João Luís Barreto Guimarães venceu Prémio de Poesia António Ramos Rosa
O poeta João Luís Barreto Guimarães é o vencedor da VI edição do Prémio de Poesia António Ramos Rosa, com o livro de originais "Mediterrâneo", foi hoje anunciado.
© Quetzal
Cultura Poeta
Do júri fizeram parte os escritores Nuno Júdice, anterior galardoado, José Tolentino Mendonça e a investigadora Adriana Nogueira, professora de Literatura da Universidade do Algarve.
O Prémio de Poesia António Ramos Rosa, no valor de cinco mil euros, foi instituído pelo município de Faro e destina-se a distinguir um livro de poesia, escrito em português, publicado em primeira edição.
Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais são os vencedores de edições anteriores.
"Mediterrâneo" foi publicado em março de 2016, pela Quetzal.
Nascido no Porto há 50 anos, João Luís Barreto Guimarães é poeta, licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.
Publicou o primeiro livro de poemas, "Há Violinos na Tribo", em 1989, em edição de autor. Seguiram-se "Rua Trinta e Um de Fevereiro" (1991), "Este Lado para Cima" (1994), "Lugares Comuns" (2000), a coletânea "3" (2001), "Rés-do-Chão" (2003), "Luz Última" (2006) e "A Parte pelo Todo" (2009), em editoras como a Quasi, Gótica e Lumiar.
A "Poesia Reunida" (2011), já lançada pela Quetzal, congregou os primeiros sete livros de João Luís Barreto Guimarães.
Em 2013 publicou "Você Está Aqui", que a editora do autor define como "balanço poético e pessoal do homem e do poeta, aos 40 anos", que antecedeu "Mediterrâneo".
O Prémio de Poesia António Ramos Rosa (1924-2013) toma o nome do poeta nascido em Faro, Prémio Pessoa, Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, autor, entre outras obras, de "Viagem Através de Uma Nebulosa", "Volante Verde" e "O Incêndio dos Aspetos".
A entrega do prémio a João Luís Barreto Guimarães realizar-se-á no dia 09 de setembro, às 17:00 em Faro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com