Região Centro: Mostra de teatro documental vai passar por seis concelhos
A cooperativa Hermes arranca na quinta-feira com a mostra de teatro documental "Outras vozes, outra gente", que vai circular por seis concelhos da região Centro, com seis espetáculos que fazem "do testemunho o ponto de partida" para a criação.
© iStock
Cultura Cooperativa
Experiências da guerra e processos de memória, a violação dos direitos humanos, o fim do colonialismo, a emigração recente de portugueses ou a violência de género e a solidão durante a crise económica são os temas abordados em seis espetáculos de teatro que vão estar em palco nos concelhos de Arganil, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, Tábua, Mortágua e Coimbra.
A mostra de teatro, com 16 sessões, começa na quinta-feira no Centro de Animação Cultural de Mortágua, com "Romance da Última Cruzada", da companhia Visões Úteis, e termina a 14 de junho, no Teatro Académico de Gil Vicente, com "Onde o Frio se Demora", da Narrativensaio-AC.
O objetivo da cooperativa Hermes com esta mostra é levar o teatro documental a concelhos mais periféricos do distrito e da região, como refere na nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Nesta mostra, cria-se uma rede "entre diversos grupos que, em diferentes pontos do país, se dedicam a fazer do documento e do testemunho o ponto de partida para a construção teatral", sublinhou a cooperativa.
No evento, procura-se "dar voz, através de espetáculos teatrais, a quem dela se vê frequentemente privado por diversas razões que se situam no campo político, económico e social", frisou a Hermes.
Ao longo dos cinco meses, serão também dinamizadas "atividades paralelas" em diferentes concelhos, complementando a mostra com iniciativas de cariz pedagógico, explanou a cooperativa.
De acordo com a nota de imprensa, estão incluídas na mostra as peças "Romance da Última Cruzada", da portuense Visões Úteis, "Diz a Verdade ao Poder", da conimbricense Bonifrates, "Em Memória - ou a vida inteira dentro de mim", da Gambozinos e Peobardos e do Trigo Limpo Teatro Acert, de Tondela, "Portugal não é um país pequeno", do Hotel Europa, "O meu País - Exílio", da Casa da Esquina e "Onde o Frio se Demora", da Narrativensaio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com