Nakajima falha arranque e continua a ser incógnita no FC Porto

Internacional japonês não compareceu no início da pré-época do FC Porto e continua a suscitar dúvidas.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/08/2020 07:19 ‧ 25/08/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Mercado de Transferências

O FC Porto deu o pontapé de saída, na segunda-feira, para a nova temporada. Os jogadores apresentaram-se bem cedo no Olival, mas nem todos compareceram. Zé Luís e Shoya Nakajima não foram vistos a entrar para o Centro de Treinos e constituíram, assim, ausências notadas no arranque da pré-época

O FC Porto explicou, horas mais tarde, que o avançado cabo-verdiano está  "em isolamento profilático" após ter estado "contacto de alto risco com um infetado com Covid-19". 

Se a ausência de Zé Luís foi explicada através de nota oficial publicada no site, a do internacional japonês não motivou qualquer tipo de justificação por parte do emblema azul e branco. 

Nakajima já havia falhado parte da época do FC Porto, nomeadamente depois da pausa forçada pela pandemia, por motivos familiares, e não terá resolvido, por esta altura, qualquer tipo de diferendo que ainda exista com a direção do FC Porto. 

As explicações de Conceição e Luís Gonçalves 

Sérgio Conceição foi questionado, por diversas vezes, sobre a situação do antigo jogador do Portimonense, mas nunca se alongou em comentários, remetendo mesmo o assunto para a direção dos azuis e brancos. 

"O Nakajima não está no nosso grupo de trabalho. A direção tratará a ausência da melhor forma e, neste momento, não há muito mais a dizer", atirou Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, no passado mês de junho

Semanas mais tarde, Luís Gonçalves, diretor-geral do FC Porto, explicou aquilo que tinha levado à ausência de Nakajima, em declarações ao Porto Canal. 

"O caso Nakajima é difícil de explicar. Tem a ver com a forma como ele reagiu à Covid-19, mas diria que é uma questão mais familiar que cultural. Por exemplo, os jogadores japoneses do Portimonense regressaram aos treinos. Tem a ver mais com a situação familiar dele, ele tem a mulher com asma. Lembro-me de uma reunião que tive, eu, Nélson Puga, o empresário do jogador e o Nakajima. Estivemos cerca de 40 minutos a tentar convencê-lo que não havia problema de voltar, mas não conseguimos. Talvez tenha sido também o problema da língua", afirmou Luís Gonçalves, já no final do mês de junho

O talento que deu lugar à desilusão 

Assim sendo, o craque nipónico perde a oportunidade de começar de início uma pré-temporada, depois de ter chegado ao Dragão no verão passado e de ter gerado entusiasmo entre o universo portista. No entanto, cedo se percebeu que o jogador japonês tinha claras dificuldades em convencer Sérgio Conceição a dar-lhe um lugar no onze. Ainda assim, foi acumulando alguns minutos nas provas interna e na Liga Europa, mas com exibições pouco esclarecidas e longe do nível que já havia apresentado em Portugal com a camisola do Portimonense. 

Em 28 jogos, Nakajima contabilizou apenas um golo apontado num total 1321 minutos naquela que foi a época de estreia ao serviço dos dragões. Agora, segue-se nova situação de incerteza na carreira do avançado de 26 anos que parte para a nova época com o futuro incerto e com a certeza de que começará a época, caso prossiga no FC Porto, atrás da concorrência. 

Cláusula milionária 

Os dragões, recorde-se, pagaram 12 milhões de euros ao Al-Duhail por 50% dos direitos económicos de Nakajima e ainda 'blindaram' o craque nipónico com uma cláusula de rescisão avaliada em 80 milhões de euros. O contrato que liga as partes é válido até junho de 2024. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Cristiano Ronaldo

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas