Dançou-se o 'tango' no dérbi lisboeta: Vietto roubou a 'estrela' a BF8
Sporting derrotou o Belenenses SAD, por 2-0, num duelo relativo à 11.ª jornada da Liga portuguesa.
© Global Imagens
Desporto 11.ª jornada
Resumo: Desta feita e até parece estranho dizer não foi Bruno Fernandes a estrela que mais brilhou em Alvalade.
Na noite deste domingo, o Sporting venceu o Belenenses SAD, por 2-0, com um bis de Luciano Vietto, 74' e 81', neste duelo relativo à 11.ª jornada da Liga portuguesa.
Com este resultado, os leões mantêm os 10 pontos de distância para o líder Benfica, aproximando-se do Famalicão (+ 4 pontos) e à condição mais próximo do FC Porto (+ 5 pontos) que, neste domingo à noite, defronta o Boavista no dérbi da Invicta.
Da Argentina chegou a melhor receita de São Martinho
Silas entrou em Alvalade com a mesma fórmula da Liga Europa, apostando no esquema de três centrais, deixando apenas de fora Doumbia e entrando para o seu lugar o jovem Rodrigo Fernandes.
Todavia, a receita da Noruega, efetuada na passada quinta-feira, deu para ‘bons caldos’ em solo nórdico, mas não funcionou no dérbi lisboeta.
Durante quase toda a primeira parte foram os pupilos de Pedro Ribeiro a gerir a bola em meio campo adversário, mesmo que daí não adviessem grandes perigos, mas a inoperância deste felino a nível ofensivo foi confrangedora.
Num jogo pautado por assobios, durante quase toda a etapa inicial, foi Eduardo, aos 35 minutos e Bruno Fernandes, aos 41’, de livre direto, a colocarem algum trabalho nas mãos de André Moreira, sendo que o perigo só chegou após a alteração vinda do banco.
Silas retirou Luís Neto e colocou sob o terreno de jogo Rafael Camacho. O esquema do leão mudou, a ala direita ganhou novo fulgor (sim, porque Rosier continua a ser peixe fora de água nesta equipa) e as ocasiões de perigo lá começaram a surgir. E um pormenor curioso, que apenas se tornou numa confirmação: a entrada de Camacho conduziu Bruno Fernandes para uma posição mais próxima de Bolasie e Vietto. O último terço do jogo leonino agradeceu, visto que este capitão quando está ‘off’ a tradução confirma-se num leão nostálgico e à espera de um milagre caído do céu para chegar ao tão desejado golo.
Numa etapa complementar onde valeram as combinações entre Vietto, Bolasie e Bruno Fernandes foi o franco-congolês que esteve perto de inaugurar o marcador, aos 59’, para poucos segundos volvidos não ser Rafael Camacho a pôr o seu nome a brilhar em Alvalade.
Tudo levava a crer numa melhoria de qualidade do jogo jogado em Alvalade, mas nem a arbitragem de Manuel Mota ajudou à ‘festa’, com a catadupa de amarelos que saíam de forma voraz do bolso do árbitro
O encontro aproximava-se da reta final, até que apareceu um desbloqueador para apaziguar os ânimos no ‘tribunal’ de Alvalade. Desta feita, a ‘estrela’ não se chamou Bruno Fernandes, mas Luciano Vietto que, aos 74’, de remate acrobático, e aos 81’, deu dupla razão para os sportinguistas sorrirem. E Vietto até podia ter chegado ao terceiro e ao quarto, numa reta final em que o Belenenses SAD deixou afundar um dique, que tão bem guardado esteve durante quase todo o jogo.
Relato do jogo:
90+4' - Termina o jogo em Alvalade. (2-0)
90' - Quatro minutos de compensação!
84' - Vietto perto do terceiro...
Confira aqui o primeiro golo dos leões em Alvalade.
81' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA LUCIANO VIETTO! Doumbia toca para Bolasie, que cruza para a área. Defesa incompleta de André Moreira que deixou Vietto com o prato do 'bis'.
80' - Rafael Camacho tão perto do segundo. Isolado na pequena área, a disparar sobre a barra da baliza de André Moreira...
74' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA VIETTO, LUCIANO VIETTO! (1-0). Remate acrobático do argentino que fez magia em Alvalade, depois de um primeiro remate de Luiz Phellype ressaltar nas costas de Tomás Ribeiro e, por consequência, a bola sobrar para o 10 dos leões.
71' - Ensurdecedor o ambiente em Alvalade: o árbitro não ajuda à festa e as sucessivas interrupções estão a levar o público ao desespero.
68' - Amarelo para Renan. O jogo está mais mais vezes parado, do que a Segunda Circular em hora de ponta.
66' - Sai Eduardo, com alguns assobios à mistura, e entra Luiz Phellype.
64' - Substituição no Belenenses SAD: entra Matias para o lugar de Benny.
62' - E agora para Robinho. Manuel Oliveira não dá descanso ao 'amarelo'.
62' - Amarelo para Licá.
61' - Cartão amarelo para Tiago Ilori.
60' - Leão perto do golo! Vietto a descobrir Bolasie na esquerda, o franco-congolês a cruzar rasteiro até ao segundo poste, onde apareceu Rafael Camacho, com ligeiro atraso, a desviar, mas já sem ângulo à baliza de André Moreira.
59' - Bolasie perto do golo, ao segundo poste da baliza do Belenenses SAD, após bela combinação entre Vietto e Bruno Fernandes.
55' - Renan evita o golo a Silvestre Varela! Tudo começa num erro de Vietto, que cobra uma falta contra um adversário.
53' - Vietto remata fora da área, mas ao lado.
48'- Rosier remata, mas sem perigo para a baliza de André Moreira.
46' - Começou a segunda parte. Entra Doumbia para o lugar de Rodrigo Fernandes.
45+2' - Intervalo em Alvalade (0-0)
45' - Dois minutos de compensação em Alvalade.
44' - Cartão amarelo para Coates.
40' - QUE PERIGO! QUE PERIGO! QUE PERIGO! Bruno Fernandes a centímetros do golo... o 'tiro' do capitão leonino saiu a rasar a barra.
39' - Livre perigoso para os leões, junto à esquina direita da grande área do Belenenses SAD...
39' - Cartão amarelo para Tomás Ribeiro.
39' - Rafael Camacho mexeu com o jogo e o 7 dos leões está a espalhar o pânico pela ala direita.
35 ' - PRIMEIRA OCASIÃO NO JOGO PARA OS LEÕES! Canto cobrado por Bruno Fernandes, à direita do ataque, e André Moreira a evitar com um 'mergulho' o golo de Eduardo.
33' - Sai Luís Neto e entra para o seu lugar Rafael Camacho.
29' - Leões não conseguem fazer três, quatro passes seguidos, nem chegar ao último terço do terreno de jogo. Com Bruno Fernandes 'off' do jogo, este leão acusa e muito os seus níveis de qualidade.
24'- Os primeiros aplausos em Alvalade surgiram aos 24 minutos com um drible de Renan sobre Robinho. Leões continuam no 'balneário'....
21' - Cartão amarelo para Rodrigo Fernandes.
18' - Nos últimos minutos apenas se jogou no meio-campo dos leões. André Moreira nem 'cheira a bola' e a impaciência em Alvalade começa a crescer...
13' - Com a primeira quinzena de minutos quase completos em Alvalade são os pupilos de Pedro Ribeiro mais organizados e destemidos no terreno de jogo. Leão ainda não criou qualquer ocasião de golo... pelo menos digna desse nome.
7' - Bruno Fernandes, a 20 metros da baliza de André Moreira, atira contra a barreira e o 'cheiro do golo' já fugiu de Alvalade.
7' - Falta sobre Borja. Livre perigoso para os leões.
Protestos em Alvalade: Confira aqui o vídeo
6' - Claques leoninas manifestam-se em Alvalade e pedem para os atletas verde e brancos "jogarem à bola".
5' - Defesa a dois tempos de Renan, após remate de Licá!
1' - Remate de Robinho! Defende Renan sem complicações de maior envergadura.
1'- ROLA A BOLA EM ALVALADE! Perto de 30 mil espetadores no recinto verde e branco...
- Onde estão as pilhas do relógio do árbitro Manuel Oliveira? Início agendado para as 18h30 e as equipas ainda escolhem campo e bola neste momento...
- Entram as equipas em Alvalade, ao som do hino dos leões, entoado por Maria José Valério.
A 12 minutos do início do jogo muito pouco público em Alvalade. Cerca de 15 mil espetadores no recinto verde e branco.
As duas equipas já recolheram aos balneários. Recordar que este dérbi lisboeta tem início agendado para as 18h30, num duelo que terá a arbitragem de Manuel Oliveira.
- Este dérbi lisboeta tem um sabor ainda mais especial para Silas, já que o treinador português abandonou o comando técnico dos azuis, no início desta época, após quase 600 dias a defender as cores do Belenenses SAD.
-As duas equipas já aquecem no tapete verde de Alvalade!
- Silas faz uma alteração relativamente ao onze que fez alinhar na Noruega, diante do Rosenborg, entrando Rodrigo Fernandes para o lugar de Doumbia. O médio português de 18 anos já tinha sido utilizado contra o Vitória SC e Rosenborg.
Onzes
Sporting: Renan; Rosier, Ilori, Coates, Luís Neto, Borja; Eduardo, Bruno Fernandes, Rodrigo Fernandes; Bolasie e Vietto.
Belenenses SAD: André Moreira; Tomás Ribeiro, Nuno Coelho, Nilton Varela; Show, André Sousa, Tiago Esgaio, Benny; Silvestre Varela, Robinho e Licá.
Antevisão
Apesar das quatro vitórias nos últimos cinco encontros disputados, os leões entram em Alvalade com os níveis de pressão no máximo, visto que na entrada para a 11.ª jornada olham para um Benfica a 13 pontos de distância, um FC Porto e Famalicão nas restantes posições do pódio, para uma concorrência que segue na retaguarda a morder os calcanhares ao felino de Alvalade.
Se as contas no campeonato andam difíceis de fazer para um leão que promete, desde cedo, se agarrar à calculadora, a vitamina europeia, com a liderança no respetivo grupo da Liga Europa, pode ser determinante para um novo rumo dos pupilos de Silas na I Liga.
Recordar que os leões para esta partida não vão poder contar com Mathieu, Acunã, Jovane Cabral e Fernando, todos por lesão, e Wendel, por opção técnica.
Por sua vez, o Belenenses SAD ocupa o 15.º lugar da classificação, com 11 pontos, apenas mais seis pontos que o penúltimo posicionado, o Paços de Ferreira, na entrada para esta jornada
O dérbi de Lisboa tem por isso duas equipas ávidas pelos três pontos, mas no final apenas o 'pastel' vai saber bem a uma das equipas. O duelo que pode acompanhar ao detalhe na página do Desporto ao Minuto vai ser arbitrada por Manuel Oliveira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com