Jakobsen agradece estar vivo e poder lutar pelo regresso ao ciclismo

O holandês Fabio Jakobsen (Deceunick-QuickStep) agradeceu hoje por ter sobrevivido à grave queda na Volta a Polónia e por poder lutar pelo regresso ao ciclismo, embora ainda tenha de ser submetido a várias cirurgias ao rosto.

Notícia

©

Lusa
18/08/2020 13:48 ‧ 18/08/2020 por Lusa

Desporto

Atleta

Jakobsen, de 23 anos, abordou hoje pela primeira vez o incidente, sem nunca referir o nome do compatriota Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que o empurrou para as barreiras, na disputa ao 'sprint' da primeira etapa da Volta à Polónia, em 05 de agosto.

"Quero que todos saibam que estou muito agradecido por continuar vivo. Todas as mensagens e palavras de apoio deram-me uma força tremenda. Passo a passo, eu posso olhar, lentamente, para o futuro, e lutar pela recuperação", escreveu o corredor, que esteve dois dias em coma induzido.

Na mensagem divulgada pela Deceunick-QuickStep, o campeão holandês expressou a imensa gratidão para com a equipa médica e de enfermagem que o trataram em Katowice, logo após a queda.

"Estive uma semana na unidade de cuidados intensivo do hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec, onde me operaram imediatamente durante cinco horas e me deram a hipótese de viver. Estou muito grato a todos do hospital", prosseguiu Jakobsen, reconhecendo ter sido "difícil" e um "período negro", em que "temia pela não sobrevivência".

A organização da corrida polaca, a equipa e a família são os restantes visados nesta carta de agradecimento, em que o holandês dá conta da transferência para o centro médico universitário de Leiden, no departamento de otorrinolaringologia.

"Passo a passo eu poderei começar a viver de forma mais independente. Agora estou em casa, onde posso continuar a recuperação das feridas na minha cara e das minhas lesões. Além disso, tenho de descansar muito nos próximos meses por causa de uma concussão severa. E, nas próximas semanas e meses, vou passar por múltiplas cirurgias e tratamento para corrigir as lesões faciais", descreveu.

O 'sprint' irregular levou à desqualificação de Groenewegen, e levou o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-QuickStep, Patrick Lefevere, a anunciar a apresentação de queixa-crime contra o ciclista da Jumbo-Visma, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Groenewegen, que viria a lamentar o incidente com o compatriota e a confessar pensar "constantemente" em Jakobsen, está, neste momento, suspenso pela sua equipa, enquanto aguarda o desfecho do processo da UCI.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas