O Sporting visita o reduto do Moreirense na noite deste domingo, em partida da 30.ª jornada da I Liga. Para o encontro em Moreira de Cónegos, Rúben Amorim recebeu duas excelentes notícias, como são os regressos de Marcos Acuña e Jovane Cabral às opções, confirmados pelo próprio treinador na conferência de imprensa de antevisão do duelo.
Enquanto o extremo cabo-verdiano desfalcou a formação leonina apenas na vitória na receção ao Gil Vicente, o argentino não atua desde o triunfo sobre o Paços de Ferreira, a 12 de junho. Ambos estiveram a contas com problemas físicos, mas já se encontram disponíveis para ir a jogo, caso seja essa a intenção de Amorim.
No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o Sporting tratará de tentar repor a vantagem de cinco pontos para o Sporting de Braga, que goleou (4-0) o Desportivo das Aves no sábado, aproximando-se do pódio da tabela classificativa do campeonato. De momento, os leões ocupam o terceiro posto, mas com somente mais dois pontos que os arsenalistas. Uma diferença que pode voltar a fixar-se em cinco pontos, caso o Sporting vença em Moreira de Cónegos.
A equipa da casa, por outro lado, tem o oitavo posto da I Liga à espreita. O Moreirense pretenderá aproveitar a derrota (3-1) do Boavista na visita à Luz, no sábado, para ultrapassar os nortenhos na classificação e dar seguimento a um excelente momento de forma, que se traduz em apenas uma derrota nas últimas onze jornadas do nosso campeonato.
O Moreirense-Sporting tem início previsto para as 21h deste domingo. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo, as principais incidências do encontro.
Discurso direto dos treinadores
Ricardo Soares
Possibilidades da sua equipa: Este é um jogo que nós, Moreirense, vamos tentar vencer, sabendo que o adversário é uma equipa 'grande', com qualidade. Mas, acredito que, se o Sporting não estiver num dia bom e nós estivermos num dia excelente, podemos vencer.
Bom momento do Moreirense: Cada treinador tem a sua linha de orientação, para que a equipa possa ser assertiva defensivamente e concretizadora no ataque. Isso é o que eu quero para as minhas equipas. [O que temos conseguido] é fruto do compromisso coletivo e da qualidade dos jogadores. Mas, estes números só fazem sentido a partir dos momentos em que conquistamos pontos.
Rúben Amorim
Regresso de jogadores importantes à equipa: É sempre um bom sinal. O Jovane vinha de uma sequência muito boa e o Marcos Acuña é um jogador muito experiente que nos dá cosias diferentes do Nuno Mends. Mas os outros mostraram que também têm qualidade e que aqueles que à, partida, tinham um lugar garantido, também têm de lutar por um lugar.
Acuña e Nuno Mendes titulares em simultâneo: Todos os jogadores conseguiram adaptar-se bem. O Marcos pode jogar mais à frente, mas penso que não é a melhor posição para ele. Quem estiver melhor durante a semana irá a jogo.
Moreirense: É uma excelente equipa e tem um excelente treinador. É muito organizada defensivamente. Joguei lá por outro clube e tivemos pressão alta no início, mas nos últimos jogos estão com o bloco mais baixo. São muito fortes nas boladas paradas e têm jogadores com muita qualidade que podem mudar a sua maneira de jogador. Por exemplo, o Pedro Nunes jogando na ala vem muito para dentro. O Gabrielzinho é mais um extremo. Tem muitas soluções e joga sempre pressão. Querem mostrar que não é por acaso que têm uma derrota em 11 jogos. Mas o Sporting está preparado. Vamos encontar uma equipa muito motivada. Escolhemos os jogadores com mais energia e menos cansada, pois vai ser uma luta. Uma luta boa.
Últimos onzes
Moreirense: Pasinato, João Aurélio, Rosic, Iago Santos, Conté, Mané, Filipe Soares, Alex Soares, Fábio Abreu, Luís Machado, Gabrielzinho.
Sporting: Maximiano, Ristovski, Coates, Quaresma, Borja, Nuno Mendes, Wendel, Matheus Nunes, Camacho, Plata, Sporar.
Últimos resultados:
Moreirense: V-D-E-E-V
Sporting: E-V-V-V-V
Indisponíveis
Moreirense: Fábio Pacheco (em dúvida)
Sporting: Luiz Phellype (lesionado)