Andalucía en fiesta! Sevilla vence Inter e conquista a sexta Liga Europa
Equipa orientada por Julen Lopetegui esteve a perder, mas conseguiu, por duas vezes, saltar para frente do marcador e conquistou a sexta Liga Europa.
© Getty Images
Desporto Liga Europa
O Sevilla alcançou, esta sexta-feira, a sua sexta vitória da história na Liga Europa ao vencer na final os italianos do Internazionale Milano, por 3-2. São seis vitórias em outras tantas finais para a formação da Andaluzia, que parece talhada para vencer a segunda prova de clubes mais importante da Europa.
O encontro realizado em Colónia, e num estádio sem adeptos, começou a todo o gás com um golo do Internazionale logo aos cinco minutos. Barella lança o contra-ataque e serve Lukaku que bate em velocidade Diego Carlos que só trava o belga com a falta clara dentro da área. Na cobrança da grande penalidade, o avançado não desperdiçou e igualou o número de golos de Ronaldo Nazário na época de estreia no Inter: 34.
A resposta do Sevilla, o recordista de títulos nesta segunda prova mais importantes de clubes europeus, não se fez esperar e apenas sete minutos depois Luuk de Jong, que tinha marcado diante do Manchester United o golo que colocou o Sevilla nesta final, igualou o marcador em Colónia. Navas cruzou da direita, o holandês anticipou-se a Godín e já em queda consegue cabecear certeiro para o fundo das redes. Handanovic ainda toca na bola, mas o cabeceamento do holandês foi fortíssimo.
O encontro foi desenvolvendo-se numa toada mais morna até à parte final da primeira parte em que as duas equipas marcaram com apenas três minutos de diferença.
O Sevilla saltou pela primeira vez para a frente do marcador com um bis de Luuk de Jong aos 33 minutos. Banega bateu o livre para o segundo poste, o holandês desmarca-se bem da defesa adversária e faz o segundo da sua contagem nesta final inédita da Liga Europa.
A resposta do Internazionale surgiu três minutos depois e também através de um livre. Brozovic tira o cruzamento para a área, Godín antecipa-se a Diego Carlos, que já tinha estado em evidência no golo de Lukaku, e igualou o marcador.
Já no segundo tempo, as duas equipas foram-se anulando, sem grande oportunidades de golo, até que a formação orientada por Julen Lopetegui voltou a saltar para a frente do marcador aos 74 minutos, num lance algo confuso e no qual esteve em evidência Diego Carlos, que tinha cometido erros nos dois golos da equipa italiana. Banega cruzou para a área, a defesa do Inter afastou mal e a bola sobra para o ex-FC Porto que, de bicicleta, atira na direção do fundo das redes, com a bola ainda a desviar em Lukaku e a trair Handanovic.
A formação nerazzurri esteve a um passo de voltar a igualar o marcador aos 82 minutos, num lance muito confuso na área sevilhana. Moses ficou isolado e enrolou-se com dois defesas e o guarda-redes do Sevilla ao tentar rematar. A bola sobra para Alexis Sanchéz que desvou de forma subtil em direção à baliza, mas Koundé, em cima da linha de golo, afasta a bola.
O Sevilla conquista, assim, a sexta Liga Europa do seu historial em outras tantas finais disputadas, depois das conquistas em 2005/06, 2006/07, 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Quem também faz história é Julen Lopetegui que alcançou o seu primeiro título enquanto treinador profissional, depois de uma passagem muito bem sucedida pelas seleções jovens de Espanha. Como treinador principal tinha orientado FC Porto e Real Madrid, mas sem conquistar quaisquer títulos nestes emblemas.
Momento do jogo: Diego Carlos esteve num plano negativo nos dois golos do Internazionale, mas foi do seu pé que saiu o remate que deu a vitória no encontro ao Sevilla. Com um pontapé de bicicleta, o ex-FC Porto atirou para o fundo das redes e resolveu o encontro para a formação andaluz.
Minuto a minuto:
90+6' - Apito final em Colónia. O Sevilla conquista a Liga Europa.
90+1' - Bono faz uma boa mancha a remate de Candreva.
90' - Seis minutos de compensação.
90' - Godín sai para a entrada de Candreva
86' - Sai também o autor do golo Diego Carlos e entra para o seu lugar o ex-Sporting Gudelj, que até à pouco tempo estava infetado com o novo coronavírus.
85' - Lopetegui faz mais uma alteração. De Jong, que bisou no encontro, sai para o lugar de En-Nesyri.
82' - Muita confusão na área do Sevilla. Moses ficou isolado e enrolou-se com dois defesas e o guarda-redes do Sevilla ao tentar rematar. A bola sobra para Alexis Sanchéz que desvou de forma subtil em direção à baliza, mas Koundé, em cima da linha de golo, afasta a bola.
78' - Três mudanças no Inter. Saem Gagliardini, Lautaro e D'Ambrosio e entram Eriksen, Alexis Sanchéz e Moses.
77' - Alteração no Sevilla. Sai Suso e entra Franco Vazquez.
74' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SEVILLA! AUTOGOLO DE LUKAKU! Banega cruza para a área, a defesa do Inter afasta mal e a bola sobra para Diego Carlos que, de bicicleta, atira para o fundo das redes, com a bola a desviar em Lukaku e a trair Handanovic.
73' - Cartão amarelo para Gagliardini.
70' - Confirma-se a saía de Ocampos. Entra para o seu lugar Munir.
69' - Ocampos senta-se no relvado. Não vai conseguir continuar.
65' - Grande defesa de Bono a remate de Lukaku! O belga foge a Diego Carlos, isola-se e atira para uma enorme intervenção do guarda-redes do Sevilla.
61' - Disparo de Ocampos sai muito por cima
59' - Mais um lateral a rematar. Desta vez é o inglês Young a rematar por cima da baliza de Bono.
57' - Reguilón arrisca o remate de longe, mas a bola vai às malhas laterais.
55' - Cartão amarelo para Bastoni.
54' - Suso tenta a sorte de fora da área, mas o remate sai ao lado
52' - Bom remate de Gagliardini, mas Diego Carlos dá o corpo ao manifesto e afasta a bola.
Veja as melhores imagens do encontro
46' - Começa a segunda parte do encontro.
45+1' - Intervalo em Colónia.
45+1' - Bela defesa de Handanovic! Livre batido por Banega, Ocampos cabeceia, mas o esloveno desvia por cima da trave.
45' - Um minuto de compensação.
45' - Agora é a vez de Banega de ver cartão amarelo.
41' - Cartão amarelo por Barella por falta sobre Banega.
36' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO INTER! EMPATA GODIN. Brozovic tira o cruzamento para a área, Godín antecipa-se a Diego Carlos, que já tinha estado em evidência no golo de Lukaku, e iguala o marcador apenas três minutos depois.
33' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SEVILLA! BISA DE JONG. Livre batido por Banega para o segundo poste, o holandês desmarca-se bem da defesa adversária e faz o segundo da sua contagem
28' - Falha também D'Ambrosio. Roberto Gagliardini tirou um cruzamento na direção da área, e o cabeceamento do lateral também não produz perigo para a baliza adversária.
27' - Banega tira um cruzamento para a área, mas o cabeceamento de Ocampos sai por cima da baliza.
22' - Ocampos tenta a sua sorte de um ângulo difícil, mas a bola vai às malhas laterais.
20' - Lautaro Martínez conduz o contra-ataque desde o meio campo, mas já perto da área é desarmado sem falta por Navas.
18' - Inter volta a criar perigo. Cruzamento desde longe de Young, com D'Ambrosio a aparecer solto na área. Contudo, o remate do italiano sai muito ao lado.
18' - Conte protesta a decisão do juiz da partida e vê cartão amarelo.
17' - Jogadores do Inter pedem penálti por mão na bola de Diego Carlos, mas o árbitro manda jogar.
12' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOO DO SEVILLA! Marca De Jong. Navas cruza da direita, o holandês, que já tinha marcado na última ronda ao Manchester United, anticipa-se a Godín e já em queda consegue cabecear certeiro para o fundo das redes! Handanovic ainda toca na bola, mas o cabeceamento do holandês foi fortíssimo.
5' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO DO INTER! Marca Lukaku! Bono adivinhou o lado, mas não conseguiu travar o remate forte do belga.
4' - Cartão amarelo para Diego Carlos.
3' - Barella lança o contra-ataque e serve Lukaku que bate em velocidade Diego Carlos que só trava o belga com a falta clara dentro da área.
3' - Grande penalidade para os italianos. Diego Carlos faz falta sobre Lukaku dentro da área.
3 ' - Sevilla entra a todo o gás. Lançamento longo para a área, Handanovic não agarra e Fernando remata contra um adversário
0' - Começa o encontro em Colónia
Atualizações e equipas iniciais
19h57: As três equipas já estão no relvado. Está prestes a começar a partida entre Inter e Sevilla.
19h50: Os jogadores já fizeram exercícios de aquecimento e ouvem agora as últimas instruções de Conte e Lopetegui.
19h40: Aí está a imagem do troféu que hoje pertencerá a Sevilla ou Inter.
Five-time competition winners Sevilla vs three-time UEFA Cup champions Inter...#UELfinal pic.twitter.com/ZnA0mEOH8A
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020
18h56 - Já há equipas iniciais de Sevilla e Internazionale para a final da Liga Europa.
Sevilla: Bono, Navas, Jules Koundé, Diego Carlos, Reguillón, Fernando, Banega, Joan Jordán, Suso, Ocampos e De Jong.
XI del #SevillaFC @Inter: Bono - Jesús Navas, Koundé, Diego Carlos, Reguilón - Fernando, Jordán, Banega, Ocampos, Suso - De Jong. #UELFinal #UEL #WeareSevilla pic.twitter.com/nuGfLU9OWi
— Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) August 21, 2020
Inter: Handanovic, D'Ambrosio, Godín, De Vrij, Bastoni, Ashley Young, Brozovic, Barella, Gagliardini, Romelu Lukaku e Lautaro Martínez.
FORMAZIONEEcco gli titolari scelti da Antonio Conte per la #UELfinal #SivigliaInter #UEL#FORZAINTER pic.twitter.com/QMQ324ne50
— Inter (@Inter) August 21, 2020
17h20 - O Internazionale dá o mote para a final e pede aos adeptos para se vestirem a rigor.
DRESS CODEQuesta sera ci si veste rigorosamente di e ...#UELfinal #UEL #SivigliaInter #FORZAINTER pic.twitter.com/acbMT3asWP
— Inter (@Inter) August 21, 2020
17h05 - O Sevilla recorreu às redes sociais para deixar um aviso para os adeptos evitarem as concentrações na via pública.
Recuerda No se deben producir concentraciones en la vía pública. En Puerta Jerez se activará un dispositivo especial para impedir cualquier celebración.Gracias por vuestra colaboración. ¡Mucha suerte #WeareSevilla @EmergenciasSev pic.twitter.com/sZsWTuFeQY
— Ayuntamiento de Sevilla (@Ayto_Sevilla) August 21, 2020
Antevisão: Sevilha e Internazionale disputam esta sexta-feira a final da Liga Europa, em Colónia, depois de uma final a oito disputada na Alemanha, em eliminatória a uma só mão, devido à pandemia de covid-19
Os espanhóis, orientados pelo ex-FC Porto Julen Lopetegui, procuram a sexta conquista da segunda competição europeia de clubes, depois terem deixado pelo caminho a AS Roma, de Paulo Fonseca, o Wolverhampton, comandado por Nuno Espírito Santo, e o Manchester United, onde alinha Bruno Fernandes.
Por seu turno, Internazionale, que chega a esta final depois de ter sido relegado da Liga dos Campeões após o terceiro lugar na fase de grupos, vai participar na quinta final desta competição, a qual venceu em três ocasiões, todas na década de 1990, e regressa a uma final europeia 10 anos depois, após a conquista da Liga dos Campeões sob o comando de José Mourinho.
Os homens de Antonio Conte eliminaram Getafe, Bayer Leverkusen, e o Shakhtar Donetsk, treinado por Luís Castro, antes de se qualificamre para a final.
O encontro entre Sevilla e Internazionale tem apito inicial marcado para as 21h00 (20h00 em Lisboa) e vai ser arbitrado pelo holandês Danny Makkelie, num encontro que decorre sem público nas bancadas. Poderá acompanhar esta final, ao minuto, na página do Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com