O Sporting de Braga é o novo terceiro classificado do campeonato português, depois de ter batido, na tarde deste domingo, o Sporting, por 1-0, em encontro referente à 19.ª jornada da I Liga. O resultado - em tudo semelhante àquele verificado no jogo entre as duas equipas nas meia-finais da Taça da Liga, quando os bracarenses venceram por 2-1 - permite ao conjunto liderado por Rúben Amorim ascender ao pódio da classificação.
Numa partida - a primeira desde a saída de Bruno Fernandes para o Manchester United - em que os leões entraram mais fortes, tentando jogar com a posse da bola em seu poder no meio-campo contrário, acabaram por ser os minhotos a terminarem por cima no primeiro tempo.
Nas poucas vezes em que a equipa de Jorge Silas chegou com perigo à área arsenalista, Andraz Sporar e Rafael Camacho foram os homens em evidência, ambos com um par de oportunidades perigosas para a baliza à guarda de Matheus.
Do lado do conjunto de Rúben Amorim, o destaque foi para Galeno, sempre muito ativo no lado esquerdo do ataque do Sp. Braga, e Ricardo Horta, que causou bastantes dificuldades à defesa verde e branca com investidas de qualidade, sobretudo pela direita.
Segundo tempo valeu os três pontos
Após o reatamento, foi o Sp. Braga a equipa que se apresentou com mais vontade de garantir a vitória neste encontro.
O emblema do Minho criou diversas oportunidades de perigo junta da baliza leonina, com o guarda-redes Luís Maximiano a apresentar-se a grande nível e evitando o golo do conjunto bracarense. Paulinho, Galeno e Ricardo Horta - sobretudo estes três - tiveram o golo nos pés, mas o guardião verde e branco estava inspirado e impediu o Sp. Braga de chegar à vantagem... até chegar Francisco Trincão.
O extremo, recentemente anunciado como reforço do Barcelona para a próxima temporada, saltou do banco de suplentes aos 67 minutos de jogo e, apenas nove minutos depois, aos 76', colocou o Sp. Braga na frente.
Numa jogada rápida de contra-ataque, Ricardo Horta ofereceu a bola a Galeno, que rematou cruzado; o esférico, no entanto, foi interceptado por Luís Neto, praticamente em cima da linha de golo. Na recarga, Trincão não desperdiçou a oportunidade de atirar a contar e abrir o ativo deste encontro, garantindo, simultaneamente, o triunfo da sua equipa.
Entrada direta para o pódio
Com este triunfo, o Sp. Braga passou a somar 33 pontos e ultrapassou Sporting e Famalicão, sendo o novo terceiro classificado desta I Liga.
Os leões, por seu lado, caíram para a quarta posição, registando os mesmos 32 pontos que os famalicenses, quintos classificados do campeonato ao cabo das primeiras 19 jornadas da prova.
Minuto a minuto:
90'5 - Final da partida no Municial de Braga! O Sp. Braga bateu o Sporting por 1-0, com um golo de Francisco Trincão.
90+2' - Grande oportunidade para o Sporting! Numa jogada confusa na área minhota, a bola sobrou para Jovane, que disparou de primeira, mas para a defesa de Matheus.
90' - O árbitro Jorge Sousa concedeu cinco minutos de tempo extra neste segundo tempo.
88' - Vietto tentou a sorte de fora da área, com a bola a sair por cima.
88' - Remate colocado de Rui Fonte, à figura de Maximiano.
86' - Sp. Braga também esgotou as alterações: Rui Fonte rendeu Paulinho.
84' - Sporting esgotou as substituições: saiu Ristovski e entrou Gonzalo Plata.
81' - Cartão amarelo para Fransérgio, que parou Vietto em falta.
76' - Golo do Sp. Braga! Marcou Trincão colocou os minhotos na frente, na recarga a um remate de Galeno, interceptado quase em cima da linha de golo por Luís Neto. 1-0.
75' - Grande passe de Sporar para Vietto que, na cara de Matheus, permitiu a defesa do guardião dos minhotos.
73' - Sporting também voltou a mexer: Jovane Cabral rendeu Rafael Camacho.
73' - Cartão amarelo para Paulinho pela falta cometida por Vietto.
72' - Nova substituição no Sp. Braga: saiu David Carmos e entrou Bruno Wilson.
67' - Sp. Braga também mexeu: Trincão rendeu Sequeira.
66' - Vietto viu o cartão amarelo ainda antes de entrar... por subir ao relvado antes de receber autorização da equipa de arbitragem.
66' - Substituição na equipa do Sporting: saiu Acuña para dar o lugar a Vietto, que está de regresso à competição após paragem por lesão.
63' - Mais uma defesa de Maximiano. Desta vez, na sequência de um remate rasteiro de Galeno, após um excelente passe de Paulinho. Está em grande o guarda-redes do Sporting.
63' - Agora foi André Horta a tentar a sorte de fora da grande área, mas Maximiano voltou a defender.
60' - Tiro em posição frontal de Paulinho para mais uma defesa de Maximiano.
57' - Wendel em dificuldades e a receber assistência médica depois de ter sido parado por Wallace. Os leões jogam momentaneamente com dez jogadores.
55' - Quase marcava o Sp. Braga! Ricardo Horta realizou excelente jogada individual antes de atirar com perigo, já na área do Sporting, mas Maximiano estava atento e defendeu para canto.
54' - Remate forte de Wendel, à entrada da área do Sp. Braga, para a defesa segura de Matheus.
51' - Acuña viu o cartão amarelo, depois de ter cometido falta sobre Wallace.
Confira as imagens da confusão que se originou no intervalo desta partida
46' - Recomeça o encontro na Pedreira! Desta vez, saiu o Sporting com a bola.
Nota: Muita confusão no relvado depois de Jorge Sousa apitar para o intervalo. Os jogadores das duas equipas envolveram-se em picardias e acabaram 'pegados'. Depois de serenados os ânimos, o árbitro mostrou o amarelo a Luís Neto, um dos envolvidos.
45+2' - Intervalo da partida no Municipal de Braga. Mantém-se o 0-0 no marcador.
45+2 - Amarelo também para Galeno, novamente por protestos.
45+1' - Wendel também amarelado, por protestos.
45' - Jorge Sousa concedeu dois minutos de tempo de compensação nesta primeira parte.
45' - Battaglia viu o cartão amarelo, depois de ter protestado com o árbitro Jorge Sousa.
43' - O guarda-redes do Sporting também já se encontra recuperado e em condições de seguir no encontro.
41' - Agora é Maximiano que está no chão em dificuldades, depois de chocar com Paulinho.
38' - O defesa brasileiro já está recuperado - segue o jogo.
37' - Wallace está em dificuldades no relvado, depois de um choque com Acuña, o que levou à interrupção da partida.
34' - Jogada individual de Camacho, que tentou a sorte de fora da área - o remate do extremo, porém, foi defendido por Matheus.
31' - Remate rasteiro de Wendel, à entrada da área do Sp. Braga, à figura de Matheus, que não teve dificuldades em agarrar a bola.
Nota: Bruno Fernandes está a assistir ao encontro na bancada do Municipal de Braga
29' - Cruzamento rasteiro de Galeno para a Paulinho, que chutou, mas permitiu a defesa segura de Maximiano.
27' - Paulinho combinou com Ricardo Horta na área do Sporting, depois de receber um passe de Galeno, mas atirou diretamente para a bancada.
25' - Depois de uma entrada em jogo bastante positiva do Sporting, o Sp. Braga equilibrou o encontro, estando agora a conseguir aproximar-se com mais perigo da baliza leonina.
24' - Jogada perigosa do Sp. Braga: Ricardo Horta disparou, mas o remate do jogador dos minhotos foi bloqueado por Luís Neto.
20' - Mais um cartão amarelo para jogadores do Sporting: desta vez foi Ristovski, depois de cometer uma falta sobre Sequeira.
18 - Esgaio cruzou para a área leonina, onde estava Galeno, que tentou o remate acrobática - a bola, no entanto, acabou por sair bastante frouxa, sem perigo para a baliza à guarda de Maximiano.
16' - Pontapé de fora da área de Camacho para a defesa apertada de Matheus, que afastou a bola para pontapé de canto.
10' - Coates viu o cartão amarelo depois de ter parado Galeno em falta.
9' - Mais uma oportunidade para os leões. Acuña cruzou com conta, peso e medida para a área minhota, onde surgiu Sporar que, com um remate potente, depois de receber com o peito, permitiu a defesa de Matheus.
5' - Boa entrada em jogo do Sporting, que está a dominar no capítulo da posse da bola, estando a conseguir jogar no meio-campo do Sp. Braga com relativo à vontade - ainda falta, no entanto, criar mais ocasiões de golo.
1' - Sporting já deixou o primeiro aviso. Rafael Camacho realizou jogada individual na esquerda antes de cruzar, de forma rasteira, para Eduardo. O médio leonino atirou de primeira, à entrada da pequena área, mas a defensiva do Sp. Braga conseguiu cortar para pontapé de canto.
1' - Já rola a bola no Municipal de Braga! Saiu a jogar a equipa da casa.
Onzes:
Sporting de Braga: Matheus; Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Wallace, Sequeira; Fransérgio, André Horta; Ricardo Horta, Galeno, Paulinho.
Suplente: Tiago Sá, Bruno Wilson, Wilson Eduardo, Diogo Viana, Rui Fonte, Trincão, Samuel.
Sporting: Maximiano; Ristovski, Coates, Neto, Borja; Battaglia, Eduardo, Wendel; Acuña, Rafael Camacho, Sporar.
Suplentes: Diogo Sousa, Rosier, Doumbia, Jesé, Gonzalo Plata, Jovane Cabral, Vietto.
Antevisão: O Sporting de Braga recebe o Sporting esta quinta-feira, numa partida da 19.ª jornada da I Liga e que irá trazer alterações na tabela classificativa, nomeadamente na luta pelos lugares europeus.
À entrada para a presente ronda, os leões ocupam a terceira posição, com 32 pontos, os mesmos que o Famalicão, terceiro classificado.
Os minhotos, por seu lado, estão no quinto posto, com 30 pontos, pelo que encaram este duelo como uma 'chance de ouro' para subirem ao pódio do campeonato.
O primeiro teste pós-Bruno Fernandes
De salientar que este será o primeiro jogo do Sporting desde a saída de Bruno Fernandes. Sem o seu antigo capitão, a equipa de Jorge Silas terá, forçosamente, de promover pelo menos uma alteração no meio-campo leonino.
Resta saber em que atleta irá apostar o técnico verde e branco para ocupar a vaga deixada em aberto pelo agora futebolista do Manchester United, e de que forma a sua saída poderá afetar a qualidade do futebol do Sporting.
No Municipal de Braga, a bola vai começar a rolar às 17h30, numa partida que contará com a arbitragem de Jorge Sousa e que poderá acompanhar, em direto, no Desporto ao Minuto.