Leão de Amorim continua a carburar à boleia do menino-golo Jovane
Jovane Cabral volto a brilhar no encontro, com dois golos. Equipa de Alvalade volta ao terceiro lugar.
© Global Imagens
Desporto 28.ª Jornada
O Sporting não teve dificuldades para levar de vencida, esta sexta-feira, o Belenenses SAD, por 3-1, no jogo que encerrou a jornada 28 do campeonato português.
Licá abriu o marcador para o Belenenses SAD aos nove minutos, mas o Sporting reagiu de seguida com um golo de Coates, com uma dedicatória especial para Mathieu. Jovane Cabral voltou a estar em destaque no encontro, fazendo os dois golos que fixaram o resultado final.
Resumo do Jogo: Grande início de jogo na Cidade do Futebol, casa emprestada do Belenenses SAD para este final de temporada. A equipa de Rúben Amorim até entrou bem no encontro e esteve perto de abrir o marcador logo aos três minutos por Sporar, mas um corte providencial de Show evitou males maiores. De notar o facto de todos os jogadores do Sporting terem entrado em campo com "Mathieu" inscrito nas camisolas, numa homenagem ao defesa-central francês que esta semana terminou a carreira de futebolista.
Os azuis não acusaram esta entrada dos leões, e foi mesmo a equipa da casa a abrir o marcador aos nove minutos por intermédio de Licá. A equipa de Petir pressionou alto e Eduardo Quaresma errou no passe. Show recuperou a bola e serviu Licá para o primeiro desta tarde/noite.
Só que o golo madrugador acordou o Sporting, que respondeu de imediato. Wendel cobrou o pontapé de canto e Coates fez o empate aos 21’, com uma dedicatória especial para Jérémy Mathieu. Koffi ficou muito mal na fotografia. O guarda-redes saiu em falso e permitiu o golo de Coates.
O Belenenses SAD respondeu bem ao empate com vários cruzamentos perigosos em poucos minutos, mas o génio de Jovane Cabral, em grande forma nos últimos jogos, entrou em cena e desbloqueou o resultado a favor da equipa de Alvalade.
O jovem extremo marcou mais um golaço aos 26 minutos, o terceiro em outros tantos encontros, com um pontapé acrobático na pequena área, após um cruzamento de Ristovski, titular nesta partida no lugar de Rafael Camacho, completando assim a primeira reviravolta desde que Rúben Amorim chegou ao clube de Alvalade.
Já em tempo de compensação, Rúben Lima entrou de forma imprudente sobre Sporar e o árbitro Hélder Malheiro apontou de pronto para a marca da grande penalidade. Koffi ainda defendeu o primeiro remate de Jovane Cabral, mas o juiz lisboeta mandou repetir o castigo máximo porque o guarda-redes da equipa da casa saiu da linha de golo antes do remate. À segunda, o extremo marcou e bisou na partida, alcançando também o primeiro bis da carreira.
O Sporting entrou para o segundo tempo sem Jovane Cabral, que saio lesionado ao intervalo, mas com um Francisco Geraldes em forma e que esteve perto de marcar logo nos minutos iniciais da etapa complementar. Ristovski tirou um cruzamento rasteiro da direita, e o médio rematou de primeira para uma defesa atenta de Koffi.
A equipa da casa respondeu nos minutos seguintes e esteve perto de fazer o segundo no encontro. Rúben Lima cobrou um pontapé de canto e Cassierra, um dos mais ativos do lado dos comandados de Petit, cabeceou perto do poste da baliza de Maximiano.
De seguida, aos 63 minutos, foi a vez de Coates estar novamente perto de marcar no encontro. Na sequência de pontapé de canto, o defesa-central voltou a ganhar nas alturas, mas desta vez o guarda-redes do Belenenses SAD , ao contrário do lance do primeiro golo dos leões, estava atento e defendeu o cabeceamento do uruguaio.
A equipa da casa voltaria a estar perto do segundo na partida aos 75 minutos. Marco Matias, que esteve em bom plano no encontro, escapou à defesa leonina e pediu grande penalidade, mas árbitro apontou para fora de jogo. O lance ainda foi revisto pelo videoárbitro, que confirmou a decisão do juiz lisboeta.
Até final, o Sporting foi segurando a vantagem e alcançou a terceira vitória seguida em outros tantos jogos. Os leões regressa, assim, ao terceiro lugar do campeonato com 52 pontos, mais dois do que o Sporting de Braga. O Belenenses SAD mantém a 14.ª posição da tabela classificativa com 30 pontos.
Momento do jogo: Jovane Cabral parece estar talhado para golaços nos últimos encontros. Depois de dois belos golos contra Paços de Ferreira e Tondela, o avançado voltou a marcar um excelente golo frente ao Belenenses SAD com um pontapé acrobático que consumou a reviravolta no marcador.
Belenenses SAD | vs | Sporting |
46% | Posse de bola | 54% |
3 | Remates à baliza | 7 |
8 | Cantos | 7 |
4 | Foras de jogo | 0 |
25 | Faltas | 10 |
4/0 | Cartões amarelos/vermelhos | 1/0 |
Minuto a minuto:
90'+4 - Apito final na Cidade do Futebol.
90' - Quatro minutos de compensação.
87' - Ruben Amorim esgota as alterações. Battaglia entra para o lugar de Wendel.
84' - Cartão amarelo para Dieguinho.
80' - Gonzalo Plata vê um cartão amarelo.
78' - Petit esgota as alterações. Saem Show e Tiago Esgaio, entram Robinho e Calila.
77' - Geraldes muito ativo neste segundo tempo. O médio atirou a meia altura, e Koffi esticou-se todo para defender o remate.
75' - Marco Matias escapa à defesa leonina e pediu penálti, mas árbitro apontou para fora de jogo. O lance ainda foi revisto pelo videoárbitro, que confirmou a decisão.
74' - Geraldes atirou para boa defesa de Koffi.
73' - Nova mexida no Sporting. Ristovski sai para a entrada de Rafael Camacho.
70' - Dieguinho a mostrar serviço nos primeiros segundos em campo. O jogador arriscou um remate de longe, mas Maximiano estava atento e encaixou à segunda.
68' - No Belenenses SAD também há duas mexidas. Licá e Cassierra são substituídos por Keita e Dieguinho.
67' - Duas alterações no Sporting. Ilori e Doumbia entram para os lugares de Eduardo Quaresma e Matheus Nunes.
63' - Enorme defesa de Koffi. Na sequência de pontapé de canto, Coates volta a ganhar nas alturas, mas desta vez o guarda-redes do Belenenses SAD estava atento e defendeu o cabeceamento do uruguaio.
63' - Sporar tenta o remate de longe, mas a bola passa ao lado da baliza de Koffi.
61' - Petit faz uma mexida. André Santos entra para o lugar de Pina
58' - Rúben Lima cobra um canto e Cassierra cabeceia perto do poste da baliza de Maximiano.
53' - Novamente Francisco Geraldes. Ristovski tira um cruzamento atrasado para o remate de primeira do médio, mas Koffi defendeu.
49' - Rúben Lima bate um livre muito longe da baliza de Max, mas a bola sai ao lado do poste.
46' - Boa jogada de ataque do Sporting. Sporar tocou para Francisco Geraldes, mas o médio não conseguiu rematar. Na sequência do lance, Ristovski atirou por cima.
46' - Recomeça a partida na Cidade do Futebol.
45' - Rúben Amorim faz uma alteração ao intervalo. Francisco Geraldes entra para o lugar de Jovane que sai lesionado.
45'+3 - Intervalo na Cidade do Futebol. O Sporting começou a perder, mas deu a volta ao marcador na parte final da etapa inicial do encontro.
45'+2 - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE CABRAL! À segunda, o extremo atirou para um lado e o guarda-redes foi para o outro.
45'+1 - Koffi vê cartão amarelo na sequência do lance anterior.
45'+1 - Koffi defende o remate de Jovane, mas o lance vai ser repetido. O guarda-redes estava fora da linha de golo antes do apito de Hélder Malheiro.
45' - Grande penalidade para o Sporting- Ruben Lima fez falta sobre Sporar dentro da área.
45' - Dois minutos de compensação.
42' - Licá volta a colocar a bola no fundo das redes do Sporting, mas o lance é invalidado por fora de jogo do internacional português.
36' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE CABRAL! Ristovski cruzou da direita, e o extremo, com um pontapé acrobático, colocou os leões a vencer.
35' - Mais uma vez Cassierra. O extremo aparece em zona frontal e remata para boa defesa de Maximiano.
34' - Cartão amarelo para Nilton Varela.
32' - Cassierra atirou de primeira, com o pé direito, mas a bola saiu por cima da baliza
31' - Rúben Lima bate um pontapé de canto para a entrada da área, e a bola chega a Show que rematou ao lado da baliza.
26' - Marco Matias tira o cruzamento para área, mas a bola não chega a Licá.
22' - Coates com dedicatória especial para Mathieu, que esta semana se retirou do futebol por culpa de uma lesão no joelho.
21' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA COATES! Wendel bateu o canto, e o uruguaio saltou mais alto do que todos para igualar o encontro. Koffi ficou mal na fotografia. O guarda-redes saiu em falso e permitiu o golo de Coates.
21' - Cartão amarelo para André Santos.
17' - Os azuis têm estado por cima nos últimos minutos, com alguns cruzamentos perigosos para a área de Max.
13' - Belenenses SAD muito pressionante na saída para o ataque do Sporting, procurando o erro dos leões.
9' -GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO BELENENSES SAD! MARCA LICÁ! Azuis pressionaram a saída de bola dos leões, Eduardo Quaresma falhou o passe e a bola acabou por chegar a Show que serviu Licá para o primeiro do encontro.
9' - Show atira perto da trave da baliza de Maximiano.
3' - Corte providencial de Show. Sporar seguia isolado, depois de um passe de Jovane, mas o médio tirou a bola ao esloveno quando este se preparava para rematar.
1' - Jogadores do Sporting têm "Mathieu" inscrito nas camisolas. Bonita homenagem dos colegas de equipa ao central que terminou esta semana a carreira.
0' - Hélder Malheiro apita para o início do encontro.
Pré-jogo:
19h15 - Equipas cumprem um minuto de silêncio em memória de Pedro Lima.
19h00 - Nuno Coelho e Koffi apresentaram algumas queixas no aquecimento, mas estão aptos para o encontro.
18h48 - As equipas já aquecem no relvado da Cidade do Futebol
18h05 - Já são conhecidas as equipas iniciais para este dérbi lisboeta!
ONZE DO BELENENSES SAD: Koffi, Cafu Phete Nuno Coelho, Rúben Lima, Tiago Esgaio, André Santos, Show, Nilton Varela, Licá, Marco Matias e Cassierra.
ONZE DO SPORTING: Maximiano, Ristovski, Coates, Borja, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Wendel, Jovane Cabral, Plata e Sporar.
CONSTITUIÇÃO OFICIAL DAS EQUIPAS!Belenenses - Sporting CP#futebolcomtalento #LigaPortugal #LigaNOS #BELSCPhttps://t.co/AVppDbWJeG
— Liga Portugal (@ligaportugal) June 26, 2020
17h55 - Sporting chega à Cidade do Futebol, em Oeiras.
Aqui estão eles! #BELSCP #LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/6CzzhWZCz5
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) June 26, 2020
Antevisão: O Sporting desloca-se, esta sexta-feira, até à Cidade do Futebol, em Oeiras, para tentar recuperar o terceiro lugar no campeonato português, precisando para isso de vencer na casa emprestada do Belenenses SAD, em partida que marca o encerramento da 28.ª jornada da prova.
A equipa orientada por Rúben Amorim vem de duas consecutivas em casa diante de Paços de Ferreira e Tondela, sequência que permitiu aos verde e brancos 'roubar' o terceiro lugar aos bracarenses, e podem voltar ao lugar mais baixo do pódio em caso de triunfo em casa do Belenenses SAD.
Por outro lado, a equipa orientada por Petit ocupa uma posição tranquila na tabela classificativa - 14.º com 30 pontos -, mas a boa forma do Portimonense, que ainda não perdeu nenhum jogo desde a retoma, obriga os azuis a entrarem com algumas cautelas para o encontro.
O encontro tem apito inicial marcado para as 19h15 na Cidade do Futebol, em Oeiras, e será arbitrado por Hélder Malheiro. Acompanhe todas as incidências do encontro, ao minuto, na página do Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com