FC Porto destruiu o 'xadrez 112' e deixou os reds em alerta
FC Porto derrotou o Boavista, por 2-0, num duelo relativo à 28.ª jornada da Liga portuguesa, assumindo à condição o trono da Liga portuguesa.
© Global Imagens
Desporto 28.ª Jornada
Resumo: No 112.º dérbi da Invicta, os sorrisos voltaram a pertencer a um dragão que não precisou de ligar para o número de emergência, para rapidamente resolver um encontro que deu poucos calafrios, ao revés, muito boas indicações para o duelo milionário, frente ao Liverpool, da próxima terça-feira.
O FC Porto desbloqueou o marcador, aos 41 minutos, por intermédio de Soares, que não falhou na marca dos 11 metros. O resultado foi dilatado, aos 48’, que soltou uma ‘bomba’ fora da área, e para a qual Bracali não soube responder de forma conveniente.
Com este resultado, os dragões sobem ao primeiro lugar, de forma isolada, com 69 pontos, mais três do que o rival Benfica (66), que só entra em ação, neste domingo, diante do Feirense.
Brahimi acendeu o rastilho e Soares pegou fogo ao Dragão
Num duelo sem treinadores no banco, por consequência dos castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina, Sérgio Conceição e Lito Vidigal tiveram razões para saborear o tempo de intervalo… de uma forma bem distinta.
Sem Alex Telles, por lesão, com Militão no centro e Maxi Pereira no banco de suplentes, foi Corona a assumir a lateral direita do FC Porto. E foi uma aposta ganha. Sem correr grandes riscos, até porque o adversário não mostrava grande réplica, o Boavista só assustou Casillas, na etapa inicial, por apenas duas ocasiões – aos 5’ por Yusupha, e aos 45’ por Rafael Costa.
O FC Porto entrou no Dragão, sem pensar no ‘monstro’ Liverpool, com quem medirá forças na próxima terça-feira para a Liga dos Campeões, e o pensamento de rapidamente resolver os seus trabalhos de casa.
Com Brahimi, encarrilado numa linha férrea diabólica, foi através de uma das suas muitas arrancadas que o argelino desbloqueou o marcador. Raphael Silva cometeu falta sobre o extremo, Rui Costa apontou para a marca dos 11 metros, e Soares não desaproveitou o seu 12.º golo na Liga. Marega ainda podia ter aumentado a contagem no último minuto de compensação da primeira parte, mas foi apanhado na ‘teia’ do fora de jogo.
Otávio teve via azul para destruir o tabuleiro axadrezado
Três minutos da etapa complementar bastaram para os dragões ‘chamuscarem’ de vez a casa axadrezada, e pensarem em definitivo no encontro milionário da próxima semana.
Otávio teve via azul para percorrer o meio campo do Boavista, encontrar posição de remate e disparar um ‘petardo’ para a baliza de Bracali. O brasileiro podia ter feito melhor, e acabou por colocar um ‘laço’ a um presente perfeito para os adeptos do FC Porto.
Até ao final, o campeão nacional tratou de gerir um encontro que não contou com grandes ‘epopeias’. A liderança é azul, falta saber como o Benfica responde a este ‘assalto’ à condição.
Relato do jogo:
90+4' - TERMINA O ENCONTRO NO DRAGÃO!
90' - Quatro minutos de compensação!
86' - Danilo sai para a estreia de Loum na I Liga.
82' - Maxi sofre uma falta de Edu Machado e abre o sobrolho. Está a sangrar abundantemente. Hoje, o internacional uruguaio cumpriu o jogo 300 na Liga portuguesa.
77' - Substituição no FC Porto: Soares dá o seu lugar a Hernâni.
76' -Marega trabalha bem na direita, e tira um cruzamento a meia-altura, mas Soares chega ligeiramente atrasado.
68' - Herrera tenta desmarcar Brahimi, mas a bola sai com muita força.
64' - Corona dá o lugar a Maxi Pereira.
60' - Agora sim... entra Falcone.
59' - Boavista reduzido a 10, por lesão de Rafa. Operação vai ocorrer dentro de instantes.
Confira aqui o segundo golo dos dragões
54' - Substituição no Boavista. Sai Yusupha, entra Edu Machado.
48' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA OTÁVIO NUM REMATE DE LONGA DISTÂNCIA! Mas Bracali podia ter feito bem melhor...
46' - Começou a segunda parte, sem alterações nas duas equipas.
Confira o golo que dá vantagem aos azuis no dérbi da Invicta
45+2' - Intervalo no Estádio do Dragão!
45+1 - GOLO DO FC PORTO! Marca Marega! MAS NÃO CONTA... O ÁRBITRO VAI INVALIDAR O GOLO, PORQUE O MALIANO ESTÁ EM POSIÇÃO IRREGULAR NA ALTURA DO REMATE!
45' - GRANDE DEFESA DE CASILLAS! Rafael Costa a cobrar o livre, na esquina da grande área do FC Porto, e a colocar à prova as luvas do guardião espanhol!
41' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA SOARES! O 12.º GOLO NA LIGA! Brahimi pediu para ser ele a marcar, mas foi o brasileiro a pegar na bola e a atirar a 'redondinha' para o fundo das redes de Bracali.
39' - PENÁLTI PARA O FC PORTO! Brahimi foi derrubado por Raphael Silva!
32' - Livre batido por Corona ao segundo poste , onde salta Pepe, que cabeceia bem perto do poste.
31' - Cartão amarelo para Sauer, na sequência de uma falta sobre Danilo.
29' - Bela jogada do FC Porto! Herrera a servir Corona e este de primeira a dar para Brahimi que, em posição central à grande área, atira contra o corpo do adversário.
27' - Soares é o homem mais interventivo do jogo na zona de remate.
25’ | Porto 0-0 Boavista6 das 9 finalizações do FCP tiveram Soares no remate ou na assistência#LigaNOS #FCPBFC #FCPorto #MágicoXadrez pic.twitter.com/VrT0VyEHgc
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) 5 de abril de 2019
25' - Sérgio Conceição, suspenso por oito dias pelo Conselho de Disciplina, assiste o jogo num dos pontos mais altos do Estádio do Dragão!
21' - Brahimi está a ser um dos melhores homem em campo... e a estatística não mente.
20’ | Porto 0-0 BoavistaBrahimi já acumula 4 dribles eficazes, tantos como o melhor registo da #LigaNOS na jornada anterior#LigaNOS #FCPBFC #FCPorto #MágicoXadrez pic.twitter.com/mMYPuHukTv
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) 5 de abril de 2019
16' - QUE ESPETÁCULO DE BRAHIMI! O argelino faz um nó cego ao adversário, dispara, descaído na zona esquerda , e a bola sai perto da baliza de Bracali!
14' - Tanta cerimónia da defesa do Boavista! Otávio opera um cruzamento açucarado, ao segundo poste, onde aparecia Soares, mas o corte do defesa axadrezado surgiu na hora H!
10'- Bracali, UMA! Bracali, duas! Dupla grande intervenção do guardião brasileiro, após dois tiros de Soares já na pequena área do Boavista.
9' - Otávio já se preparava para engatilhar a 'redondinha' em direção à baliza de Bracali! Grande corte de Neris!
5' - Rafael Costa e Yusupha apareceram em zona de finalização, mas Casillas estava atento e evitou males maiores.
2' - Militão cabeceia uma bola que parecia perdida e obriga Bracali a defender.
1' - ROLA A BOLA NO DRAGÃO!
Vai sair o FC Porto a jogar este dérbi da Invicta... que já está com início atrasado, relativamente à hora agendada.
- Entram as equipas no relvado, muito bem tratado, do Estádio do Dragão! Já se ouve o hino dos dragões, entoado pela voz de Maria Amélia Canossa!
Onze do FC Porto: Casillas; Corona, Pepe, Militão, Manafá; Otávio, Danilo, Herrera; Brahimi, Marega e Soares.
Suplentes: Vaná, Maxi, Fernando Andrade, Loum, Hernâni, Óliver e Mbemba.
Onze do Boavista: Bracali; Indio, Neris, Jubal e Carraça; Rafa e Rafael Costa; Bueno, Raphael e Sauer; Yusupha.
Suplentes: Giovanaz, Cardoso, Obiora, Mateus, Edu Machado, A. Tahar e Falcone.
Antevisão: Na primeira volta do campeonato, os dragões saíram com os três pontos do Estádio do Bessa, graças a um golo de Hernâni, no último minuto de compensação.
Quatro meses volvidos, as duas equipas voltam a defrontar-se, desta feita no Dragão, mas sem treinadores no banco. Sérgio Conceição, que divide a liderança da Liga com o Benfica, mas tem desvantagem no confronto direto, foi suspenso por oito dias, enquanto o homólogo do Boavista, Lito Vidigal, foi punido com um jogo de suspensão e também não poderá orientar o 13.º classificado.
Além destas baixas, os axadrezados não podem contar por com Sparagna, Helton Leite, Idris e Sauer (todos lesionados), já os azuis e brancos estão privados de Alex Telles, Aboubakar, Marius (lesionados) e Felipe (castigado).
A última vitória do Boavista frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, aconteceu em novembro de 2004. De então para cá, o Boavista já visitou o Dragão em mais sete ocasiões. E o melhor que conseguiu foi um empate sem golos na temporada 2014/15.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com