Rafinha falhou dois jogos do Flamengo devido a lesão, mas voltou na meia-final da Taça Libertadores para ajudar a equipa de Jorge Jesus a conseguir carimbar a passagem à final. O Flamengo goleou o Grémio (5-0) e Rafinha regressou aos relvados com um... capacete. O lateral brasileiro foi operado à cara e está agora obrigado a usar a devida proteção. Para conseguir tal capacete precisou da ajuda do compatriota e amigo David Luiz.
"Quero agradecer ao David Luiz, que é um irmão que eu tenho no futebol e arranjou-me o capacete. Ele e a mãe dele, a Regina, falaram com o Petr [Cech] em Inglaterra, e prontificaram-se em tratar disso e mandaram-me o capacete. Em uma semana já o tinha aqui. O David Luiz tratou de tudo e conseguiu o capacete a tempo de jogar", começou por dizer Rafinha, em declarações reproduzidas pelo Globoesporte, prosseguindo
"Foi uma cirurgia complicada, quebrei o osso zigomático em dois sítios. Parece que não é nada, mas é grave e foi uma cirurgia nada fácil. Quero agradecer ao doutor Augusto, juntamente com o departamento médico do Flamengo, que fizeram a operação. Na recuperação aceleraram ao máximo e como a medicina está avançada consegui jogar graças à proteção", rematou.
Recorde-se que o Flamengo é atualmente líder do Brasileirão de forma isolada e está também na final da Taça Libertadores, agendada para 23 de novembro.