João Paulo Esteves da Silva abre ciclo de piano na Casa Fernando Pessoa
O pianista e poeta João Paulo Esteves da Silva inaugura, no próximo dia 18, o novo ciclo na Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, 'O piano no meio da sala'.
© Reuters
Cultura Pianista
"O título escolhido, 'O piano no meio da sala' é literal, trazemos o nosso piano para o meio da sala e da conversa, num contacto próximo com o público que vê de perto as mãos do pianista e ouve o que sobre a sua relação com a música tem para contar", explicou à agência Lusa a diretora da CFP, Clara Riso.
A responsável adiantou à Lusa que os próximos concertos serão protagonizados, entre outros, por Daniel Schvetz, Paula Sousa, Mário Laginha e Pedro Burmester.
No ciclo de concertos de piano a Casa Fernando Pessoa procura "privilegiar a proximidade com o público, concertos informais, onde há lugar para música e também conversa", sublinhou.
"Para já, estão previstos concertos até junho. A programação do segundo semestre está dependente das obras que estão previstas para a implementação de uma nova museografia para a CFP", disse Clara Riso, referindo que "foram convidados pianistas do jazz e do clássico, alguns com muita experiência e outros com carreiras mais recentes".
"Pensamos em pianistas de diferentes perfis que, sobretudo, tenham gosto em tocar a solo numa sala pequena", disse.
Questionada pela Lusa sobre a opção pelos concertos de piano na programação da CFP, na rua Coelho da Rocha, Clara Riso afirmou: "Na continuação do programa que fazemos no verão com os músicos de jazz na esplanada, pensei fazer um programa de inverno, também de encontros informais".
"A nossa ideia é que haja, nestes concertos, proximidade entre pianistas e público. Os pianistas, além de tocarem as peças que entenderem escolher para este concerto, falarão com o público sobre essas escolhas e sobre a sua relação com a música".
Sobre o concerto inaugural, João Paulo Esteves da Silva adiantou à Lusa: "O piano estará no meio da sala e eu prometo tocar. Quanto ao 'quê' da música, será surpresa, em grande parte, espero. Isto porque vai tratar-se de improvisação, ou seja, de música que não existe antes da primeira nota ser tocada. Depois, também haverá tempo para conversa entre o público presente e o pianista acerca destes e doutros assuntos".
Músico, poeta e tradutor, Esteves da Silva nasceu em Lisboa, em 1961, editou já 17 álbuns em nome próprio - "Brightbird " é o mais recente -, e afirmou que "perdeu a conta" aos outros discos em que colaborou e aos espetáculos em que participou.
Publicou cinco livros de poemas e três de poemas traduzidos por si, tendo ainda traduzido onze peças de teatro.
Quanto à programação para este ano, Clara Riso disse que estão previstas "visitas mais acessíveis".
"Começámos no final do ano passado a fazer visitas com interpretação em língua gestual portuguesa, realizando a primeira já este mês, com áudio descrição".
As aulas de poesia mundial - "Barrento/Goethe", "Mega Ferreira/Dante" - contam com "a escolha dos poetas feita a partir da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa", pelos autores das "aulas", "e pensámos em quem poderia dar as aulas sobre eles", acrescentou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com