paris aos cinco anos com os seus pais. Mais tarde, iria estudar na conceituada Universidade Sorbonne, na capital francesa.
O realizador teve três filhos, um dos quais com a atriz francesa e sua ex-companheira Sophie Marceau, de quem se separou em 2001.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com