Maestro Pizzi soltou a 'avalanche' e a Pedreira acabou... feita em pó

Internacional português realizou uma exibição brilhante e foi o grande responsável pela reviravolta do Benfica (4-1) no terreno do Sp. Braga.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/04/2019 19:25 ‧ 28/04/2019 por Notícias ao Minuto

Desporto

31.ª Jornada

O Benfica deu, este domingo, um passo importantíssimo para a tão desejada "reconquista" do título. No Minho, os encarnados bateram o Sp. Braga por 4-1 e garantiram a liderança isolada do campeonato, com 78 pontos, mais dois do que o FC Porto. Pizzi voltou a ser o grande dínamo da equipa de Bruno Lage, que até entrou da pior forma na partida. 

Cedo se percebeu que este não seria um jogo fácil para as águias. O conjunto de Abel Ferreira entrou com as linhas subidas, a pressionar alto e a dificultar bastante a vida aos encarnados na sua primeira fase de construção. Este atrevimento arsenalista motivou vários passes errados e inúmeras perdas de bola da formação benfiquista, que no primeiro quarto de hora só deu sinais ofensivos numa solitária investida de Rafa, que terminou com um cruzamento sem direção.

O lance do desentendimento entre Vlachodimos e Rúben Dias, à passagem dos 16' minutos, que quase permitiu a Paulinho causar 'estragos', foi a prova evidente do instabilidade defensiva do clube da Luz no primeiro tempo. Curiosamente, foi mesmo Rúben Dias, aos 32', a estar envolvido na jogada que começaria a marcar a história do encontro.

Depois de uma incursão individual de Fransérgio, deixando toda a gente para trás, o internacional português derrubou o brasileiro e Tiago Martins não teve dúvidas a apontar para a marca de grande penalidade, de onde Wilson Eduardo, friamente, inaugurou o marcador a favor dos minhotos. Foi o 11.º golo do extremo angolano no campeonato - o 14.º em todas as provas - e a confirmação de um recorde negativo para Rúben Dias: é o jogador que mais penáltis cometeu esta época na Liga (3).

Até ao intervalo, o Benfica tentou correr atrás do prejuízo, melhorou em termos ofensivos, mas nunca conseguiu criar situações de verdadeiro perigo junto da baliza à guarda de Tiago Sá.

Segunda parte de ouro

Para o segundo tempo os encarnados voltaram transfigurados. Mais pressionantes, à procura do empate, os comandados de Bruno Lage ameaçaram por Grimaldo, num livre direto que Tiago Sá parou, e por João Félix, que obrigou o guardião bracarense a uma grande defesa, que levou a bola para o poste.

Estavam dados os avisos para o que viria a suceder. Aos 58', Ricardo Esgaio derrubou o camisola 79 das águias na área e Tiago Martins apontou para a marca dos 11 metros, de onde Pizzi não falhou e relançou a partida.

Tratou-se de um momento-chave, já que, a partir daqui, a avalanche encarnada não mais parou. Pouco depois, Pizzi rematou à 'queima-roupa', a bola bateu no braço de Bruno Viana e o juiz do encontro voltou a assinalar novo castigo máximo. No duelo entre os mesmos intervenientes, voltou a ser o médio benfiquista a levar a melhor e a consumar a 'remontada'.

Numa tarde de sonho, o camisola 21 viria a brilhar novamente, desta vez no capítulo das assistências. Aos 69', cobrou o canto com conta, peso e medida e, no coração da área, Rúben Dias entro de rompante e dilatou a vantagem para 3-1.

Totalmente desconcentrada, a equipa do Sp. Braga foi 'engolida' pela onda encarnada e terminou o jogo a sofrer. Tiago Sá ainda evitou o golo por três vezes, a João Félix e Rafa, primeiro, e a Seferovic, depois, mas já nada conseguiu fazer quando Pablo Santos perdeu a bola em zona proibida. Depois disso foi apenas arte de Rafa: passou por três adversários e fixou o resultado final. O Benfica passa no teste da Pedreira e tem agora três finais pela frente...

Confira do direto da partida: 

FINAL DA PARTIDA

90:00 - Vão jogar-se mais cinco minutos.

90:00 - Alteração no Benfica. Sai João Félix e entra Taarabt.

89:00 - GOLOOOOOOO DO BENFICA! Seferovic falha isolado, na cara de Tiago Sá, Pablo perde a bola em zona proibida, Rafa passou por três adversários e assinou um golo de 'levantar' qualquer estádio. Obra de arte de Rafa a coroar uma segunda parte fantástica dos encarnados. 

86:00 - Substituição no Benfica. Sai Pizzi e entra Salvio.

85:00 - Dupla alteração no Sp. Braga. Fransérgio e Esgaio dão os seus lugares a Trincão e Ryller.

82:00 - ENORME TIAGO SÁ! Guarda-redes do Sp. Braga volta a ser brilhante, ao negar o golo a João Félix, primeiro, e a Rafa, na recarga.

82:00 - Canto para o Sp. Braga.

80:00 - Substituição no Benfica. Sai Florentino e entra Gedson.

79:00 - GRANDE LANCE DE DYEGO SOUSA! O avançado 'matou' a bola no peito e, de forma acrobática, tentou a sorte. Valeu Vlachodimos!

73:00 - Alteração no Sp. Braga. Sai Wilson Eduardo e entra Dyego Sousa.

 69:00 - GOLOOOOOOOO DO BENFICA! Canto de Pizzi e Rúben Dias, com uma entrada de rompante, salta mais alto e cabeceia para o fundo das redes da baliza bracarense. Maior conforto para as águias, em 24 minutos de ouro. 

68:00 - Canto para o Benfica.

65:00 - GOLOOOOO DO BENFICA! Pizzi não treme e volta a bater Tiago Sá! Está consolidada a 'remontada' encarnada, com dois golos do internacional português de penálti.

64:00 - NOVO PENÁLTI PARA O BENFICA! Pizzi remata à 'queima-roupa', a bola bate no braço de Bruno Viana e Tiago Martins aponta para a marca dos 11 metros.

60:00 - Cartão amarelo para João Félix.

58:00 - GOLOOOOOO DO BENFICA! Pizzi engana Tiago Sá e restabelece o empate na Pedreira! Foi o 11.º golo do internacional português no campeonato. 'Explosão' de alegria nos adeptos encarnados. 

57:00 - Ricardo Esgaio derruba João Félix e Tiago Martins assinala castigo máximo. Cartão amarelo para o lateral.

57:00 - PENÁLTI PARA O BENFICA!

52:00 - Canto para o Benfica.

52:00 - QUASE O EMPATE! Grande passe de Samaris para Pizzi, o internacional português serve João Félix e Tiago Sá, com uma enorme intervenção, desvia a bola para o poste. É a primeira grande chance do Benfica!

50:00 - Remate de Ricardo Horta por cima da baliza.

49:00 - Bracarenses ficam a pedir mão na bola de Florentino, mas Tiago Martins manda jogar.

47:00 - Cartão amarelo para Fransérgio.

48:00 - Livre de Grimaldo, mas Tiago Sá estava atento.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

 INTERVALO

45+1' - João Palhinha vê o cartão amarelo.

45:00 - Vão jogar-se mais dois minutos.

43:00 - Remate de meia distância de André Almeida, mas sem a direção desejada.

37:00 - Benfica tenta agora correr atrás do prejuízo.

33:00 - GOLOOOOO DO SP. BRAGA! Wilson Eduardo não treme e bate Vlachodimos. Os minhotos estão na frente do marcador na Pedreira!

32:00 - Iniciativa individual de Fransérgio, a passar por toda a gente e a ser derrubado por Rúben Dias.

32:00 - PENÁLTI PARA O SP. BRAGA!

27:00 - Grande remate de Fransérgio por cima da baliza das águias.

21:00 - Livre para o Sp. Braga.

20:00 - Primeiros 20' minutos com maior ascendente do Sp. Braga, a subir as linhas, a pressionar alto e a dificultar imenso a vida do Benfica na primeira fase de construção. 

16:00 - QUE PERIGO! Desatenção entre Vlachodimos e Rúben Dias quase permitia a Paulinho inaugurar o marcador. Avançado fica no chão. 

15:00 - Mais uma tentativa de Paulinho! Bom trabalho do avançado bracarense, mas Vlachodimos estava atento.

13:00 - Cabeceamento de Wilson Eduardo por cima, após um belo cruzamento de Murilo.

09:00 - Benfica fica a pedir grande penalidade por suposta mão na bola na área arsenalista de Claudemir, mas Tiago Martins manda seguir.

08:00 - Paulinho ganha no duelo a Ferro e remate ao lado da baliza encarnada.

04:00 - Grande jogada de Rafa, mas o cruzamento não saiu da melhor maneira.

03:00 - Mais um cantos para os minhotos.

02:00 - Canto para o Sp. Braga.

INÍCIO DA PARTIDA!

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Samaris, Pizzi, Rafa, João Félix e Seferovic.

ONZE DO SP. BRAGA: Tiago Sá, Esgaio, Bruno Viana, Pablo, Murilo, Palhinha, Claudemir, Wilson Eduardo, Ricardo Horta, Fransérgio e Paulinho.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Luxo

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas