'Elenco de exceção' atua sábado no Festival Terras Sem Sombra
Um 'elenco de exceção' composto pela soprano húngara Anna Furjes, o tenor eslovaco Miloslav Sykora e quatro músicos vai atuar no sábado, na vila de Mértola, no Alentejo, no 4.º concerto do Festival Terras Sem Sombra.
© Pixabay
Cultura Mértola
Segundo a organização do festival, o concerto, intitulado 'Aos Quatro Ventos: Palimpsestos Musicais da Europa Central (Séculos XIX-XXI)', vai decorrer a partir das 21:30, na igreja matriz de Mértola, no distrito de Beja, considerada "um dos mais notáveis monumentos nacionais do Alentejo".
A soprano e o tenor vão atuar com "dois génios do piano" - o checo Jan Vojtek e o polaco Lukasz Piasecki -, a violoncelista checa Kristina Vocetková e a "virtuosa" tocadora checa de cimbalão, instrumento característico da Europa Central, Gabriela Jílková.
Trata-se de um "elenco de exceção", que vai interpretar um programa que "retrata três séculos da vida musical do velho continente" e é composto por obras de oito compositores "marcantes": o polaco-francês Frédéric Chopin, os checos Leos Janácek e Antonín Dvorák, os húngaros Zoltán Kodály, Jaromír Dadák e György Kurtág, o eslovaco Gejza Dusík e o polaco Michal Malec.
Além do concerto, a passagem do festival deste ano por Mértola, no âmbito do seu programa de património e biodiversidade, vai incluir uma visita ao centro histórico de Mértola, no sábado, e uma ação de salvaguarda da biodiversidade, no domingo.
A visita ao centro histórico da vila vai decorrer no sábado, a partir das 15h00, e ser orientada pelos arqueólogos Cláudio Torres, Susana Gómez e Virgílio Lopes, do Campo Arqueológico de Mértola.
Já a ação de salvaguarda da biodiversidade vai decorrer no domingo, a partir das 9h30, e incluir um passeio para os participantes poderem observar fauna e paisagem do concelho de Mértola.
O concelho de Mértola, que se afirma como "capital nacional da caça" e onde decorre uma experiência "muito bem-sucedida" de reintrodução de lince-ibérico, é "uma das zonas mais relevantes" de Portugal em termos de biodiversidade e o "coração" do Parque Natural do Vale do Guadiana, refere a organização do festival.
Durante a ação, os participantes também vão realizar tarefas de gestão sustentável da fauna selvagem e recolher informação para o projeto "Mais Coelho", nomeadamente amostras em coelhos bravos capturados vivos e que são a principal presa e a base da alimentação do lince-ibérico.
O passeio e as tarefas da ação vão ser guiados pelo engenheiro biofísico António Paula Soares, pelo engenheiro florestal João Carvalho, pelos biólogos Paulo Célio Alves e Marisa Rodrigues e as veterinárias Margarida Duarte e Mónica Cunha.
O 14.º Terras Sem Sombra - Festival do Baixo Alentejo, com o tema 'Aproximando o Distante - Tradição e Vanguarda na Música Europeia (Séculos XVI-XXI)', tem a Hungria como país convidado e decorre até ao dia 7 de julho em dez concelhos do Alentejo.
O festival, organizado pela associação Pedra Angular, inclui visitas a património, concertos, a maioria em igrejas, e ações de salvaguarda da biodiversidade em Vidigueira, Serpa, Odemira, Mértola, Ferreira do Alentejo, Beja, Elvas, Barrancos, Sines e Santiago do Cacém e a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2018 em Sines.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com