Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Andalucía en fiesta! Sevilla vence Inter e conquista a sexta Liga Europa

Equipa orientada por Julen Lopetegui esteve a perder, mas conseguiu, por duas vezes, saltar para frente do marcador e conquistou a sexta Liga Europa.

Andalucía en fiesta! Sevilla vence Inter e conquista a sexta Liga Europa
Notícias ao Minuto

21:54 - 21/08/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

O Sevilla alcançou, esta sexta-feira, a sua sexta vitória da história na Liga Europa ao vencer na final os italianos do Internazionale Milano, por 3-2. São seis vitórias em outras tantas finais para a formação da Andaluzia, que parece talhada para vencer a segunda prova de clubes mais importante da Europa.

O encontro realizado em Colónia, e num estádio sem adeptos, começou a todo o gás com um golo do Internazionale logo aos cinco minutos. Barella lança o contra-ataque e serve Lukaku que bate em velocidade Diego Carlos que só trava o belga com a falta clara dentro da área. Na cobrança da grande penalidade, o avançado não desperdiçou e igualou o número de golos de Ronaldo Nazário na época de estreia no Inter: 34.

A resposta do Sevilla, o recordista de títulos nesta segunda prova mais importantes de clubes europeus, não se fez esperar e apenas sete minutos depois Luuk de Jong, que tinha marcado diante do Manchester United o golo que colocou o Sevilla nesta final, igualou o marcador em Colónia. Navas cruzou da direita, o holandês anticipou-se a Godín e já em queda consegue cabecear certeiro para o fundo das redes. Handanovic ainda toca na bola, mas o cabeceamento do holandês foi fortíssimo.

O encontro foi desenvolvendo-se numa toada mais morna até à parte final da primeira parte em que as duas equipas marcaram com apenas três minutos de diferença.

Sevilla saltou pela primeira vez para a frente do marcador com um bis de Luuk de Jong aos 33 minutos. Banega bateu o livre para o segundo poste, o holandês desmarca-se bem da defesa adversária e faz o segundo da sua contagem nesta final inédita da Liga Europa.

A resposta do Internazionale surgiu três minutos depois e também através de um livre. Brozovic tira o cruzamento para a áreaGodín antecipa-se a Diego Carlos, que já tinha estado em evidência no golo de Lukaku, e igualou o marcador.

Já no segundo tempo, as duas equipas foram-se anulando, sem grande oportunidades de golo, até que a formação orientada por Julen Lopetegui voltou a saltar para a frente do marcador aos 74 minutos, num lance algo confuso e no qual esteve em evidência Diego Carlos, que tinha cometido erros nos dois golos da equipa italiana. Banega cruzou para a área, a defesa do Inter afastou mal e a bola sobra para o ex-FC Porto que, de bicicleta, atira na direção do fundo das redes, com a bola ainda a desviar em Lukaku e a trair Handanovic.

A formação nerazzurri esteve a um passo de voltar a igualar o marcador aos 82 minutos, num lance muito confuso na área sevilhana. Moses ficou isolado e enrolou-se com dois defesas e o guarda-redes do Sevilla ao tentar rematar. A bola sobra para Alexis Sanchéz que desvou de forma subtil em direção à baliza, mas Koundé, em cima da linha de golo, afasta a bola.

O Sevilla conquista, assim, a sexta Liga Europa do seu historial em outras tantas finais disputadas, depois das conquistas em 2005/06, 2006/07, 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Quem também faz história é Julen Lopetegui que alcançou o seu primeiro título enquanto treinador profissional, depois de uma passagem muito bem sucedida pelas seleções jovens de Espanha. Como treinador principal tinha orientado FC Porto e Real Madrid, mas sem conquistar quaisquer títulos nestes emblemas.

Momento do jogo: Diego Carlos esteve num plano negativo nos dois golos do Internazionale, mas foi do seu pé que saiu o remate que deu a vitória no encontro ao Sevilla. Com um pontapé de bicicleta, o ex-FC Porto atirou para o fundo das redes e resolveu o encontro para a formação andaluz.

Minuto a minuto:

90+6' - Apito final em Colónia. O Sevilla conquista a Liga Europa.

90+1' - Bono faz uma boa mancha a remate de Candreva.

90' - Seis minutos de compensação.

90'Godín sai para a entrada de Candreva

86' - Sai também o autor do golo Diego Carlos e entra para o seu lugar o ex-Sporting Gudelj, que até à pouco tempo estava infetado com o novo coronavírus.

85' - Lopetegui faz mais uma alteração. De Jong, que bisou no encontro, sai para o lugar de En-Nesyri.

82' - Muita confusão na área do Sevilla. Moses ficou isolado e enrolou-se com dois defesas e o guarda-redes do Sevilla ao tentar rematar. A bola sobra para Alexis Sanchéz que desvou de forma subtil em direção à baliza, mas Koundé, em cima da linha de golo, afasta a bola.

78' - Três mudanças no Inter. Saem Gagliardini, Lautaro e D'Ambrosio e entram Eriksen, Alexis Sanchéz e Moses.

77' - Alteração no Sevilla. Sai Suso e entra Franco Vazquez.

74' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SEVILLA! AUTOGOLO DE LUKAKUBanega cruza para a área, a defesa do Inter afasta mal e a bola sobra para Diego Carlos que, de bicicleta, atira para o fundo das redes, com a bola a desviar em Lukaku e a trair Handanovic.

73' - Cartão amarelo para Gagliardini.

70' - Confirma-se a saía de Ocampos. Entra para o seu lugar Munir.

69' - Ocampos senta-se no relvado. Não vai conseguir continuar.

65' - Grande defesa de Bono a remate de Lukaku! O belga foge a Diego Carlos, isola-se e atira para uma enorme intervenção do guarda-redes do Sevilla.

61' - Disparo de Ocampos sai muito por cima

59' - Mais um lateral a rematar. Desta vez é o inglês Young a rematar por cima da baliza de Bono.

57' - Reguilón arrisca o remate de longe, mas a bola vai às malhas laterais.

55' - Cartão amarelo para Bastoni.

54' - Suso tenta a sorte de fora da área, mas o remate sai ao lado

52' - Bom remate de Gagliardini, mas Diego Carlos dá o corpo ao manifesto e afasta a bola.

Veja as melhores imagens do encontro

46' - Começa a segunda parte do encontro.

45+1' - Intervalo em Colónia.

45+1' - Bela defesa de Handanovic! Livre batido por Banega, Ocampos cabeceia, mas o esloveno desvia por cima da trave.

45' - Um minuto de compensação.

45' - Agora é a vez de Banega de ver cartão amarelo.

41' - Cartão amarelo por Barella por falta sobre Banega.

Confira o golo de Godín

36' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO INTER! EMPATA GODINBrozovic tira o cruzamento para a área, Godín antecipa-se a Diego Carlos, que já tinha estado em evidência no golo de Lukaku, e iguala o marcador apenas três minutos depois.

Veja o segundo de De Jong

33' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SEVILLA! BISA DE JONG. Livre batido por Banega para o segundo poste, o holandês desmarca-se bem da defesa adversária e faz o segundo da sua contagem

28' - Falha também D'Ambrosio. Roberto Gagliardini tirou um cruzamento na direção da área, e o cabeceamento do lateral também não produz perigo para a baliza adversária. 

27' - Banega tira um cruzamento para a área, mas o cabeceamento de Ocampos sai por cima da baliza.

22' - Ocampos tenta a sua sorte de um ângulo difícil, mas a bola vai às malhas laterais.

20' - Lautaro Martínez conduz o contra-ataque desde o meio campo, mas já perto da área é desarmado sem falta por Navas.

18' - Inter volta a criar perigo. Cruzamento desde longe de Young, com D'Ambrosio a aparecer solto na área. Contudo, o remate do italiano sai muito ao lado.

18' - Conte protesta a decisão do juiz da partida e vê cartão amarelo.

17' - Jogadores do Inter pedem penálti por mão na bola de Diego Carlos, mas o árbitro manda jogar.

Veja o golo do empate

12' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOO DO SEVILLA! Marca De Jong. Navas cruza da direita, o holandês, que já tinha marcado na última ronda ao Manchester United, anticipa-se a Godín e já em queda consegue cabecear certeiro para o fundo das redes! Handanovic ainda toca na bola, mas o cabeceamento do holandês foi fortíssimo.

Confira o golo

5' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO DO INTER! Marca Lukaku! Bono adivinhou o lado, mas não conseguiu travar o remate forte do belga.

4' - Cartão amarelo para Diego Carlos.

3' - Barella lança o contra-ataque e serve Lukaku que bate em velocidade Diego Carlos que só trava o belga com a falta clara dentro da área.

3' - Grande penalidade para os italianos. Diego Carlos faz falta sobre Lukaku dentro da área.

3 ' - Sevilla entra a todo o gás. Lançamento longo para a área, Handanovic não agarra e Fernando remata contra um adversário

0' - Começa o encontro em Colónia

Atualizações e equipas iniciais

19h57: As três equipas já estão no relvado. Está prestes a começar a partida entre Inter e Sevilla.

19h50: Os jogadores já fizeram exercícios de aquecimento e ouvem agora as últimas instruções de Conte e Lopetegui.

19h40: Aí está a imagem do troféu que hoje pertencerá a Sevilla ou Inter.

18h56 - Já há equipas iniciais de Sevilla e Internazionale para a final da Liga Europa.

SevillaBono, Navas, Jules Koundé, Diego Carlos, Reguillón, Fernando, Banega, Joan JordánSusoOcampos e De Jong.

InterHandanovic, D'Ambrosio, Godín, De Vrij, Bastoni, Ashley Young, Brozovic, Barella, Gagliardini, Romelu Lukaku e Lautaro Martínez.

17h20 - O Internazionale dá o mote para a final e pede aos adeptos para se vestirem a rigor.

17h05 - O Sevilla recorreu às redes sociais para deixar um aviso para os adeptos evitarem as concentrações na via pública.

Antevisão: Sevilha e Internazionale disputam esta sexta-feira a final da Liga Europa, em Colónia, depois de uma final a oito disputada na Alemanha, em eliminatória a uma só mão, devido à pandemia de covid-19

Os espanhóis, orientados pelo ex-FC Porto Julen Lopetegui, procuram a sexta conquista da segunda competição europeia de clubes, depois terem deixado pelo caminho a AS Roma, de Paulo Fonseca, o Wolverhampton, comandado por Nuno Espírito Santo, e o Manchester United, onde alinha Bruno Fernandes.

Por seu turno, Internazionale, que chega a esta final depois de ter sido relegado da Liga dos Campeões após o terceiro lugar na fase de grupos, vai participar na quinta final desta competição, a qual venceu em três ocasiões, todas na década de 1990, e regressa a uma final europeia 10 anos depois, após a conquista da Liga dos Campeões sob o comando de José Mourinho.

Os homens de Antonio Conte eliminaram Getafe, Bayer Leverkusen, e o Shakhtar Donetsk, treinado por Luís Castro, antes de se qualificamre para a final.

O encontro entre Sevilla e Internazionale tem apito inicial marcado para as 21h00 (20h00 em Lisboa) e vai ser arbitrado pelo holandês Danny Makkelie, num encontro que decorre sem público nas bancadas. Poderá acompanhar esta final, ao minuto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório