Exposição sobre impacto do Homem na natureza na Casa do Artista de Lamego
A Casa do Artista de Lamego recebe a exposição audiovisual 'Depósito de uma Natureza Activa', do artista João Pedro Fonseca, que procura refletir sobre os impactos da humanidade na natureza e a força desta.
© Getty Images
Cultura Audiovisual
A exposição, inserida no ZONA - Residências Artísticas de Lamego, é inaugurada no sábado, às 17:30, e vai estar patente na Casa do Artista até 15 de fevereiro, informou a organização do evento, a ZigurArtists.
'Depósito de uma Natureza Activa' parte de uma reflexão sobre a ideia de que o "Homem já não domina a Natureza como julgava dominar", disse à agência Lusa o artista, que vive em Lisboa, mas tem como terra natal Lamego.
Se por um lado em Lisboa encontra uma cidade onde a urbe controla e se apodera de todo o espaço e ambiente, em Lamego vê "uma maior ocupação da natureza", à medida que o interior vai sendo abandonado, explicou.
"Por um lado, há o extremo do industrial e aqui o extremo da inatividade. É um alerta para a desertificação e para uma maior ocupação da natureza do espaço", ao mesmo tempo que sublinha que a humanidade não consegue "orquestrar os comportamentos da natureza", referiu.
A exposição audiovisual está dividida em três instalações, acompanhadas por sonoplastia de três artistas: I, Alexander (Pedro Barquinha), Mr. Herbert Quain e Manuel Guimarães.
Segundo João Pedro Fonseca, a primeira peça, 'Osso - Part II', terá uma instalação áudio em três dos cantos da sala, que obriga a pessoa a deslocar-se até ao meio do espaço, para poder ouvir todos os elementos sonoros da obra.
Em 'Stimulated/Simulated', há um vídeo que mistura imagens da cidade de Lamego, caminhando em direção à serra, até zonas onde se observa um domínio da natureza.
Já em 'Sombras do Tempo', é montado "uma espécie de cemitério" com raízes secas, vegetação e troncos de árvores recolhidos dentro da cidade de Lamego ou fora dela.
A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Lamego.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com