Benfica cura 'ressaca' europeia com goleada e regresso à liderança
Encarnados venceram o Marítimo por categóricos 6-0 no encontro que encerra a 30.ª jornada do campeonato nacional.
© Global Imagens
Desporto 30.ª jornada
O Benfica recebeu e goleou, esta segunda-feira, o Marítimo (6-0), em jogo que encerrou a 30.ª jornada da I Liga. O resultado permite às águias regressar à liderança do campeonato, na qual o FC Porto estava a título provisório, curando assim a ressaca europeia depois de terem caído nos quartos de final da Liga Europa.
Primeira parte de sentido único na Luz. O Benfica entrou melhor e o golo de João Félix não demorou a aparecer. Aos três minutos, Pizzi bateu um canto atrasado onde apareceu o jovem avançado do Benfica que, totalmente solto de marcação, atirou para o fundo das redes do Marítimo.
O golo deu maior descanso aos encarnados que, diga-se, podiam ter avolumado a vantagem poucos minutos depois. No entanto, Seferovic parecia não estar em noite inspirada e, na cara de Charles, atirou ao lado da baliza insular.
O Marítimo tinha claras dificuldades em sair para o ataque organizado. Exceção feita a um lance individual de Barrera aos 12 minutos. O jogador do Marítimo saiu a todo o gás em direção à área do Benfica e ‘sacou’ de uma bomba que saiu a rasar a barra da baliza de Odysseas Vlachodimos.
Para além desse lance, nota também para o golo anulado ao Marítimo aos 28 minutos. O defesa Grolli subiu à grande área do Benfica, na sequência de um canto, e meteu a bola no fundo das redes. No entanto, a jogada foi prontamente anulada pelo árbitro Luís Godinho que entendeu que o jogador insular carregou em falta Odysseas. Até final do primeiro tempo, Seferovic dispôs de mais uma bela oportunidade para ampliar as contas na Luz, mas voltou a ser perdulário.
Na segunda parte, assistiu-se exatamente a mesma entrada do Benfica no primeiro tempo. As águias entraram com todo o gás e Pizzi ampliou o resultado aos 48 minutos de jogo. O 21 das águias apanhou a bola já dentro da grande área insular e disparou cruzado para o fundo das redes à guarda de Charles.
Aos 64 minutos foi a vez de João Félix ampliar as contas na Luz. Cruzamento prensado de Pizzi e o jovem português a aparecer na cara de Charles para empurrar para o fundo das redes. O jogo começava a ganhar contornos de goleada e Franco Cervi também quis inscrever o nome na lista dos marcadores. O internacional argentino aproveitou uma assistência de João Félix para fazer o quarto golo encarnado, deixando o Estádio da Luz ao rubro.
Até final, o Marítimo não criou qualquer perigo na segunda parte e Odysseas foi mesmo um mero espetador no Estádio da Luz. Por seu turno, o Benfica limitou-se a gerir o resultado e ficou à beira de tornar o pesadelo insular ainda mais pesado ora não fosse o facto de Seferovic estar em noite… não. No entanto, Cervi estava em noite sim e decidiu bisar ainda antes do apito final (88’). Em dia de goleada também Salvio quis deixar a marca neste jogo e decidiu fechar o marcador já nos descontos.
Com este resultado, o Benfica regressa à liderança do campeonato, ainda que some os mesmos pontos do FC Porto. O Marítimo mantém-se no 12.º lugar com 33 pontos e ainda não está a salvo da despromoção.
Momento do jogo: O golo de Félix logo aos três minutos tornou tudo mais fácil. Se o Benfica estava pressionado, face à liderança provisória do FC Porto, essa mesma pressão acabou no momento em que Félix meteu a bola no fundo das redes.
Acompanhamento
90' - Apito final na Luz. O Benfica não deu hipótese ao Marítimo e venceu por claros 6-0 no estádio da Luz para regressar à liderança do campeonato nacional.
90' - GOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! Humilhação total na Luz. Eduardo Salvio superiorizou-se nas alturas e atirou, de cabeça, para o 6-0.
88' - GOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! A defesa do Marítimo, completamente 'aos papéis', entrega a bola a Franco Cervi, que não pensou duas vezes e atirou para o 5-0.
86' - Charles impede o 5-0 para os encarnados! Seferovic, de primeira, rematou forte para defesa apertada do guarda-redes do Marítimo.
85' - Benfica com nova oportunidade para dilatar a vantagem! Franco Cervi cruzou para Jonas, que, no coração da área, atirou por cima da baliza insular.
83' - Entrada duríssima de Fabrício sobre Ferro. Luís Godinho não hesita e mostrou-lhe o cartão amarelo.
80' - Petit e Bruno Lage voltam a mexer. O treinador do Marítimo lançou Gamboa para o lugar de René. Já o do Benfica, tirou Pizzi e fez entrar Salvio.
79' - O que falha Seferovic! Assistido por Jonas, o internacional suíço cabeceou muito por cima.
77' - Nova alteração no Benfica. Adel Taarabt entra para o lugar de Rúben Dias.
72'- Alteração no Benfica. Sai João Félix, entra Jonas.
71'- GOOOOOOLLLLLOOO!! Cervi marca o quarto golo (4-0) após assistência de João Félix! Cheira a goleada no Estádio da Luz!
67'- Nova alteração no Marítimo. Sai Pelágio, entra Fabrício.
Eis o segundo golo de João Félix esta noite!
64'- GOOOOOOLLLLLOOO!! João Félix bisa e faz o terceiro na Luz! Cruzamento prensado de Pizzi e o jovem avançado português a aparecer no sítio certo para empurrar para dentro da baliza! Charles ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o terceiro golo do Benfica! Os encarnados vão vencendo e convencendo (3-0).
60'- Alteração no Marítimo. Sai Barrera, entra Chico Banza.
59'- João Félix armou o remate, mas a bola ressalta na defesa do Marítimo. É canto a favor dos encarnados!
58'- Que falhanço de Seferovic! O avançado suíço tinha tudo, mesmo tudo, para fazer o terceiro golo da noite mas voltou a falhar!
48'- GOOOOOOLLLLLOOO!! Pizzi remata forte e bate Charles! Está feito o segundo golo na Luz! Amplia a vantagem o Benfica (2-0).
46'- Arranca a segunda parte na Luz!
INTERVALO
45'- Intervalo na Luz! O Benfica está a vencer o Marítimo pela margem mínima. Vai valendo o golo de João Félix apontado logo aos três minutos.
39'- Cartão amarelo para René Santos por falta sobre Pizzi.
33'- Seferovic volta a desperdiçar mais uma oportunidade! É canto para o Benfica.
Veja o golo anulado ao Marítimo!
28'- Golo anulado ao Marítimo! Grolli introduziu a bola no fundo das redes encarnadas na sequência de um canto, mas o árbitro Luís Godinho entendeu que o jogador do Marítimo fez falta sobre Odysseas.
O Marítimo revela muitas dificuldades em sair para o ataque organizado, nomeadamente no momento de entrar no meio campo do Benfica.
24'- Cervi atira por cima! Boa combinação do Benfica mas o argentino pegou muito mal na bola e esta não causa qualquer perigo.
20'- Pizzi à beira do segundo golo do Benfica! Grande remate do internacional português! Quase beijou a barra! Que perigo!
18'- Falta de René Santos sobre Cervi. Livre perigoso para o Benfica.
17'- Atira Samaris, encaixa Charles sem problemas! O médio do Benfica arriscou o remate, mas a bola saiu fraca para as mãos do guarda-redes do Marítimo.
14'- Seferovic atira ao lado! Grande arrancada de Grimaldo que assistiu o suíço que, porém, atirou frouxo e desenquadrado com a baliza. Que oportunidade desperdiçada!
12'- Barrera atira por cima! Que perigo para a baliza de Odysseas! Grande arrancada do jogador do Marítimo que não teve problemas em atirar uma bomba que passou por cima da barra da baliza encarnada!
7'- Afasta Charles! Remate perigoso de Grimaldo, mas o guardião brasileiro estava atento e defendeu!
3'- GOOOOOOLLLLLOOO!! João Félix abre o marcador na Luz! Canto atrasado de Pizzi e o jovem avançado do Benfica aparece solto de marcação e dispara para o fundo das redes do Marítimo! Está feito o primeiro na Luz (1-0)!
0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Benfica-Marítimo! São os encarnados quem saem a jogar!
Pré jogo
20h14: Cumpre-se agora um minuto de silêncio na Luz em memória das vítimas do trágico acidente que chocou a Madeira na semana passada. Silêncio absoluto na Luz.
20h13: Bruno Lage e Ferro recebem os prémios da Liga relativos ao mês de março.
20h12: As equipas entram no relvado ao mesmo tempo que na Luz se canta o hino do Benfica de forma bem audível! O apito inicial está quase aí!
20h01: Do lado do Marítimo, destaque para a titularidade de Barrera e Pelágio. Petit recorre a esta dupla para suprimir as ausências de Joel e Edgar Costa, dois dos jogadores mais importantes do conjunto insular que se encontram castigados.
19h59: Cervi é o jogador eleito para fazer esquecer Rafa. O extremo português tem sido peça essencial no Benfica de Lage mas hoje é ausência por castigo - acumulação de cartões amarelos. Por seu turno, o internacional argentino tem uma oportunidade de 'ouro' para convencer o técnico do Benfica.
19h57: A menos de 20 minutos do apito inicial as bancadas da Luz começam a ficar mais compostas. Está quase tudo pronto para o pontapé de saída!
19h41: Os jogadores do Benfica e do Marítimo já estão no aquecimento. Muitos aplausos nas bancadas da Luz.
19h29: Odysseas, Svillar e Zoblin, os três guarda-redes do Benfica, já estão no relvado para fazer os exercícios de aquecimento.
19h21: Bruno Lage recolhe aos balneário debaixo de aplausos dos adeptos encarnados. O técnico das águias agradece o carinho das bancadas. Pelo meio, ainda levou um cartaz de um adepto.
19h18: Bruno Lage está no relvado. O técnico do Benfica mantém a tradição de estar no terreno do jogo hora antes do apito inicial.
19h15: Quando falta precisamente uma hora para o apito inicial da partida, o Estádio da Luz ainda está muito 'despido'. Ainda assim, há muitos adeptos que ainda estão no exterior do estádio.
Onzes
Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Samaris, Florentino, Pizzi, Cervi; João Félix e Seferovic.
Marítimo: Charles; Nanu, Grolli, Lucas Áfrico, Rúben Ferreira; Vukovic, René Santos, Correa, Pelágio; Getterson e Barrera.
Antevisão
Benfica e Marítimo defrontam-se, esta segunda-feira, em jogo que encerra a 30.ª jornada da I Liga. De um lado estará uma equipa que luta pelo título de campeão e que está obrigada a ganhar para recuperar a liderança do campeonato.
Do outro estará uma formação que ainda está em busca da tranquilidade proporcionada pela permanência na I Liga.
O árbitro da partida é Luís Godinho e o apito inicial está agendado para as 20h15.
Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com