Fernando Santos: Os perigos do Luxemburgo e o CR7 de outra galáxia

A Seleção Nacional entra em ação, nesta sexta-feira, pelas 19h45, em Alvalade.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
10/10/2019 13:14 ‧ 10/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Acompanhamento

Portugal e Luxemburgo defrontam-se, nesta sexta-feira, pelas 19h45, no Estádio de Alvalade, num duelo relativo à qualificação para o Euro-2020.

A Seleção Nacional, com oito pontos, no segundo lugar, a cinco do líder Ucrânia, defronta a congénere do Luxemburgo, na quarta posição, com apenas quatro pontos.

Fernando Santos e Rúben Dias fizeram a antevisão a este encontro, na tarde desta quinta-feira

Fernando Santos

Mensagem para os adeptos: Felizmente, e como sempre, é um orgulho para nós poder contar com estádio cheio e sentir adeptos que estão sempre connosco. Efetivamente é muito importante o apoio do 12.º jogador. 

Ausência de William Carvalho: Interessa os que estão disponíveis e confio plenamente nos que cá estão e no André que ainda vai chegar. Não vale agora a pena falar do William.

Ausência do Rafa e a conversa com Lage: Eu não falei com o Bruno Lage, ele é que me telefonou. E eu só baseio as minhas escolhas com base no que o departamento de performance da Federação me diz e não com base em clube x ou y.

Perigos do Luxemburgo: Se olharmos para os resultados é uma coisa, se olharmos para os jogos é outra. Eles perderam com a Ucrânia com um golo nos descontos e com felicidade para a equipa ucraniana. Já tivemos a oportunidade de ver o jogo e vemos uma equipa que defende bem, bem organizada, com posse. É uma equipa que procura sair a jogar e enfrentar o jogo de frente. Contra a Sérvia atiraram duas bolas aos postes e constroem varias situações ofensivas por jogo. Estamos a falar de jogadores que atuam na Bélgica, na Alemanha e noutras grandes Ligas. Agora, claro que Portugal é melhor e tem obrigação de vencer este jogo. 

Importância do regresso de Pepe: Nas vezes em que Pepe não esteve, Portugal ganhou. O que disse depois do jogo frente à Lituânia é que estávamos a sofrer muitos golos de bola parada, mas também não se podem esquecer que o tempo para estudar estes lances não é muito. O jogo da Sérvia foi brilhante, o que falhou foi a primeira parte contra a Lituânia e isso pode servir de exemplo para os jogos seguintes.

Ausência de William: A ausência de William não vai mudar nada, porque não estará ele, mas estará outro. O conceito e o modelo de jogo não vão mudar. Portugal é uma equipa que pretende ser dominadora e controlar o adversário, através dos momentos colectivos e da qualidade individual dos seus jogadores. 

Carreira de Fernando Santos: Enquanto pessoa há sempre algo que me norteou. Felizmente posso dizer com propriedade que mantenho laços de amizade com todos os jogadores e isso é o que me deixa mais feliz.

Cristiano Ronaldo está a dois golos dos 700. É o principal jogador da história de Portugal? É uma pergunta difícil. Mas eu posso responder assim. Ontem perguntaram ao Cristiano de onde é que ele era e ele respondeu que era da ilha da Madeira. O que se ouviu depois é que era de outra galáxia. A resposta também passa um bocadinho por aí.

 

Rúben Dias

Renovação com o Benfica? Não vou responder a essa questão, porque estou ao serviço da Seleção e não do meu clube.

Luxemburgo? O objetivo passa obviamente por ganhar, aliás nós queremos sempre ganhar e, se possível, com confiança e exibições seguras.

Corrigir aspetos defensivos: No último jogo hove situações que nos provocaram desconforto, tendo em conta o domínio que queremos ter sobre os nossos adversários, mas essas questões estão constantemente a ser trabalhadas e estão melhores do que em situações anteriores.

Já fez dupla com Pepe e José Fonte. Ansioso por fazer dupla com Rúben Semedo? Estou sempre ansioso para jogar o jogo a seguir. Tenho orgulho no colega que tenho ao meu lado, mas o verdadeiro orgulho é poder estar no onze. Por isso isso são questões secundárias, quando o que realmente importa é cá estar.

Importância das vitórias frente à Sérvia e à Lituânia: Duas vitórias importantes de seis finais que faltavam e que queremos ganhar todas.

Regresso de Pepe ajuda à estabilidade defensiva: É sempre bom ter os grandes jogadores disponíveis, por isso é sempre bom ter um dos nossos aqui connosco.

Foco no Luxemburgo, mas a pensar na Ucrânia? Só temos de pensar no próximo jogo, se não estiver aí está tudo errado.

Eventuais perigos do Luxemburgo: Já tivemos oportunidade de ver a equipa deles. Uma equipa organizada, que valoriza a posse, uma equipa perigosa e com boa qualidade de passe.

Caso Bernardo Silva e das alegadas acusações de racismo ao jogador: Escolheram a pior pessoa para fazer essas acusações, porque o Bernardo é uma pessoa respeitadora e incrível. Agora a nível de socialização de jogadores, e seja de que cor seja o colega, é uma pessoa que se dá bem com todos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Redes Sociais

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Bolt

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas