Esta quarta-feira, o Chelsea sagrou-se campeão da Liga Europa e levou para casa 19,77 milhões de euros num bolo total de toda a competição. Já o Arsenal, finalista vencido, amealhou 15,77 milhões. Valores que Liverpool ou Tottenham, finalistas da Liga dos Campeões, podem arrecadar… num só jogo.
De acordo com o Statista, site espanhol especializado em estatísticas, o vencedor da Champions leva para casa nada mais, nada menos que 19 milhões de euros. Já o finalista derrotado arrecada 15 milhões. Esta é a edição com os maiores prémios de sempre na história da liga milionária.
Recorde-se que a UEFA estipulou estes valores no início da temporada. Pelo acesso à fase de grupos, cada clube recebeu 15,25 milhões, ao passo que cada vitória valia 2,7 e cada empate 900 mil euros.
Ora, feitas as contas aos clubes portugueses em prova, o FC Porto que caiu apenas nos quartos-de-final da prova trouxe para casa 39,5 milhões de euros. Isto, ressalve-se, só em prémios da UEFA. Já o Benfica que não foi além da fase de grupos da Champions ficou com 21,55 milhões, tendo somado mais 1,6 milhões nos jogos que disputou na Liga Europa.