Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Galo cantou mais alto. FC Porto cai com estrondo em Barcelos

Surpresa no Estádio Cidade de Barcelos. O Gil Vicente regressa em grande à I Liga com um triunfo diante do FC Porto, por 2-1. Há 18 anos que os azuis e brancos não perdiam na jornada inaugural do campeonato.

Galo cantou mais alto. FC Porto cai com estrondo em Barcelos
Notícias ao Minuto

20:59 - 10/08/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Resumo: O FC Porto apresentou-se em Barcelos com algumas surpresas na manga. Danilo sentou-se na tribuna, Marega no banco, enquanto Bruno Costa e Zé Luís foram titulares. O que não motivou surpresa foram os primeiros minutos do jogo.

Os dragões tiveram a iniciativa, quiseram dominar desde o primeiro momento, e o Gil… deixou. Muita posse de bola, mas dificuldades em criar perigo para os azuis e brancos. A dupla Soares e Zé Luís pôs os gilistas em sentido logo aos seis minutos, mas foi caso isolado durante largos momentos.

O encontro, jogado a ritmo baixo, era de sentido único… mas a certa altura a equipa orientada por Vítor Oliveira despertou. Despertou e fez Marchesín mostrar-se (e de que maneira). O guardião do FC Porto salvou a equipa de golo quase certo aos 30 minutos de jogo.

Os azuis e brancos responderam, mas Soares foi perdulário frente a Denis. O encontro parecia ir para intervalo de forma tranquila, mas após um canto para o FC Porto aconteceu um dos lances capitais da partida. Sérgio Oliveira cai na área e Nuno Almeida assinala penálti. Porém, depois de receber uma indicação, o árbitro do jogo recorre ao VAR e, depois de visualizar as imagens do lance, decide que Alex Pinto não cometeu falta sobre o médio dos dragões. As equipas recolheram aos balneários empatadas a zero.

No segundo tempo, houve emoções para todos os gostos. Depois de mais uma perdida de Soares, o Gil Vicente deixou os seus adeptos ao rubro. Marega perdeu o esférico em zona proibida e permitiu que João Afonso isolasse Lourency, que não vacilou diante de Marchesín.

Aos 73’, Rodrigo jogou a bola com a mão, dentro da grande área gilista, e Nuno Almeida assinou penálti, depois de recorrer ao VAR. Alex Telles empatou e relançou uma partida que já estava ao rubro. Porém… o pesadelo portista estava para vir.

O Gil Vicente estava decidido a regressar triunfante e Kraev foi enorme à passagem do minuto 77. Lourency fez o passe e o médio búlgaro de 22 anos recepcionou, rodou e bateu Marchesín pela segunda vez, selando assim o resultado final em 2-1.

O FC Porto tentou lutar pelo resultado, mas nunca chegou à baliza contrária com critério. Poucas ideias, pouca criatividade, apesar do grande esforço. Os dragões foram perdulários nas oportunidades criadas e pagou o preço com uma derrota. Há 18 anos que os azuis e brancos não perdiam na jornada inaugural do campeonato.

_______________________________________________________________________________________

90+6'- FINAL DO JOGO! O FC Porto perde em Barcelos. Lourency e Kraev marcaram para os gilistas. Alex Telles não evitou o desaire dos azuis e brancos. 

90'- Vão jogar-se mais seis minutos na partida.

86'- O FC Porto dá o tudo por tudo no ataque...

81'- Vítor Oliveira também mexe: Sai Arthur e entra Erick.

79'- Última substituição no FC Porto: Fábio Silva entra para o lugar de Otávio e faz a sua estreia na I Liga aos 17 anos.

77'- GOLOOOOOOOO DO GIL VICENTEEEEE! MARCA KRAEV! Lourency conduz o ataque, coloca no médio gilista, que pára, roda e bate Marchesín pela segunda vez esta noite.

75'- Substituição no Gil Vicente: João Afonso cede o lugar Gonçalves.

VEJA AQUI O GOLO

73'- GOLOOOOOOOOO DO FC PORTOOOOO! Alex Telles faz o empate de grande penalidade! Está relançado o jogo em Barcelos.

72'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Nuno Almeida assinala o castigo máximo depois de recorrer às imagens do lance.

70'- Jogadores do FC Porto pedem penálti por mão de Rodrigo e Nuno Almeida vai ao VAR.

64'- Substituição no Gil Vicente: Sai Sandro Lima e entra Nadji.

VEJA AQUI O GOLO

61'- GOLOOOOOOO DO GIL VICENTEEEEEE! MARCA LOURENCY! Marega perde a bola e permite o contra-ataque gilista. João Afonso colocou para a velocidade de Lourency que, no frente a frente com Marchesín, não desperdiçou. Está feito o primeiro da partida!

59'- Cabeceamento de Pepe e Rodrigo corta, evitando males maiores para o Gil Vicente.

58'- Saem Soares e Corona e entram Marega e Luis Díaz.

55'- Marega e Luis Díaz vão entrar...

50'- SOARES! Que perdida do avançado portista... Com a baliza escancarada, Soares atira ao lado! Após cruzamento de Zé Luís, o brasileiro não consegue melhor do que um remate com a canela.

46'- Recomeça o jogo em Barcelos.

45+5'- Intervalo na partida!

VEJA AQUI O LANCE. FALTA OU NÃO?

45+2'- PENÁLTI ANULADO E CARTÃO AMARELO RETIRADO A ALEX PINTO! Segue jogo em Barcelos. Vão jogar-se mais dois minutos de tempo extra.

45+1'- Nuno Almeida vai conferir a legalidade do lance no VAR...

45'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Falta de Alex Pinto sobre Sérgio Oliveira e cartão amarelo para o lateral do Gil Vicente.

42'- O Gil Vicente mete agora mais homens no ataque. O jogo tem estado mais aberto e o FC Porto tem sentido mais dificuldades em vir para a frente.

40'- João Afonso vê também o amarelo após falta dura sobre Otávio.

37'- Cartão amarelo para Sérgio Oliveira.

36'- SOARES! Cruzamento de Alex Telles, Sérgio Oliveira amortece de cabeça e o avançado brasileiro remata em jeito, mas muito fraco. Fácil para Denis. Podia ter feito muito melhor...

30'- Remate de Lourency e Marchesín defende com segurança! Crescem os gilistas e o jogo anima.

28'- QUASE GOLO DO GIL VICENTE! Livre batido do lado direito e Sandro Lima cabeceia com selo de golo... valeu Marchesín com uma enorme defesa! Na recarga, um novo remate do Gil Vicente e uma nova defesa do guardião argentino. Que momento do guarda-redes do FC Porto!

25'- CORONA! Cruzamento de Alex Telles, bola para o mexicano e quase golo do FC Porto. Remate de Corona sai ao lado.

22'- FC Porto com 73% de posse de bola, mas apenas uma ação dentro da área adversária.

21'- Cartão amarelo para Marcano após jogo perigoso perto de Sandro Lima.

20'- Jogo com baixa intensidade e de sentido único. O FC Porto vai tentado furar a defensiva gilista.

16'- O Gil Vicente tenta uma investida no ataque, pelo lado direito, mas Marcano corta o lance com facilidade.

14'- Só dá FC Porto com a bola. No entanto, pouca acutilância na frente para os dragões.

9'- Vemos Danilo no camarote do Estádio Cidade de Barcelos...

6'- ZÉ LUÍS! Primeira oportunidade de golo para os dragões. Soares cruza para a cabeça de Zé Luís e a bola sai pertp do poste esquerdo de Denis.

5'- FC Porto com mais bola e mais iniciativa nestes primeiros minutos, como seria de esperar. Gil Vicente mais recuado e na expectativa do erro do adversário.

1'- ROLA A BOLA EM BARCELOS!

0'- As equipas já estão no relvado. Tudo a postos para o início do jogo.

0'- Já se aquece no Estádio Cidade de Barcelos.

0' - O Gil Vicente perdeu os quatro últimos jogos realizados na Liga, na sua última participação na competição (2014/15).

0'- Nas 45 últimas épocas, o FC Porto só perdeu na primeira jornada por uma vez.

Onzes

Gil Vicente: Denis, Alex Pinto, Rodrigo, Ruben Fernandes, Arthur, João Afonso, Soares, Lourency, Kraev, Edwin e Sandro Lima.

Suplentes: Wellington, Claude Gonçalves, Naidji, Erick, Villa, Kellyton e Leo Cordeiro.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles; Corona, Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Otávio; Soares e Zé Luís.

Suplentes: Vaná; Mbemba, Romário Baró, Nakajima, Luis Díaz, Marega e Fábio Silva.

Antevisão

O Gil Vicente está de volta ao principal escalão do futebol português. Desde 2014/15 que os gilistas não disputavam um jogo de I Liga e este regresso não poderia ser mais desafiante. Pela frente, no Estádio Cidade de Barcelos, o Gil Vicente terá pela frente o FC Porto.

Os dragões chegam a este encontro depois de um triunfo na 1.ª mão da 3.ª eliminatória da Liga dos Campeões sobre o Krasnodar, por 1-0.

Vítor Oliveira, treinador do Gil Vicente, afirmou que o importante é alcançar um bom resultado, seja ele justo ou injusto. Recorde-se que o último encontro realizado pelos gilistas na I Liga foi frente ao Vitória de Guimarães, onde foram derrotados por 1-3.

Já Sérgio Conceição não quer entradas em falso e está ciente do 'aviso' dado por Pinto da Costa. Na antevisão desta partida, o treinador do FC Porto percebeu que as declarações do líder portista foram claras: este ano é para ganhar o campeonato. E qual a melhor maneira de o fazer? É começar com uma vitória.

O apito inicial está marcado para as 19h00 e Nuno Almeida será o juíz da partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório