Os principais momentos da (tão aguardada) noite dos Óscares

Acompanhe, ao minuto, todos os acontecimentos da 88.ª edição dos Óscares.

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João Oliveira e Anabela de Sousa Dantas
29/02/2016 01:30 ‧ 29/02/2016 por João Oliveira e Anabela de Sousa Dantas

Cultura

Cinema

MELHOR FILME - 'Spotlight' ('O Caso Spotlight'), de Thomas McCarthy

MELHOR ATOR PRINCIPAL - Leonardo DiCaprio, por 'The Revenant' ('O Renascido')

MELHOR ATRIZ PRINCIPAL - Brie Larson, por 'Room' ('O Quarto')

MELHOR REALIZADOR - Alejandro González Iñárritu, por 'The Revenant' ('O Renascido').

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - 'Writings on The Wall', de Sam Smith e Jimmy Napes. O cantor dedicou o Óscar à comunidade LGBT, dizendo que recebeu uma carta onde indicavam que nunca um homossexual assumido tinha recebido uma estatueta. "Se for o caso, e mesmo que não seja, dedico este prémio à comunidade LGBT", disse Sam Smith.

MELHOR BANDA SONORA - 'Hateful Eight' ('Os Oito Odiados'), por Ennio Morricone. Compositor italiano de 88 anos trabalhou com Quentin Tarantino também em 'Inglorious Basterds'. É o autor da banda sonora de conhecidos filmes do cinema italiano como 'Malèna' e 'Il Nuovo Cinema Paradiso', ambos do realizador italiano Giuseppe Tornatore, e 'O Bom, o Mau e o Vilão', de Sergio Leone.

- Vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobe ao palco para falar sobre a iniciativa 'It's On Us', um compromisso a levar a cabo pelos americanos para prevenir ataques sobre as mulheres em ambiente universitários. O vice-presidente introduziu, depois, Lady Gaga, que interpretou 'Til It Happens To You', a canção do filme 'The Hunting Ground', sobre o mesmo tema. O momento deixou muitos dos presentes em lágrimas.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO - 'Son of Saul', por László Nemes. Óscar vai para a Hungria, com um drama sobre o Holocausto. 

MELHOR CURTA-METRAGEM - 'Stutterer', por Benjamin Cleary e Serena Armitage.

- Dave Grohl canta durante a apresentação do segmento 'In Memoriam', onde são recordadas as personalidades do mundo artístico que faleceram no último ano.

- Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, discursa sobre diversidade e igualdade de oportunidades, e sobre como a responsabilidade de mudar o cinema pertence a cada um e a todos.

MELHOR DOCUMENTÁRIO - 'Amy', por Asif Kapadia e James Gay-Rees. Um documentário sobre a vida da icónica cantora Amy Winehouse, que morreu a 23 de julho de 2011, vítima de dependência de álcool e drogas.

MELHOR CURTA DOCUMENTAL - 'A Girl In The River: The Price of Forgiveness', por Sharmeen Obaid-Chinoy. É a segunda nomeação e o segundo Óscar para Sharmeen, natural do Paquistão.

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO - Mark Rylance, 'Bridge of Spies' ('Ponte dos Espiões'). É o primeiro Óscar para o ator britânico.

- The WeekEnd canta 'Earned It', do filme 'Cinquenta Sombras de Grey'

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO - 'Inside Out' ('Divertida-mente'), por Pete Doctor e Jonas Rivera.

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO - 'Bear Story', por Gabriel Osorio e Pato Escala. O primeiro Óscar para o Chile.

MELHORES EFEITOS VISUAIS - 'Ex Machina', por Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett.

MELHOR MISTURA DE SOM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Ben Osmo, Gregg Rudloff e Chris Jenkins.

MELHOR MONTAGEM DE SOM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por David White. Primeira nomeação e primeiro Óscar para David White.

MELHOR MONTAGEM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), de Margaret Sixel. É a primeira nomeação e o primeiro Óscar para Margaret.

MELHOR FOTOGRAFIA - 'The Revenant' ('O Renascido'), por Emmanuel Lubezky, diretor de fotografia mexicano que trabalha habitualmente com Iñarritu (dirigiu fotografia em 'Birdman') e com Terrence Mallick ('Árvore da Vida' e 'O Novo Mundo'). Este é o terceiro Óscar consecutivo para Lubezky ('Gravidade', de Alfonso Cuarón, 'Birdman' e 'The Revenant', de Iñarritu), site IndieWire diz que diretor artístico fez história.

MELHOR CARACTERIZAÇÃO - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damien Martin. O terceiro Óscar seguido para 'Mad Max', de George Miller.

MELHOR CENOGRAFIA - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Colin Gibson e Lisa Thompson.

- Vencedores continuam com 45 segundos para fazerem os seus discursos, mesmo com a novidade do rodapé onde aparecem os agradecimentos. Tempo continua curto, Jenny Beaven foi interrompida com música.

MELHOR GUARDA-ROUPA - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), trabalho de Jenny Beavan.

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA - Alicia Vikander recebe o prémio pela sua interpretação em 'The Danish Girl'. Prémio entregue por J.K. Simmons. É o primeiro Óscar da Alicia Vikander.

- Sam Smith interpreta a canção 'Writings on The Wall' do filme '007- Spectre', uma das nomeadas para Melhor Canção Original.

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO - 'The Big Short' ('A Queda de Wall Street'), argumento reescrito por Charles Randolph e Adam McKay. Galardão foi atribuído por Ryan Gosling e Russel Crowe.

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL - 'Spotlight', argumento escrito por Josh Singer e Tom McCharthy, que está também nomeado para Melhor Realizador com o mesmo filme.

- "Este ano vai ser diferente, no segmento 'in memoriam' vão aparecer só as pessoas negras que foram mortas pela polícia a caminho do cinema", Chris Rock. O apresentador sublinha que, não desvalorizando o mérito dos candidatos, "queremos as mesmas oportunidades para os atores negros". Já pode ver o vídeo completo da abertura do espetáculo aqui.

- "Conto ao menos 15 pessoas de cor naquela montagem", começou o anfitrião Chris Rock, em grande estilo, a apontar sem delongas para o 'elefante branco' que está nesta cerimónia: a ausência de nomeados de raça negra (#oscarssowhite). O apresentador fala, no entanto, em outras décadas, quando "não havia atores negros nomeados" e ninguém protestava porque "haviam coisas mais sérias para protestar".

A partir do primeiro minuto da cerimónia, terá aqui todas as atualizações sobre a 88.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, desde as piadas aos vencedores, passando pelos precalços, pelas polémica e, quem sabe, possíveis quedas em direto.

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