Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

FC Porto dá pontapé na crise e acaba com reinado invicto de Lage

Zé Luís (22') e Marega (86') foram os marcadores de serviço no Clássico disputado na Luz.

FC Porto dá pontapé na crise e acaba com reinado invicto de Lage

O FC Porto visitou e derrotou, este sábado, o Benfica (2-0), em jogo da 3.ª jornada da I Liga.

Numa partida na qual foram quase sempre superiores, os dragões deram um pontapé definitivo na crise e acabaram com o reinado invicto de Bruno Lage, treinador que até hoje não tinha registado qualquer derrota em jogos a contar para o campeonato. 

Filme do jogo 

O FC Porto foi superior ao Benfica nos primeiros 45 minutos. Sérgio Conceição apostou num 4x3x3 com Marega e Baró mais encostados às alas, ao passo que Zé Luís ficou com a tarefa de prender a dupla de centrais. O Benfica, por seu turno, apresentou-se com o esquema habitual, mas com claras e evidentes dificuldades em ligar o setor intermédio e o setor mais avançado no terreno.

Foi com alguma naturalidade, face àquilo que se estava a passar no jogo, que o FC Porto chegou à vantagem aos 22 minutos. Na sequência de um canto, um mau alívio de Ferro colocou a bola nos pés de Zé Luís que, perante a oposição de Odysseas, não tremeu e meteu a bola no fundo das redes.

O Benfica tentou reagir, mas continuava com dificuldades em chegar a zonas de finalização. Só aos 40 minutos é que Seferovic conseguiu incomodar a defesa do FC Porto pela primeira vez no jogo, mas o remate de cabeça saiu por cima da baliza à guarda de Marchesín.

Antes do intervalo, nota ainda para uma jogada de Luis Díaz que deixou Nuno Tavares em sérias dificuldades e que causou calafrios na grande área do Benfica.

Bruno Lage mexeu no regresso aos balneários e lançou Adel Taarabt para o lugar de Andreas Samaris. A aposta era clara: tornar o Benfica mais ofensivo. O médio marroquino colocou-se ao lado de Florentino, mas assumia a condução de bola no momento ofensivo. O Benfica subiu o nível exibicional, mas continuava sem criar grande perigo junto da grande área do FC Porto.

O técnico do Benfica voltou a mexer aos 70 minutos e lançou Chiquinho para o lugar do desinspirado Raul de Tomas. Por seu turno, Sérgio Conceição optou por tirar Zé Luís e Baró da partida e lançar os brasileiros Tiquinho Soares e Otávio.

O Benfica foi ficando cada vez mais ofensivo e Lage decidiu apostar tudo aos 79 minutos quando lançou Carlos Vinícius para o lugar de… Florentino. As águias alinharam assim com um meio-campo inédito formado por Taarabt e Chiquinho.

Apesar do esforço em chegar ao empate, foi o FC Porto quem voltou a marcar por intermédio de Marega. O avançado maliano já tinha desperdiçado uma oportunidade soberana, mas aos 86 minutos não perdoou na cara de Odysseas e 'matou' o jogo na Luz, fixando o resultado final. 

Momento do jogo: O golo de Marega no período de maior perigo criado pelo Benfica deu uma 'machadada final' na equipa de Bruno Lage. O avançado maliano até tinha desperdiçado uma oportunidade clara minutos antes, mas à segunda acabou com as incertezas no resultado.

Direto

90'+5- Termina a partida na Luz! O FC Porto vence na deslocação à Luz com golos de Zé Luís e Marega

90'+4- Seferovic marca, mas o árbitro auxiliar assinala fora de jogo. Ainda assim, a jogada está a ser revista pelo VAR

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos na Luz. 

87'- Chiquinho abandona o terreno de jogo em lágrimas e agarrado à coxa. O Benfica está a jogar com dez jogadores. 

Confira o vídeo do segundo golo da partida

86'- GOOOOOOOLLLLLLOOOOO!! Marega faz o segundo do FC Porto na Luz! Passe picado para o maliano que desta feita não perdoa na cara de Odysseas

83'- Cartão amarelo para Seferovic (Benfica) e Alex Telles (FC Porto). 

81'- Alteração no FC Porto. Entra Maná para o lugar de Luis Díaz

80'- Cartão amarelo para Taarabt (Benfica). 

79'- Alteração no Benfica. Sai Florentino Luís e entra Carlos Vinícius

78'- Marega atira ao lado!! Sozinho na cara de Odysseas, o avançado do FC Porto atirou para o lado! Que falhanço! 

73'- Dupla alteração para o FC Porto. Saem Zé Luís e Romário Baró, entram Otávio e Tiquinho Soares. 

71'- Alteração no Benfica. Sai Raul de Tomas e entra Chiquinho

60'- Seferovic ficou à beira do empate! Grande passe de Ferro para o avançado suíço que, no entanto, não conseguiu bater Marchesín

48'- Grande defesa de Odysseas! Corte de Rúben Dias em lance dividido com Zé Luís e Luis Díaz, na recarga, atirou forte, mas o guardião do Benfica defendeu a dois tempos! 

46'- Bruno Lage mexeu na equipa. Entrou Adel Taarabt para o golo de Andreas Samaris

46'- Arranca a segunda parte na Luz! 

INTERVALO 

45'+4- Intervalo na Luz! O FC Porto está em vantagem ao fim de 45 minutos de jogo. Vale, para já, o golo de Zé Luís aos 22 minutos. 

45'+1- Samaris está no relvado agarrado ao pulso esquerdo após ter caído mal num lance com Zé Luís. 

45'- Vão jogar-se mais três minutos. 

44'- Afasta Marcano para canto! Cruzamento de Grimaldo era para a cabeça de Seferovic, mas o espanhol antecipou-se! 

41'- Cartão amarelo para Marchesín (FC Porto). Jorge Sousa entendeu que o guardião argentino estava a retardar o reatar da partida. 

40'- Seferovic atira por cima! Cruzamento de Rafa para a cabeça do suíço que, perante a oposição de Marcano, não consegue visar a baliza do FC Porto. 

39'- Luis Díaz a espalhar o pânico na grande área do Benfica! Tirou Nuno Tavares do caminho e depois rematou cruzado para a pequena área, onde não apareceu ninguém para finalizar a jogada! O FC Porto continua a estar melhor no jogo... 

37'- Baró arrisca o remate fora da grande área, mas a bola sai muito por cima! 

O golo traz alguma justiça ao que se passa dentro de campo. O FC Porto está a conseguir mandar no jogo, ao passo que o Benfica continua a falhar muitos passes e a revelar dificuldades em ligar o jogo a partir do último terço do terreno. 

Confira o vídeo do primeiro golo do jogo

22'- GOOOOOOOLLLLLLOOOOO!! Zé Luís (FC Porto) inaugura o marcador na Luz! Na sequência de um canto, a defensiva do Benfica ofereceu a bola a Zé Luís que, na cara de Odysseas, não perdoou. O FC Porto está em vantagem no Clássico (1-0)! 

21'- Odysseas defende um remate perigoso de Zé Luís! Grande passe de Marega e o avançado cabo-verdiano atirou com muito perigo. 

17'- Corte providencial de Rúben Dias! Luis Díaz já estava de olhos postos na baliza de Odysseas, mas o defesa do Benfica recorreu ao carrinho e afastou o perigo. 

15'- Grimaldo atira contra a barreira! Passou o perigo!

14'- Rafa arranca em velocidade e é travado em falta por Danilo. É livre perigoso para o Benfica em zona frontal! 

6'- Afasta Odysseas! Remate de Marega, mas o guardião do Benfica estava atento e afastou o perigo! Na sequência, Romaro Baró também rematou, mas Odysseas não teve problemas em agarrar a bola. 

0'- Rola a bola no Estádio da Luz! Já se joga o Clássico entre Benfica e FC Porto! 

Pré-jogo 

18h50: Faltam poucos minutos para o apito inicial de Jorge Sousa. 

18h06: Nota para o facto de ambos os treinadores, Bruno Lage e Sérgio Conceição, não fazerem qualquer alteração no onze face ao último jogo. 

ONZE DO FC PORTO: Marchesín; Alex Telles, Marcano, Pepe, Corona; Danilo, Romário Baró, Uribe, Luis Díaz; Zé Luís e Marega

Suplentes FC Porto: Diogo Costa; Mbemba, Manafá; Otávio, Bruno Costa; Soares e Fábio Silva. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimado; Florentino, Samaris, Pizzi, Rafa; Raul de Tomas e Seferovic

Suplentes Benfica: Zlobin; Jardel, André Almeida; Taarabt, Chiquinho; Caio e Carlos Vinícius

18h00: As duas equipas já estão no Estádio da Luz e Bruno Lage já subiu ao relvado, tal como faz sempre que o Benfica joga em casa. 

17h50: Nota para um ferido ligeiro nas imediações do Estádio da Luz. Um adepto do FC Porto teve de receber assistência médica. 

17h24: O FC Porto também já deixou a unidade hoteleira em em que estava instalado para rumar ao Estádio da Luz. 

17h00: O autocarro do Benfica já está a sair do Centro de Estágios no Seixal com destino ao Estádio da Luz. 

16h40: Grande parte dos adeptos do FC Porto já chegou ao Estádio da Luz em clima de grande festa. 

15h15: No FC Porto há três ausências de revelo. São elas Nakajima, por motivos pessoais, Sérgio Oliveira, que está a recuperar de lesão, e Vicent Aboubakar, por opção técnica. Consulte aqui os jogadores convocados por Sérgio Conceição. 

15h10: Do lado do Benfica, nota para uma surpresa na lista de convocados elaborada por Bruno Lage. Saiba quem são os jogadores chamados pelo treinador encarnado. 

15h00: Jorge Sousa foi o árbitro escolhido para arbitrar o Clássico na Luz. Confira a restante constituição da equipa de arbitragem escolhida pelo CA. 

Benfica e FC Porto medem forças, este sábado, em jogo da 3.ª jornada da I Liga. Águias e dragões prometem protagonizar um Clássico escaldante numa tarde de sábado de muito calor. As duas equipas estão separadas por três pontos e só pensam em ganhar. A equipa de Bruno Lage, em caso de triunfo, eleva para seis os pontos de vantagem face ao rival. Do outro lado, os comandados de Sérgio Conceição querem vencer na Luz para restabelecer a igualdade pontual. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório