É, sem dúvida, um dos maiores de sempre da Fórmula 1. Lewis Hamilton confirmou o título que já não lhe parecia escapar, este domingo, no Grande Prémio dos EUA. É o sexto título mundial para o piloto da Mercedes, que se torna assim o segundo piloto mais titulado de sempre, apenas atrás de Michael Schumacher que é heptacampeão do mundo (sete títulos).
Bastou um segundo lugar no circuito de Austin para o britânico poder festejar, num dia em grande para a Mercedes. É que Valtteri Bottas venceu o Grande Prémio dos EUA e garantiu o segundo lugar no Mundial, isto depois da equipa alemã já ter garantido também ela o sexto título de construtores, desta feita de forma consecutiva.
Filme da corrida
Numa partida em que quase todos os homens da frente arrancaram bem, Bottas não deu hipótese e agarrou o primeiro lugar com unhas e dentes. Referimos quase todos porque Sebastian Vettel, que arrancou do 3.º posto, foi perdendo lugar atrás de lugar. Primeiro foi ultrapassado por Lewis Hamilton, depois pelo companheiro Charles Leclerc, e até Lando Norris e Ricciardo deixaram para trás o alemão.
Não se percebia bem o que se passava com o monolugar de Vettel, mas algumas voltas mais tarde a suspensão do Ferrari revelou-se, partiu e obrigou o piloto da scuderia a desistir.
LAP 9/56VET: "I think the suspension failed... yep, it's gone" #USGP #F1 pic.twitter.com/NnpoichwRA
— Formula 1 (@F1) November 3, 2019
Verstappen, seguia no encalce de Bottas, foi o primeiro a parar para colocar pneus duros. Uma paragem do piloto da Red Bull que obrigou as outras equipas a reagir prontamente. Os homens da Mercedes seguiram-se nas boxes, tal como Leclerc.
Até final assistiu-se a uma luta acesa entre Bottas e Hamilton pelo primeiro lugar, pilotos que optaram por estratégias diferentes. O finlandês fez duas paragens nas boxes, enquanto Hamilton só parou uma vez para colocar pneus duros.
Bottas, que optou pelos médios, vinha com um andamento maior e, depois de ter perdido a primeira posição para o companheiro de equipa por ter parado mais uma vez nas boxes, conseguiu já nas últimas voltas recuperar a liderança, assegurando o lugar mais alto do pódio.
LAP 52/56Fighting for the winAfter being denied by Hamilton, Bottas takes P1 on the next lap#USGP #F1 pic.twitter.com/Ja4NfAZepL
— Formula 1 (@F1) November 3, 2019
Verstappen ainda tentou de tudo para chegar ao segundo lugar. “Full power”, gritou o holandês para a sua equipa na tentativa de apanhar Hamilton… sem sucesso. O britânico termino em segundo.
LAP 54/56 VER: "Do we have full power? I want some power..."Verstappen now less than 1.5s behind Hamilton (P2)#USGP #F1 pic.twitter.com/cGHgygD0lN
— Formula 1 (@F1) November 3, 2019
Charles Leclerc (Ferrari) terminou na quarta posição, tendo alcançado um ponto extra por ter conseguido a volta mais rápida. Albon (Red Bull) fez uma corrida de trás para a frente, depois de um toque na 1.ª volta e conseguiu ainda assegurar o quinto posto em Austin. Daniel Ricciardo (Renault) foi sexto, à frente dos dois homens da McLaren, Norris e Sainz.