Pizzi (quem mais?) foi o salva-vidas do Benfica no mar do Atlântico
Médio encarnado foi fulcral nos Açores. Uma assistência e um golo garantiram uma cambalhota marcador e o estatuto de melhor marcador do campeonato com oito golos.
© Global Imagens
Desporto I Liga
Jogo suado, mas três pontos conquistados. O Benfica está longe da sua melhor forma, mas ainda assim conquistou um triunfo importante nos Açores, este sábado.
Depois de estar a perder por 0-1, logo aos 17 minutos, a equipa de Bruno Lage consumou a reviravolta no marcador na segunda parte. Pizzi foi o homem do jogo ao anotar um golo e uma assistência.
Resumo
André Almeida, Pizzi e Seferovic regressaram ao onze, tal como Jardel, que substitui Ferro face à fratura do nariz contraída pelo central em Lyon. Regressos que acabaram por não melhorar o jogo coletivo do Benfica que, no primeiro tempo, foi muito fraco.
Se os primeiros minutos indicavam que as águias iriam ter mais bola e mandar no jogo, o mesmo não se refletiu em oportunidades. Foi um facto que posse não faltou ao Benfica, mas o mesmo se pode dizer da desorientação. Processos lentos, movimentos lentos, passes falhados e nenhuma oportunidade de perigo para contar nos primeiros 45 minutos.
O Santa Clara aproveitou e foi letal numa das pouquíssimas vezes que foi à baliza. Carlos Júnior, aos 17 minutos, aproveitou da melhor maneira um cruzamento de Rafael Ramos para inaugurar o marcador.
No segundo tempo, as melhorias chegaram aos poucos. Depois de um período inicial intermitente, as águias foram crescendo e chegando com mais perigo à baliza de Marco. Bruno Lage fez entrar Vinícius e o brasileiro só precisou de 10 minutos em campo para fazer o gosto ao pé. Servido por Pizzi, o camisola 95 do Benfica só teve de encostar após cruzamento daquele que viria a ser a figura do jogo.
O empate foi alcançado mesmo sem jogar de forma brilhante e foi também sem nota artística que o golo da vitória chegou. O Benfica está longe dos seus melhores níveis exibicionais, mas quem tem um Pizzi inspirado, arrisca-se a ganhar. Foi isso que aconteceu, depois de mais um golo do médio português, o oitavo nesta I Liga. Seferovic lançou Pizzi, que trabalhou bem dentro da grande área, puxou para o seu pé direito, e fez o 2-1.
Um reviravolta suada, mas três pontos levados para a Luz. O Benfica continua na liderança isolada do campeonato com 30 pontos, mais cinco que o FC Porto, que este domingo defronta o Boavista.
Acompanhamento
90+4'- FINAL DO JOGO! O Benfica vence o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, num jogo muito complicado para as águias. Depois de estar a perder por 0-1, a equipa de Bruno Lage consumou a reviravolta no segundo tempo da partida.
90+3'- Última substituição no Benfica: Sai Seferovic e entra Gedson.
90+1'- UKRA! Remate de primeira a centímentros da baliza do Benfica.
87'- Cartão amarelo para Taarabt.
81'- Remate forte de Seferovic e afasta Marco!
80'- Substituição no Santa Clara: Sai Francisco Ramos e entra Schettine.
79'- GOLOOOOOO DO BENFICA! PIZZI, PIZZI, PIZZI! Seferovic lançou o '21' das águias que agora fez o gosto ao pé, depois de uma assistência para o primeiro golo. Pizzi trabalhou bem na área, puxou para o seu pé direito e atirou a contar. Vantagem do Benfica pela primeira vez na partida!
71'- Sai o marcador do golo açoriano. Carlos Júnior cede o lugar a Ukra.
70'- Rafael Ramos vê o amarelo após falta sobre Grimaldo.
68'- Segunda substituição no Benfica: Entra Taarabt para o lugar de Cervi. Chiquinho passa para a direita, Pizzi para a esquerda e Taarabt vai pisar terrenos centrais.
66'- O Benfica dita o ritmo de jogo e está à procura do golo da vantagem. Está mais perigoso... O golo deu motivação à equipa de Bruno Lage.
63'- Substituição no Santa Clara: Sai Zé Manuel e entra Lincoln.
55'- GOLOOOOO DO BENFICA! VINÍCIUS PRECISOU DE 10 MINUTOS PARA MARCAR. Chiquinho recuperou, deixou em Pizzi sobre a direita que fez uma espécie de cruzamento/remate e, ao segundo poste, o '95' das águias só teve de encostar. Está feito o empate na partida! É o sétimo golo esta época de Carlos Vinícius.
52'- RÚBEN DIAS! Remate do central na sequência de um canto e Marco evita o primeiro das águias com uma defesa por instinto.
50'- Novamente o Santa Clara! Jardel escorrega, a bola fica para Rashid que remata com potência, mas Odysseas aplica-se e evita o segundo da equipa de João Henriques. O Benfica tem de acordar se quer ganhar este jogo...!
49'- Zé Manuel às malhas laterais! Cruzamento da esquerda e o jogador do Santa Clara, ao segundo poste, desperdiça. Que perigo para a baliza de Odysseas.
46'- Cartão amarelo para Jardel.
46'- Recomeça a segunda parte e há uma alteração na equipa do Benfica. Vinícius entrou para o lugar de Florentino.
45+4'- Intervalo! O Benfica teve perto de 70% de posse de bola, mas fez uma 1.ª parte muito fraca. Jogo muito denunciado, lento e lances de perigo... nem vê-los. O Santa Clara foi eficaz e até podia ter aumentado a vantagem que alcançou aos 17 minutos.
45'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
42'- Nem de livre o Benfica consegue criar uma oportunidade flagrante. Remate de Grimaldo contra a barreira.
40'- QUE PERIGO! Cruzamento da esquerda e Zé Manuel não chega por centímetros. Esteve à vista o 2-0.
37'- Cervi cai na área do Santa Clara e pede-se grande penalidade. Artur Soares Dias manda seguir... Foi das poucas vezes que o Benfica conseguiu chegar com algum perigo à área açoriana.
31'- O Benfica continua sem qualquer oportunidade flagrante de golo. É preciso fazer mais, muito mais... Lentidão de processos, de movimentações e muitos passes errados por parte dos encarnados.
24'- O Benfica está a sentir o golo sofrido. Apesar de continuar com mais posse, não está a saber o que fazer com ela e sucedem-se os passes errados.
17'- GOLOOOOOO DO SANTA CLARA!!!! CARLOS JÚNIOR É O MARCADOR! Rafael Ramos subiu pelo corredor direito, tirou o cruzamento e Carlos Júnior levou a melhor sobre André Almeida e conseguiu cabecear para o fundo das redes de Odysseas. Contra a corrente do jogo, está feito o primeiro da partida! 1-0 para o Santa Clara.
16'- SEFEROVIC! Remate ao poste do suíço, mas estava em posição irregular.
14'- André Almeida tenta surpreender Marco, guarda-redes do Santa Clara, com um remate de muito longe. Só dá Benfica neste momento. O Santa Clara não consegue ter bola e vai-se limitando a defender com as linhas muito próximas, tentando também explorar o contra-ataque.
8'- O Benfica troca muito, e bem, a bola. O Santa Clara vai-se encostando e permite à equipa visitante jogar a seu bel-prazer. Está a desenhar-se um maior controlo na partida por parte da formação de Bruno Lage...
4'- ODYSSEAS! Livre muito bem marcado por Rashid e defesa espetacular do guarda-redes do Benfica.
1'- Rola a bola no Estádio de São Miguel.
0'- As equipas estão já perfiladas no terreno de jogo. Tudo a postos para o início da partida.
0'- Já se aquece no Estádio São Miguel.
Warming up!#CDSCSLB #WeAreBenfica pic.twitter.com/auUOJbH0Ny
— SL Benfica (@slbenfica_en) November 9, 2019
0'- Face ao jogo de Lyon, Bruno Lage aplicou quatro alterações no onze. André Almeida, Jardel, Pizzi e Seferovic são hoje titulares. Tomás Tavares, Ferro, Gedson e Vinícius começam no banco nos Açores.
ONZES
Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, César, João Afonso e Zaidu; Osama Rashid, Francisco Ramos e Nené; Zé Manuel, Thiago Santana e Carlos Júnior.
Benfica: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel Grimaldo, Florentino, Gabriel, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Seferovic.
Antevisão
Após a derrota europeia, o Benfica quer encerrar este ciclo de jogos com uma vitória. O Lyon ainda está na mente do plantel encarnado e é preciso conquistar os três pontos para esquecer de vez o desaire em França.
Antes da pausa para as seleções, Bruno Lage quer o triunfo num campo onde o Benfica tem boas memórias. Em quatro jogos disputados no Estádio São Miguel, frente ao Santa Clara, o melhor que os açorianos fizeram foi conquistar um empate.
Os dois treinadores demonstraram ter a lição bem estudada sobre o adversário para esta 11.ª jornada da I Liga, e enquanto o técnico do Benfica espera por uma linha de cinco defesas, João Henriques está alerta para o jogo entre linhas das águias e para o perigo que podem causar no último terço do terreno.
O árbitro do encontro, Artur Soares Dias, irá dar o apito inicial às 18h00. Fique connosco e acompanhe as principais incidências da partida.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com