Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal arrasa em Vilnius numa goleada 'cozinhada' por CR7

Equipa das quinas goleou a Lituânia por 5-1, numa noite em que o capitão fez o gosto ao pé por quatro vezes.

Portugal arrasa em Vilnius numa goleada 'cozinhada' por CR7

Mais um jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020, mais uma vitória conquistada por Portugal. Desta feita, a ‘vítima’ foi a Lituânia, que chegou a assustar, mas que se viu incapaz de travar uma exibição brilhante de Cristiano Ronaldo.

O capitão da equipa das quinas fez o gosto ao pé por quatro vezes em Vilnius – uma delas a meias com o guarda-redes Setkus – e William Carvalho também deixou a sua marca, ao passo que o tento dos homens da casa pertenceu a Andriuskevicius.

As ‘malditas’ bolas paradas

O jogo era, teoricamente, de dificuldade bem mais reduzida em comparação ao que opôs Portugal à Sérvia, em Belgrado. Afinal, frente a frente estava o sétimo e o 130.º classificado do ranking da FIFA. No entanto, essa diferença avassaladora não se verificou durante a primeira parte.

A equipa das quinas adiantou-se no marcador logo aos sete minutos de jogo, quando Cristiano Ronaldo concretizou uma grande penalidade assinalada quando um defesa lituano esticou o braço para desviar um cruzamento de João Félix.

No entanto, as fragilidades do costume voltaram a ficar visíveis logo de seguida. Apesar das várias tentativas lusas, que acabaram, invariavelmente, desviadas por um Ernestas Setkus em ‘dia sim’, foi um verdadeiro ‘ai Jesus’ sempre que a equipa da casa conseguia partir para o contra-ataque.

E foi, precisamente, fruto de uma fragilidade do costume que, aos 28 minutos, a Lituânia repôs o empate. Tal como havia sucedido diante da Sérvia, as bolas paradas revelaram-se fatais, e, após a marcação de um pontapé de canto, Andriuskevicius foi às alturas e desviou de cabeça.

É verdade que, até ao intervalo, a seleção lituana não voltou a criar perigo. Mas também o é que a produção ofensiva da seleção portuguesa ficou muito aquém do exigido para uma equipa que é campeã europeia em título…

Super-CR7 ‘salvou’ a noite

A segunda parte trouxe uma Lituânia em crescendo, que, no entanto, se viu traída por um dos golos mais insólitos do ano. Cristiano Ronaldo rematou e Setkus defendeu… antes de a bola ganhar altura, bater-lhe na cabeça e entrar na baliza.

Apenas quatro minutos depois, Bernardo Silva avançou pela ala direita e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu o inevitável Cristiano Ronaldo a desviar para o golo que deu maior tranquilidade à equipa orientada por Fernando Santos.

Mas o capitão português não estava satisfeito. Aos 76 minutos, e mais uma vez a passe de Bernardo Silva, voltou a fazer o gosto ao pé, colocando, assim, ponto final numa exibição de sonho, que arrumou com qualquer ambição lituana.

O golo que selou a vitória portuguesa surgiu já em tempo de compensação, por intermédio de William Carvalho. Feitas as contas, Portugal passa a somar oito pontos, menos cinco do que a Ucrânia, líder do grupo B, mas também menos um jogo.

Momento do jogo: A segunda parte deu indícios de que o jogo poderia complicar para Portugal. Valeu o insólito golo a meias entre Cristiano Ronaldo e Ernestas Setkus a repor alguma tranquilidade para a equipa das quinas.

Acompanhamento

90' - Apito final em Vilnius! Portugal vence a Lituânia por categóricos 5-1, graças aos golos de Cristiano Ronaldo e William Carvalho.

90+2' - GOOOOOOOOOLOOOOOO de Portugal! William Carvalho dilata a goleada portuguesa em Vilnius.

89' - Fernando Santos esgota as substituições. Entra Pizzi para o lugar de Bernardo Silva.

79' - Nova mexida na equipa das quinas. Gonçalo Guedes rende Cristiano Ronaldo... a meio de uma invasão de campo.

Eis o quarto golo de Portugal na Lituânia

76' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO de Portugal! Após passe de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, com muita classe, fez o 4-1 para a equipa das quinas.

As imagens do quarto golo da noite em Vilnius

65' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO de Portugal! É de Cristiano Ronaldo! O capitão da equipa das quinas desviou de forma subtil um cruzamento certeiro de Bernardo Silva.

Não perca o (insólito) golo português

61' - GOOOOOOOOLOOOOOOOOOO de Portugal! É um dos golos mais insólitos do ano! Setkus defendeu o remate de Cristiano Ronaldo, mas a bola ganhou altura, bateu-lhe na cabeça e encontro o caminho para a baliza.

56' - Fernando Santos promove a primeira alteração da noite. Entra Rafa Silva para o lugar de Bruno Fernandes.

50' - João Félix mais uma vez a ficar perto do golo! A passe de Cristiano Ronaldo, o avançado do Atlético de Madrid falhou por muito pouco o alvo.

46' - Já se joga a segunda parte. Cabe à Lituânia dar o pontapé de saída no regresso dos balneários.

45' - Intervalo em Vilnius. A Lituânia vai surpreendendo e aguentando o empate diante de Portugal.

45' - Voltou a 'cheirar' a golo em Vilnius! João Cancelo cruzou para o coração da grande área, onde apareceu William Carvalho a cabecear ligeiramente por cima.

37' - Setkus está a fazer uma exibição fantástica! João Félix bem tentou a sorte, mas o guarda-redes lituano esticou-se para evitar o 1-2.

34' - Que remate de João Félix! Setkus teve de 'voar' para evitar o golo luso.

32' - Quase João Cancelo a fazer o segundo de Portugal! Setkus esticou-se e desviou a bola para canto.

As imagens do golo da Lituânia

28' - GOOOOOOOLOOOOOO da LituâniaAndriuskevicius saltou mais alto do que João Félix e repôs o empate.

27' - Grande corte de José Fonte! O central apareceu na altura certa para 'tirar o pão da boca' a Laukzemis.

25' - Cristiano Ronaldo está 'endiabrado'! O capitão da equipa das quinas tentou o pontapé acrobático no coração da grande área, mas falhou por pouco a bola.

23' - Cristiano Ronaldo muito perto do 'bis'! O remate de fora da grande área saiu a milímetro da baliza.

19' - Esteve à vista o segundo golo de Portugal! Andriuskevicius, na tentativa de desviar um cruzamento rasteiro de João Cancelo, quase colocou a bola na própria baliza.

Assim foi o golo que inaugurou o marcador em Vilnius

7' - GOOOOOOOOLOOOOOO de Portugal! Cristiano Ronaldo não treme e inaugura o marcador em Vilnius a partir da marca dos 11 metros.

6' - Grande penalidade para Portugal! João Félix tentava cruzar a bola, mas esta foi desviada pelo braço de um defesa.

3' - O primeiro sinal de perigo pertence à LituâniaSlivka apareceu bem posicionado no coração da grande área e atirou por cima da baliza lusa.

0' - Apito inicial em Vilnius. Já se joga o Lituânia-Portugal, a contar para o Grupo B de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020.

'Onzes'

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Rúben Neves, William, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.

Lituânia: Setkus; Mikoliunas, Palionis, GirdvainisAndriuskevicius; Simkus, Kuklys, Vorobjovas; Slivka, Verbickas e Laukzemis.

Antevisão

Conquistada a primeira vitória da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020, diante da Sérvia, por 4-2, a seleção portuguesa visita, esta terça-feira, a Lituânia, naquele que será o quarto jogo do Grupo B.

O encontro disputado em Vilnius terá como principal condicionante o facto de ser jogado em relvado sintético. No entanto, Fernando Santos assegurou, na véspera, que isso não servirá de desculpa.

A equipa das quinas, recorde-se, chega a esta fase com cinco pontos somados, menos oito do que a Ucrânia, mas também menos um jogo. Isto significa que, em caso de vitória, o 'ataque' à liderança será possível já no início do próximo mês de outubro.

Lituânia-Portugal, disputado no LFF Stadium, em Vilnius, será ajuizado pelo holandês Bas Nijhuis, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório