Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Soares de Oliveira lembra "treinadores que erguiam barreiras à formação"

Diretor-geral do Benfica mostrou-se muito satisfeito pela aposto do clube no futebol de formação como principal alavanca para o sucesso desportivo e financeiro do clube.

Soares de Oliveira lembra "treinadores que erguiam barreiras à formação"
Notícias ao Minuto

20:48 - 12/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto CEO Benfica

Domingos Soares de Oliveira, diretor geral da SAD do Benfica, em encontro sobre o futebol de formação, este sábado, analisou a influência dos jovens atletas no plano desportivo e financeiro do clube das águias.

Lembrando que os encarnados já lucram mais com o dinheiro de venda de atletas formados no clube do que com prémios da UEFA, o dirigente lembrou um período em que existiam "barreiras" entre o futebol de formação e a equipa principal.

Mostrando satisfeito com a inversão de paradigma, Soares de Oliveira defendeu também vive hoje "uma situação económica completamente diferente dos nossos rivais".

"Só fomos campeões na época passada porque o vosso trabalho ao longo dos últimos dez anos foram muito importantes. Muitos dos treinadores e jogadores que foram as chaves mestras para o sucesso do ano passado foram preparados por vocês. Não é possível equacionar o 37 sem dizer que não tem o vosso contributo, pois são claramente os ourives que lapidam os nossos diamantes. Ao contrário da esmagadora maioria dos outros clubes, nós vemos os nossos diamantes, que apanhámos em bruto, jogar na nossa principal equipa. Este 37 é vosso também e, mesmo não estando como eu também não estou, no palco do Marquês [de Pombal] temos orgulho nesse sucesso", começou por referir.

"O futebol de formação teve um contributo sem precedentes em várias matérias, entre elas a económica e a desportiva. No plano económico conseguimos gerar com os jogadores formados centenas de milhões de euros e foi graças a isso que temos hoje uma situação económica completamente diferente dos nossos rivais. Hoje temos uma SAD saudável que conseguiu bater todos os recordes, com lucro nos últimos seis anos e é graças a isso que podemos olhar para o futuro com grande tranquilidade e segurança económica. Gerámos mais receitas do que recebemos prémios da UEFA no mesmo período", explicou. 

"Quanto à componente desportiva, temos menos compras o que nos permite ter mais sucesso nas contas. E há o contributo desportivo pois conseguimos ter mais coerência entre o futebol de formação e o futebol profissional. Tivemos treinadores que passaram nesta casa e que erguiam barreiras entre o futebol de formação e o futebol profissional. Hoje não temos essas barreira e há uma coerência, quer a nível dos métodos de trabalho quer nas trocas de jogadores e técnicos entre vários escalões", terminou sobre o tema.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório