O Everton confirmou, esta quinta-feira, através de um comunicado oficial a saída de Marco Silva do comando técnico dos 'toffees'.
O treinador português não resistiu à derrota desta quarta-feira no dérbi de Merseyside frente ao Liverpool (5-2) que ditou a queda dos 'toffees' para os lugares de despromoção.
"O Everton Football Club confirma que o treinador Marco Silva deixou o clube", escreve o emblema de Liverpool.
A saída de Marco Silva acontece depois de, esta quinta-feira, o dono Farhad Moshiri e restantes diretores se terem reunido e chegado à conclusão de que já não era possível manter o técnico português.
"O dono Farhad Moshiri, o presidente Bill Kenwright e o Conselho de Administração querem agradecer a Marco Silva pelo seu trabalho durante os últimos 18 meses e desejar-lhe sucesso para o futuro", continua o documento.
O técnico ainda orientou o treino desta quinta-feira, mas depois da sessão de trabalho foi-lhe comunicado que iria abandonar o comando técnico do Everton.
Everton Football Club can confirm that manager Marco Silva has left the Club. #EFC pic.twitter.com/R2JqAMBdu2
— Everton (@Everton) December 5, 2019
Marco Silva chegou a Goodison Park em maio de 2018, tendo sido contratado para o lugar de Sam Allardyce. Na época 2018/19, ficou no oitavo lugar na Liga inglesa, com 54 pontos, a três do Wolverhampton, sétimo, que se qualificou para a Liga Europa.
Nas restantes provas, os 'toffees' foram eliminados na quarta ronda da Taça de Inglaterra e na terceira da Taça da Liga.
O clube informa ainda que Duncan Fergunson vai assumir o cargo de treinador da equipa principal de forma interina e irá orientar a equipa no jogo de sábado frente ao Chelsea.
"O clube pretende confirmar um novo treinador permanente o mais rápido possível", termina o comunicado.
David Moyes, que orientou o clube entre 2002 e 2013, está na linha da frente para suceder ao treinador português 42 anos.
O jornal inglês The Sun revela mesmo que Farhad Moshiri já está em conversações com o técnico escocês para que este assuma o cargo até final da temporada, de modo a evitar que o Everton desça de divisão. Contudo, o ex-treinador do Manchester United acredita que poderá fazer a diferença se lhe for oferecido um contrato de longo termo.
Após 15 jornadas, o Everton, que perdeu os últimos três jogos, caiu para os lugares de despromoção da 'Premier League', seguindo no 18.º lugar, com 14 pontos.