Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Triunfo gordo antes do Clássico: As notas do Vitória FC-FC Porto

Azuis e brancos vencem e mantém distância para o líder do campeonato, o Benfica. Sete pontos é a distância que separa as duas equipas e no próximo sábado há Clássico no Dragão.

Triunfo gordo antes do Clássico: As notas do Vitória FC-FC Porto
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/02/20 por Ruben Valente

Desporto Análise

O FC Porto venceu, este sábado, a sua vítima preferida. Perdão… Goleou a sua vítima preferida esta temporada. Em três jogos frente ao Vitória FC, os dragões venceram os três, sempre pelo mesmo resultado: 4-0. Ontem não foi excepção. Com dois tentos em cada parte do jogo, Corona (38’), Alex Telles (44’), Soares (48’) e Luis Díaz (90+1’) selaram o triunfo da equipa da Invicta.

Além da vitória gorda, um facto a registar. É que a formação orientada por Sérgio Conceição conseguiu terminar o encontro sem qualquer golo sofrido, algo que já não acontecia há oito jogos seguidos.

Mais rematador, mais ofensivo, foi com naturalidade que o FC Porto chegou à vantagem e que a aumentou, face à pouca reação da equipa sadina, que perdeu diante dos dragões na sua maior derrota no Bonfim desde 2017. Altura em que perdeu, precisamente, com os azuis e brancos, por 0-5.

Figura do jogo: Corona foi mais uma vez um dos jogadores da equipa do FC Porto que mais desequilibrou. Já jogou a extremo, a lateral, este sábado jogou como segundo avançado, e o que podemos afirmar é que em qualquer lado do campo, o mexicano é um dos jogadores mais preponderantes deste FC Porto. Luis Díaz foi um dos mais inspirados, mas atribuímos a distinção a Corona porque foi ele a desbloquear o jogo e a dar início à goleada no Sado.

Surpresa: Não há Danilo, há Sérgio Oliveira. E o FC Porto com Sérgio Oliveira ganha outra visão de jogo e outra capacidade passe. O médio portista fez uma exibição muito conseguida no meio-campo dos dragões e ofereceu sempre tranquilidade à equipa. Além disso esteve em dois golos. No primeiro bateu o livre que deu origem ao golo de Corona e no segundo, desmarcou Alex Telles com um passe só ao alcance de um verdadeiro construtor de jogo. Exímio.

Desilusão: Artur Jorge tem sido um dos elementos chave do Vitória FC. O central tem ajudado a que equipa sadina seja das menos batidas no campeonato, mas a verdade é que frente ao FC Porto foi um dos piores jogos da sua época. Desconcentrado, falhou em momentos cruciais, como por exemplo o terceiro golo do FC Porto, marcado por Soares. Artur Jorge falhou o corte e ‘ofereceu’ o 3-0 ao avançado brasileiro.

Sérgio Conceição: Mexeu no onze e deixou Marega de fora. E em abono da verdade, alguém sentiu a falta do maliano? Marega tem estado muito abaixo da sua melhor forma e Corona deu conta do recado, tal como Luis Díaz mostrou que a titularidade lhe assenta bem. O FC Porto fez uma exibição conseguida e o técnico azul e branco começou a gerir cedo (e bem) já a pensar nos próximos compromissos da equipa. Vêm aí Taça de Portugal e Clássico...

Júlio Velázquez: A equipa não entrou bem. Entrou desconcentrada e muito displicente no capítulo do passe. A estratégia não pareceu funcionar, tal como não conseguiu reagir da melhor forma aos golos sofridos. Há muitos vídeos para rever, daquilo que não se deve repetir na próxima jornada.

Árbitro Manuel Mota: Teve um jogo calmo, sem grandes lances polémicos. No lance do primeiro golo, Manuel Mota esperou pelo VAR e ajuízou bem. Soares estava em posição irregular, mas não interferiu na jogada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório