Leiria amplia programa Museu Mais Ativo para levar cultura à idosos
Cinco novos roteiros duplicam o número de destinos do programa Museu Mais Ativo, iniciativa do município de Leiria para levar cultura à população idosa, utente das instituições particularidades de solidariedade social (IPSS).
© iStock
Cultura Roteiros
Ao terceiro ano do programa, passam a nove os roteiros disponibilizados. Além dos espaços culturais municipais, entram na rede do Museu Mais Ativo os museus Escolar de Marrazes, do Casal de Monte Redondo, Etnográfico do Freixial e Casa-Museu João Soares, instalados noutras freguesias do concelho de Leiria.
Também o projeto do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, constituído pela Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores, da responsabilidade do município, poderá ser visitado pela população mais velha.
Estes roteiros juntam-se aos já constituídos pelo Moinho do Papel + Agromuseu D. Julinha, Museu de Leiria + Moinho do Papel, mimo - Museu da Imagem em Movimento e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.
"Esta é uma oportunidade de mostrar o nosso património e a nossa identidade junto de um público alvo que merece uma atenção redobrada, a par da população infantil", afirmou hoje o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria.
Para Gonçalo Lopes, o alargamento do programa Museu Mais Ativo permite "aproximar a população sénior à nossa identidade", além de compreender "uma componente social extremamente importante, porque cria relações de amizade e de convívio", garantindo aos utentes das IPSS "um dia diferente e divertido".
Ao longo de 2018, 41 dias vão ser dedicados ao programa, o que corresponde "a um quinto da programação destes espaços".
Ao todo, o município pretende envolver cerca de um milhar de utentes de 25 IPSS do concelho de Leiria.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com