Foi com o pé direito, ou melhor com a cabeça de Diogo Leite, que o FC Porto entrou na fase de grupos da Taça da Liga. Os dragões receberam o Santa Clara – pela segunda vez numa semana – e voltaram a vencer. Desta vez o resultado ficou-se pela margem mínima (1-0) num jogo onde Shoya Nakajima foi a estrela mais brilhante.
Ainda assim nota positiva para a exibição da equipa do FC Porto, que sem ser brilhante, mostrou a Sérgio Conceição que há vários nomes a ter em conta para a temporada que se adivinha longa. Diogo Leite, Romário Baró, Fábio Silva ou até mesmo Mbemba, mostraram ser soluções viáveis.
Resumo
Foi com um onze completamente renovado que Sérgio Conceição enfrentou pela segunda vez consecutiva o Santa Clara. Jovens como Diogo Costa, Diogo Leite ou Fábio Silva foram titulares, tal como Nakajima ou Mbemba, que atuou numa posição onde habitualmente vemos Danilo.
O FC Porto até entrou melhor na partida com o japonês Nakajima a tentar surpreender André Ferreira logo aos dois minutos. No entanto, o guarda-redes do Santa Clara estava atento e evitou o primeiro dissabor para os açorianos.
O jogo foi decorrendo e foi sendo jogado a um ritmo baixo, com o Santa Clara a tentar bater o pé aos dragões. Primeiro, Pineda, depois Nené, tentaram o golo, mas a pontaria dos insulares não estava, de todo, afinada.
O FC Porto foi tendo mais bola e no final da primeira parte superiorizou-se e conseguiu chegar ao golo. Alex Telles soltou para Nakajima e o japonês fez a sua magia. O que muitos já esperavam, Nakajima confirmou neste jogo: a titularidade é algo que o 10 do dragões deseja. Nakajima trabalhou bem no flanco esquerdo, tirou um adversário da frente e cruzou milimetricamente para a cabeça de Diogo Leite, que rematou sem hipótese para o guardião do Santa Clara aos 45+2 minutos.
No segundo tempo, a história foi curta. A equipa de Sérgio Conceição controlou por completo a partida e, em raros momentos, o Santa Clara tentou surpreender. Os açorianos foram uma equipa com pouca posse (33%), muito agressiva (7 amarelos) e com pouca acutilância no ataque. Os azuis e brancos dominaram e até podiam ter ampliado a vantagem em diversas ocasiões, mas a pontaria também não esteve nos melhores dias.
_______________________________________________________________________________________
90+4'- FINAL DO JOGO! O FC Porto vence o primeiro jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga frente ao Santa Clara. Diogo Leite marcou o único golo da partida.
90'- Entra Luis Díaz para o lugar de Romário Baró.
89'- Fábio Cardoso tem uma entrada dura sobre Romário Baró e vê o amarelo. O 8 dos dragões fica bastante mal tratado e tem mesmo de sair de maca do relvado.
86'- PEPE! Remate por cima do central do FC Porto.
83'- Substituição nos dragões: Zé Luís entra para o lugar de Soares.
82'- Novo amarelo para o Santa Clara. Agora foi para César.
78'- Última substituição no Santa Clara: Sai Lucas Marques, entra Evouna.
76'- Nakajima arranca mais um amarelo. Desta vez foi Lucas Marques a ser admoestado pelo árbitro António Nobre.
75'- Primeira substituição no FC Porto: Entra Otávio para o lugar de Fábio Silva.
74'- O FC Porto domina por completo. Grande trabalho de Soares, que ficou agora perto do 2-0.
70'- Romário Baró novamente a utilizar a meia distância. Desta vez, André Ferreira encaixou bem.
68'- Nova mexida na equipa açoriana: Sai Lincoln, entra Bruno Lamas.
67'- Tentativa de Romário Baró, muito ao lado da baliza.
60'- Substituição no Santa Clara: sai Stephens, entra Ukra.
59'- SCHETTINE! Perigo para a baliza do FC Porto após remate cruzado do avançado do Santa Clara. Valeu Diogo Costa a desviar para canto.
52'- Agora é Nené a ver o amarelo depois de uma falta dura sobre Nakajima.
48'- Cartão amarelo para Rafael Ramos após entrada fora de tempo sobre Alex Telles.
46'- Já se joga o segundo tempo no Dragão.
45+2'- INTERVALO!
45+2'- GOLOOOOOOOOOO DO FC PORTOOOOO! Diogo Leite marca no primeiro jogo da temporada. Adianta-se o FC Porto no marcador mesmo à beira do intervalo. Grande trabalho de Nakajima a trabalhar bem sobre o flanco esquerdo e tirar o cruzamento direitinho para a cabeça do jovem central. Está feito o 1-0!
44'- Romário Baró vê o cartão amarelo.
41'- Diogo Leite! Central perto do golo após cruzamento de Alex Telles. Esteve perto o 1-0 para os azuis e brancos.
35'- Mais bola para o FC Porto...
31'- Soares! Remate de pé esquerdo de fora da área e André Ferreira desvia com a ponta dos dedos.
30'- Jogo muito monótono no Dragão. Nakajima tentou surpreender logo ao minuto 2, mas o Santa Clara já podia ter marcado por duas ocasiões. Fora isso, pouco futebol apresentado...
28'- Cartão amarelo para Schettine por falta sobre Diogo Leite.
22'- NENÉ! Excelente remate a colocar novamente a baliza do FC Porto em sentido. Sai ao lado o remato do médio do Santa Clara.
19'- O '95' do Santa Clara está recuperado e preparado para voltar à partida, que entretanto já recomeçou.
18'- Jogo interrompido para assistência a Schettine.
11'- QUE PERDIDA DE PINEDA! Com tudo para marcar após ser desmarcado por Schettine, o avançado do Santa Clara falhou na cara de Diogo Costa. Grande oportunidade para a formação açoriana.
7'- Nova tentativa de Nakajima. Desta vez ao lado da baliza do Santa Clara.
4'- Destaque para o posicionamento de Mbemba. O ex-Newcastle atua como médio mais recuado e Diogo Leite é quem faz dupla no eixo defensivo com Pepe.
2'- NAKAJIMA! Grande remate do japonês a obrigar André Ferreira a voar para evitar o primeiro golo do jogo.
1'- COMEÇA A PARTIDA!
0'- Diogo Costa estreia-se a titular na equipa principal do FC Porto. Além disso, muitas mudanças no onze dos azuis e brancos esta noite.
0'- Dia histórico para Fábio Silva. O extremo é o mais jovem de sempre a ser titular na equipa principal do FC Porto com 17 anos dois meses e seis dias.
Onzes iniciais
FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Pepe, Diogo Leite, Alex Telles, Mbemba, Bruno Costa, Romário Baró, Nakajima, Fábio Silva e Soares.
Suplentes: Marchesín, Luis Díaz, Tomás Esteves, Matheus Uribe, Loum, Zé Luís e Otávio.
Santa Clara: André Ferreira, Ramos, Fábio Cardoso, Pineda, César Martins, Lincoln, Alfredo Stephens, Schettine, Nené, Mamadu Candé e Lucas Marques.
Suplentes: João Lopes, Zaidu, Ukra, Evouna, Bruno Lamas, João Lucas e Pablo Lima.
_______________________________________________________________________________________
Antevisão: É o pontapé de saída na fase de grupos da Taça da Liga para FC Porto e Santa Clara. Os dois clubes defrontaram-se na última jornada do campeonato e a vitória sorriu aos azuis e brancos no Dragão. Esta quarta-feira, o palco do encontro vai ser o mesmo, mas neste segundo ‘round’ as coisas podem ser diferentes.
A Taça da Liga é uma competição onde os clubes ditos ‘mais pequenos’ apostam mais e o Santa Clara deu mostras de ser uma equipa perigosa e que pode causar fortes dores de cabeça à defensiva portista.
Porém, Sérgio Conceição já disse que o FC Porto entra para vencer qualquer competição em que esteja inserido. E esta, os dragões nunca venceram. A Taça da Liga existe desde 2007/08 e o FC Porto nunca chegou à conquista do troféu, razão que dá mais força à busca de um triunfo nesta competição.
Será este o ano do FC Porto na Taça da Liga? A resposta começa a ser dada mais logo à noite, a partir das 21h00, no Estádio do Dragão.
[Notícia em atualização]