Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Julian Weigl, o 'menino bonito' de Tuchel que prima pela polivalência

Alemão foi anunciado como reforço do Benfica e o Desporto ao Minuto foi tentar saber mais sobre o médio, junto de quem o vê jogar todos os fins de semana.

Julian Weigl, o 'menino bonito' de Tuchel que prima pela polivalência
Notícias ao Minuto

08:30 - 01/01/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto I Liga

Julian Weigl vai reforçar o Benfica nesta segunda metade da temporada, depois de os encarnados investirem 20 milhões de euros na sua contratação. Mas, afinal, quem é este internacional alemão que começou a dar nas vistas aos 18 anos, quando ainda representava o TSV 1860 Munique?

Para tentar responder a esta pergunta da forma mais detalhada possível, o Desporto ao Minuto entrou em contacto com Marcel de Almeida, especialista em futebol alemão e responsável pela versão portuguesa do site Transfermarkt, da Alemanha, que nos deu umas 'luzes' a respeito do novo reforço dos encarnados.

"Esta é uma transferência surpreendente para todos. Quando ouvi falar desse rumor, na semana passada, pensei que era apenas mais uma notícia dessas para 'vender jornais'", analisou Marcel de Almeida, antes de nos explicar o contexto em que foi possível concretizar esta operação.

"Segundo as minhas informações, ele já queria sair do Dortmund no último verão. Só que não apareceu a oferta ideal, nem para o jogador, nem para o clube. Depois, voltou ao Dortmund, mas já a pensar na saída e, com a oferta do Benfica, o clube decidiu deixá-lo sair. Desde a saída do Thomas Tuchel do Dortmund, o Weigl perdeu o estatuto de 'intocável'. O Tuchel foi, e continua a ser, um grande adepto dele", revelou, antes de acrescentar:

"Penso que ele não queria renovar contrato e, por isso, o Dortmund aproveitou a possibilidade de ainda fazer algum dinheiro com ele. O seu contrato terminava em 2021".

Águias ganham polivalência

Mas se há algo que caracteriza Weigl na perfeição é a sua capacidade de jogar em diferentes posições e desempenhar papéis distintos dentro do que é a dinâmica da equipa e sistema tático.

"Ele sabe jogar como '6', '8' e defesa central. Foi um grande talento no TSV 1860 Munique e, nessa altura, era tido como um dos melhores jovens jogadores alemães", recordou Marcel de Almeida, que destacou os pontos fortes do novo jogador do Benfica.

"É bom tecnicamente, sabe sair a jogar, erra poucos passes e tem uma boa visão de jogo. Como já fez vários jogos na Liga dos Campeões e no campeonato alemão, vai trazer sempre mais qualidade ao plantel do Benfica". Por outro lado, "não é muito rápido... para não dizer que é um bocado lento. O que muitas pessoas também dizem sobre ele é que lhe falta um pouca de garra".

'Dor de cabeça' das boas para Bruno Lage

Com a chegada de Weigl, Bruno Lage irá, se tudo correr como previsto, sacrificar um dos atuais titulares da equipa encarnada para arranjar um lugar para o seu novo jogador. Resta saber de que forma o técnico irá encaixar o ex-Borussia Dortmund no onze inicial.

"No atual sistema do Benfica, Weigl só poderá jogar como central, ou na posição onde estão a jogar o Taarabt e o Gabriel neste momento", referiu, enfatizando a possibilidade de Weigl chegar à Luz não para jogar no meio-campo, mas sim para ocupar um posto no eixo defensivo das 'águias'.

"Nos últimos meses, ele jogou várias vezes como central. Tem um bom posicionamento e sabe ler bem o jogo. Por isso, não é um grande problema que seja um pouco lento, como já tinha referido. Nesta época, realizou quatro jogos como central na Bundesliga, e um na Champions", destacou.

Excesso de médios e perspectivas de lucro

Com Weigl no plantel, Lage terá à sua disposição mais um médio, o que poderá levar à saída de algum dos outros jogadores disponíveis para jogar no centro do terreno.

"Com esta transferência, acho que vai sair pelo menos um jogador do BenficaSamaris, Fejsa ou Florentino. Talvez o Gedson Fernandes, mas esse já não é da posição do Weigl", alertou Marcel de Almeida, que, com a chegada do alemão, já perspectiva um bom encaixe financeiro para os cofres do Benfica.

"Eu acredito que, se ele se adaptar bem a Portugal, dentro de um ano e meio vai valorizar e o Benfica ainda vai fazer um bom lucro com a sua venda", previu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório