'Tentações' de Bosch do Museu de Arte Antiga chegam ao Museu do Prado
O Museu do Prado, em Madrid, inaugura hoje a exposição 'El Bosco: La exposición del V centenário', reunindo 25 obras do artista, entre as quais as 'Tentações de Santo Antão', um dos tesouros nacionais do Museu de Arte Antiga, em Lisboa.
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Cultura Exposição
Na cerimónia de inauguração, prevista para as 12:00, no Museu do Prado, estarão presentes o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, os Reis de Espanha e a princesa Beatriz da Holanda, entre outras individualidades.
'Tentações de Santo Antão', a obra mais importante da coleção de pintura europeia do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), vai figurar nesta grande exposição dedicada a Hieronymus Bosch (1450-1516), onde estará também 'O Jardim das Delícias', da coleção do Prado.
Assinado por Bosch, em 1500, o tríptico da coleção do MNAA integra os quatro elementos do universo - céu, terra, água e fogo - tornando-os cenário de personagens estranhas, cuja presença remete para os temas recorrentes do artista: a solidão do homem justo perante o mal e o diabólico.
As 'Tentações de Santo Antão', de Bosch, são, em importância, o equivalente aos Painéis de São Vicente de Fora, na pintura portuguesa, segundo o museu.
Desde que há registo da entrada do quadro no museu, em 1913, proveniente das coleções reais que se encontravam no Palácio das Necessidades, o tríptico de Bosch saiu quatro vezes do MNAA, indicou à Lusa José Alberto Seabra, subdiretor do museu.
A última vez que o tríptico da coleção portuguesa saiu do museu foi em 1991, para a exposição sobre a arte no tempo das Descobertas, na National Gallery de Washington, nos Estados Unidos - 'Circa 1492' -, quando passavam 500 anos sobre a data que assinala a descoberta da América.
Nascido em Hertogenbosch, na Holanda, em 1450, Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, dedicou-se à gravura e à pintura, retratando, em muitas das suas obras, cenas de tentação e pecado, com figuras híbridas que vieram influenciar vários movimentos na História da Arte, nomeadamente o Surrealismo.
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