Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Há uma versão do FC Porto com Marega e outra sem Marega"

Domingos Paciência fez com o Desporto ao Minuto um pequeno balanço do que foi o início de época do FC Porto e perspetivou o que pode vir em 2020.

"Há uma versão do FC Porto com Marega e outra sem Marega"
Notícias ao Minuto

08:08 - 01/01/20 por Ruben Valente

Desporto Domingos

A época de 2019/20 não começou muito bem para o FC Porto. É essa a opinião de Domingos Paciência, treinador de futebol e antigo jogador dos dragões, mas, na visão do técnico, isso acaba por ser natural face às muitas mudanças no plantel.

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Domingos fez connosco um pequeno balanço do que tem sido a época do FC Porto e destacou duas figuras que podem fazer a diferença em 2020. 

No campeonato, tudo pode acontecer, sendo que fevereiro e março podem ser meses decisivos, na sua opinião, e na Liga Europa o FC Porto será sempre um candidato ao troféu.

Fique com a entrevista.

O FC Porto não começou a época da melhor maneira. Derrota na Liga, não apuramento para a Champions, mas aos poucos foi-se encontrando. O que é certo é que ao entrar em 2020, os dragões ainda lutam em todas as frentes. Como é que viu esta metade da época?

É verdade que as coisas não começaram muito bem, mas era natural que isso pudesse acontecer em função das várias saídas que existiram. O FC Porto teve algumas dificuldades neste primeiro meio ano, mas depois de ter feito um bom jogo na Luz, e de ter ganho, pensou-se que o FC Porto seria uma equipa muito mais consistente e que estaria no caminho certo para se mostrar consolidado como equipa. É natural que uma equipa com muitos jogadores novos queira criar uma identidade, que é aquilo que o Sérgio está a querer fazer. Mas isso ainda demora. Vem aí a fase mais crítica da época, entre fevereiro e março, e há jogos que podem começar a definir o campeonato. Acho que a luta vai ser a dois.

O FC Porto tem trocado muitas vezes o seu sistema tático. Acha que Sérgio Conceição já tem em mente o modelo ideal para enfrentar o que resta da temporada?

O Sérgio tem jogado algumas vezes num 4x4x2, outras vezes num 4x3x3, optou também noutras alturas por dois médios de posição 6. Estou a falar de Danilo e Loum, que são dois médios muito parecidos e, de certa forma, isso muda a forma de jogar da equipa. O que acho é que o FC Porto tem uma versão com Marega e outra sem Marega. Com Marega, o FC Porto joga de uma forma e tem tendência para ir buscar o jogo da época passada, e quando joga sem o Marega o FC Porto cria uma outra identidade. Uma identidade com mais posse de bola, de jogo mais apoiado, ocupa melhor o espaço. Acho que o FC Porto tem estas duas identidades, agora vamos ver qual é aquela que lhe vai dar mais confiança e consistência para o próximo ano.

Falou nesses dois sistemas, com e sem Marega, mas qual acha ser o melhor para o FC Porto?

Acho que o FC Porto fica mais seguro de si quando joga com um avançado só. Houve um período em que o Marega não esteve e o FC Porto foi uma equipa muito mais segura de si. Depois veio novamente o Marega, o FC Porto continuou a ganhar, mas já com outro tipo de jogo. É difícil de decidir porque o treinador é que treina com eles e os conhece melhor.

Notícias ao MinutoDomingos Paciência está sem treinar desde 2017/18, época em que saiu do Belenenses SAD© Global Imagens 

Falando sobre os jogadores… Quando falamos de uma figura de Benfica, vem-nos logo à cabeça o Pizzi. Se falarmos em Sporting, o Bruno Fernandes. Neste caso, o FC Porto parece não ter tido ainda uma figura de destaque assim. Quem acha que pode assumir-se em 2020?

O FC Porto, se conseguir consolidar os dois corredores com os dois homens que tem, que são o Luis Díaz e o Corona, acho que o FC Porto pode fazer muito a diferença por aí. O Luis Díaz parece ser muito bom jogador, embora seja natural o seu processo de adaptação. Neste próximo ano, ele pode fazer a diferença e ser mais preponderante. Mas é difícil de prever quem é que pode fazer ser essa figura.

No campeonato já disse que seria uma luta a dois. Mas na sua opinião, o FC Porto tem o que é preciso para ultrapassar o Benfica na classificação?

O futebol tem essa coisa boa que é o ser difícil de prever como é que as equipas vão estar em determinado momento da época. Às vezes por lesões, ou por cansaço, ou a quebra de alguns jogadores importantes na equipa. Há fases críticas que podem decidir o campeonato. Entre fevereiro e março, muita coisa pode se decidir. O Benfica neste momento está bem e numa linha de crescimento muito boa. Mas pode acontecer uma ou outra situação de quebra na equipa e as coisas passam a ser diferentes.

Para finalizar, uma análise à Liga Europa. O FC Porto não teve um apuramento fácil, mas é ou não candidato à conquista do troféu?

Não é que tenha feito uma excelente campanha a nível europeu, mas a verdade é que conseguiu o objetivo principal que era o apuramento. Agora, o FC Porto é sempre um candidato, apesar de haver outras equipas fortes. O FC Porto pode ser um FC Porto diferente na Liga Europa, é isso que todos queremos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório