Intitulado ‘Álvaro Siza. Complete Works 1952-2013’, o livro, em edição multilíngue - português, espanhol e italiano - está disponível a partir desta segunda-feira no site da editora alemã.
A obra é assinada por Philip Jodidio, um especialista em História da Arte que tem vindo a colaborar com a editora na colecção ‘Architecture Now!’, na qual tem reunido monografias sobre arquitectos como Tadao Ando, Norman Foster, Richard Meier, Jean Nouvel ou Zaha Hadid.
Como no caso dos arquitectos anteriores, Philip Jodidio trabalhou directamente com Álvaro Siza, 79 anos, nascido em Matosinhos, vencedor do Prémio Pritzker em 1992.
Na apresentação do livro, a Taschen recorda a justificação do júri quando da atribuição do Pritzker a Siza: as formas parecem "moldadas pela luz, [e aparentam] uma enganadora simplicidade; são honestas. Resolvem directamente os problemas do desenho. A simplicidade, depois de um exame mais de perto, revela uma grande complexidade".
O livro percorre as várias obras de Álvaro Siza espalhadas pelo mundo, desde o Pavilhão de Portugal (Lisboa) e do Bairro da Bouça (Porto), à Igreja de Santa Maria (Marco de Canaveses) e à Piscina das Marés (Leça da Palmeira), da Biblioteca da Universidade de Aveiro e da Fundação Iberê Camargo (Brasil), à casa de Oudenbourg (Bélgica).
São referenciadas no livro outras distinções dos pares de Siza, como o Prémio Mies van der Rohe da União Europeia (1988), o Praemium Imperiale do Japão (1997), a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (2009) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza (2012).
Recorda-se ainda que Álvaro Siza estabeleceu atelier no Porto, em 1954, onde desenvolveu a sua prática da arquictetura, e dedicou-se também à docência na Universidade daquela cidade.
No site da Taschen, o livro é apresentado a um preço de 99,99 euros.