Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Leão ainda sabe vencer com um 'muro' Renan e o matador do costume

Sporting derrotou o Sp. Braga no jogo cartaz da 2.ª jornada da Liga portuguesa.

Leão ainda sabe vencer com um 'muro' Renan e o matador do costume

O Sporting interrompeu, neste domingo, um ciclo de 11 jogos sem vencer. Depois de um empate na jornada inaugural do campeonato, diante do Marítimo, os leões derrotaram o Sporting de Braga, por 2-1, no jogo cartaz da segunda ronda da Liga portuguesa.

Com Renan e Matheus a puxarem dos galões, os dois guarda-redes evitaram quase tudo e três golos foi pouco sumo de uma vindima que podia ter terminado com uma chuva de golos.

O marcador em Alvalade foi aberto por Wendel, aos 16 minutos, para aos 43’ Bruno Fernandes dilatar a vantagem. Wilson Eduardo fechou as contas no marcador, à passagem dos 73 minutos.

Com este resultado, o Sporting passa a somar quatro pontos na classificação e a formação minhota três.

 Agarrar-se a uma vantagem prematura para depois aparecer o anjo Renan

À semelhança do que já tinha ocorrido nos dois jogos anteriores, tanto com Benfica, como com Marítimo, o leão entrou mandão e com vontade de mandar, mas sempre que o adversário ‘arregaçava as mangas’ o felino telintava na sua zona mais defensiva.

Neste domingo, o cenário foi bem diferente. Pela primeira vez, o Sporting começou em vantagem e, desta feita, esperou apenas 16 minutos para colocar as bancadas de Alvalade ao rubro. Na construção da jogada apareceu Luiz Phellype que, no interior da grande área, serviu para o primeiro de Wendel.

Sá Pinto foi pronto a reagir e não por uma, nem duas, nem três… mas, sim, por cinco ocasiões, os guerreiros do Minho estiveram perto de ‘penetrar’ a espada no rochedo verde e branco, todavia um destemido Renan contabilizou uma ‘manita’ de grandes intervenções.

Renan manteve as portas do ‘convento’ fechadas, para depois Bruno Fernandes abrir as portas do céu. O capitão leonino roubou a Claudemir, driblou Bruno Viana, para no final ‘fuzilar’ sem contemplações o guardião Matheus.

Matheus e Renan continuaram a ser as duas grandes figuras no decorrer da etapa complementar, prosseguindo, quase de forma sucessiva, a negarem golos atrás de golos. Aliás, apenas por mais uma vez o cofre foi arrombado, desta feita por Wilson Eduardo que apenas teve de encostar, na sequência de um remate ao poste de Siqueira.

O Sp. Braga reduziu, colocando o Sporting em mais um teste de fogo nos 15 minutos finais. Keizer sentiu o perigo à porta, tirando Diaby e colocando no seu lugar Luís Neto. O ‘medo’ instalou-se, mas o leão acabou por conservar três preciosos pontos.

Relato do jogo

90+5' - Termina o encontro em Alvalade (2-1).

90'- Cinco minutos de compensação!

 87' - Sai Wendel e entra para o seu lugar Eduardo.

85' - Substituição no Sporting: sai Luiz Phellype e entra Vietto.

82' - Amarelo para Esgaio.

79 '- Alteração no Sp. Braga: Entra Galeno para o lugar de Wilson Eduardo.

77' - Substituição no Sporting: Sai Diaby e entra Neto.

75' - Cartão amarelo para Bruno Fernandes.

Estão 35.602 adeptos em Alvalade!

73' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SP. BRAGA! MARCA WILSON EDUARDO! Sequeira a ganhar o lance sobre Thierry Correia, na esquerda, a rematar ao poste « e depois Wilson Eduardo a rematar para o golo dos arsenalistas. Sexto golo do avançado angolano à sua antiga equipa.

68' - Grande arrancada de Mathieu, toques entre Luiz Phellype e Bruno Fernandes, mas o capitão não bateu Matheus. Lance, entretanto, interrompido por fora de jogo.

66' - Cartão amarelo para Hassan, por falta sobre Thierry Correia.

63' - Remate cruzado de Ricardo Horta, mas a bola sai ao lado.

62' - Diaby caiu na grande área, ficou a pedir penálti, mas Luís Godinho mostrou amarelo ao maliano por simulação.

61' - Matheus a negar o terceiro aos leões, após remate de Raphinha em posição central.

56' - Esgaio cruza para Hassan, que é desarmado por Coates quando roda para rematar, a bola sobra para André Horta que dispara de fora da área contra Coates, que se atira para a frente da bola.

55' - Pediu-se penálti em Alvalade... mas Luiz Phellype deixa-se cair.

50' - Belo trabalho de Doumbia, a servir Luiz Phellype que, remata de fora da grande área, mas muito por cima da baliza de Matheus.

46' - Começou a 2.ª parte em Alvalade, sem alterações nas duas equipas.

45' - Intervalo em Alvalade. Leão em vantagem ao intervalo com golos de Wendel e Bruno Fernandes.

44' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! DO SPORTING! DO SPORTING! BRUNO FERNANDES! Marca o capitão, marca o génio da lâmpada! Talento de Bruno Fernandes em ação: primeiro rouba a bola a Claudemir, depois finta Bruno Viana, para no final aplicar a estocada final e arrombar a baliza de Matheus.

43' - Cartão amarelo a Thierry Correia, a castigar uma falta sobre André Horta.

41' - OUTRA VEZ, RENAN! Novo remate do egípcio e Hassan  tão perto do golo!

40' - E AGORA RENAN! O brasileiro tira o golo a Hassan, na sequência de um remate de cabeça.

39' - Matheus, destemido, a sair dos postes e a ir ao limite da sua grande área, a tirar a punhos o golo a Bruno Fernandes.

38' - Cartão amarelo para Pablo, após ter agarrado Luiz Phellype. O brasileiro já partia perigosamente para o contra-ataque.

32' - André Horta a cruzar e Fransérgio a aparecer em zona de finalização. A bola sai ao lado da baliza de Renan. Neste momento os arsenalistas mais rematadores do que os leões (7-5).

30' - Cabeceamento de Pablo, a bola ainda resvala em Coates e Renan tem de se aplicar para evitar males maiores.

28' - Bruno Fernandes leva a cara à face do árbitro auxiliar, a contestar uma decisão do mesmo. Momento de enorme tensão em Alvalade!

24' - Renan defende com os punhos, após remate de André Horta!

21' - Luiz Phellype perto do golo! Cruzamento de Diaby, mas Pablo a cortar na hora H perante a sombra do avançado brasileiro.

21' - Sá Pinto coloca João Novais, Paulinho e Galeno em aquecimento.

16' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA WENDEL! REBENTA O DIQUE EM ALVALADE! Luiz Phellype a servir o seu compatriota, já no interior da grande área, para o primeiro dos leões. Abriu-se um 'buraco' gigantesco na zona entre os centrais do Sp.Braga.

15' - SÃO MATEUS SALVOU O SP. BRAGA! Cabeceamento de Coates e o guardião brasileiro a salvar os arsenalistas... mais uma vez!

13' - Primeira ação ofensiva do Sp.Braga a resultar num remate sem perigo de André Horta, perto da esquina da grande área leonina.

9' - Leão assume as rédeas do encontro e instala-se no meio campo do Sp. Braga. Arsenalistas ainda procuram encontrar um fio condutor neste clássico em Alvalade.

4' - QUE PERIGO! Raphinha a servir já dentro da grande área para Bruno Fernandes que, em zona central, colocou à prova as luvas de Matheus!

1' - Rola a bola em Alvalade!

- As duas equipas já estão perfiladas no tapete verde de Alvalade. 

-Luís Godinho é quem vai arbitrar este duelo entre lisboetas e minhotos. 

Onze do Sporting: Renan; Acunã, Coates, Mathieu e Thierry Correia; Wendel, Doumbia, Diaby e Bruno Fernandes; Raphinha e Luiz Phellype.

Onze do Sp. Braga: Matheus; Sequeira, Pablo, Bruno Viana e Ricardo Esgaio; Claudemir, Fransérgio, Ricardo Horta e Wilson Eduardo; André Horta e Hassan.

Sporting: Maximiano, Neto, Ilori, Borja, Eduardo, Camacho e Vietto.

 Sp Braga: Eduardo, Tormena, Diogo Viana, João Novais, Murilo, Galeno e Paulinho.

Antevisão: O Sporting procura, neste domingo, colocar um ponto final a um jejum de 11 jogos sem ganhar e, para o fazer, terá de derrubar um Sp. Braga que está na mó de cima.

Depois de um empate, 1-1, no Estádio dos Barreiros, os leões recebem, em Alvalade, os pupilos de Sá Pinto que,  na jornada inaugural do campeonato, derrotaram o Moreirense, por 3-1.

O Sp.Braga chega a Alvalade depois de garantir a qualificação para o play-off da Liga Europa, sendo que apenas três dias separam os arsenalistas do último jogo realizado, neste caso diante do Brondby da Dinamarca.

Acompanhe todas as incidências deste encontro no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório