A Seleção Nacional de Futebol jogou frente a França, no dia 4 de setembro de 2015, e perdeu por 0-1, num jogo de caráter particular. Mas o que tem este encontro de especial? Em termos práticos, nada. Mas é uma partida que fica marcada por ter sido disputada no Estádio de Alvalade.
Passando aos factos que realmente interessam, de hoje a este jogo já passaram, como o leitor já terá feito as contas, mais de três anos. Algo insólito e até difícil de explicar, tendo em conta que Alvalade é um dos maiores estádios de Portugal, a par do estádio da Luz e do Dragão.
E já que falamos nos rivais, o melhor é fazer a comparação. Quanto ao Dragão, o último jogo que recebeu da Seleção Nacional data de 29 de maio de 2016 (também já lá vão mais de dois anos). A equipa lusa defrontou a Noruega na qualificação para o Euro’2016 e venceu a partida por 3-0.
Já o Estádio da Luz foi aquele que recebeu mais jogos desde o último dia em que Portugal jogou em Alvalade. De 2015 até aqui foram realizados nada mais, nada menos, do que cinco jogos na Luz.
Fazendo ainda mais contas, desde esse último jogo no Estádio de Alvalade, passaram-se 18 jogos sem que Portugal lá voltasse. E é preciso referenciar que, desde essa data, a equipa das quinas visitou por duas vezes o Bessa, o Municipal de Leiria, o Municipal de Braga e o Estádio do Algarve.
[notícia retificada dia 16/09 às 17h15]