Meteorologia

  • 09 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 25º

'Tentações' de Bosch do Museu de Arte Antiga chegam ao Museu do Prado

O Museu do Prado, em Madrid, inaugura hoje a exposição 'El Bosco: La exposición del V centenário', reunindo 25 obras do artista, entre as quais as 'Tentações de Santo Antão', um dos tesouros nacionais do Museu de Arte Antiga, em Lisboa.

'Tentações' de Bosch do Museu de Arte Antiga chegam ao Museu do Prado
Notícias ao Minuto

08:10 - 30/05/16 por Lusa

Cultura Exposição

Na cerimónia de inauguração, prevista para as 12:00, no Museu do Prado, estarão presentes o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, os Reis de Espanha e a princesa Beatriz da Holanda, entre outras individualidades.

'Tentações de Santo Antão', a obra mais importante da coleção de pintura europeia do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), vai figurar nesta grande exposição dedicada a Hieronymus Bosch (1450-1516), onde estará também 'O Jardim das Delícias', da coleção do Prado.

Assinado por Bosch, em 1500, o tríptico da coleção do MNAA integra os quatro elementos do universo - céu, terra, água e fogo - tornando-os cenário de personagens estranhas, cuja presença remete para os temas recorrentes do artista: a solidão do homem justo perante o mal e o diabólico.

As 'Tentações de Santo Antão', de Bosch, são, em importância, o equivalente aos Painéis de São Vicente de Fora, na pintura portuguesa, segundo o museu.

Desde que há registo da entrada do quadro no museu, em 1913, proveniente das coleções reais que se encontravam no Palácio das Necessidades, o tríptico de Bosch saiu quatro vezes do MNAA, indicou à Lusa José Alberto Seabra, subdiretor do museu.

A última vez que o tríptico da coleção portuguesa saiu do museu foi em 1991, para a exposição sobre a arte no tempo das Descobertas, na National Gallery de Washington, nos Estados Unidos - 'Circa 1492' -, quando passavam 500 anos sobre a data que assinala a descoberta da América.

Nascido em Hertogenbosch, na Holanda, em 1450, Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, dedicou-se à gravura e à pintura, retratando, em muitas das suas obras, cenas de tentação e pecado, com figuras híbridas que vieram influenciar vários movimentos na História da Arte, nomeadamente o Surrealismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório