"Apesar de a testagem não ser obrigatória para a competição em causa, o Vitória tem critérios rigorosos de vigilância, que permitiram a deteção, na passada sexta-feira, de três casos positivos entre o plantel. Nesse mesmo dia, foi decidido que o grupo cumpriria isolamento até novos testes, que vieram a revelar a existência de mais sete casos positivos, cenário que motiva a que todo o plantel e equipa técnica cumpram neste momento um período de quarentena", lê-se na nota publicada.
Com a suspensão temporária da atividade, a equipa sub-23 vitoriana, sétima e última classificada da zona Norte da Liga Revelação, sem qualquer ponto após três jogos, não disputou o encontro com o Rio Ave, terceiro, com três pontos, que estava agendado para hoje e foi adiado.
O clube minhoto esclareceu ainda que os casos de covid-19 não têm "qualquer implicação na normal atividade da equipa principal e da equipa B, que milita no Campeonato de Portugal, já que os três plantéis "trabalham de forma segregada".
O Vitória de Guimarães tinha registado até agora um caso de infeção pelo novo coronavírus no plantel principal, contraído pelo extremo angolano Nélson da Luz, aquando da chegada do reforço vitoriano a Portugal, na primeira quinzena de setembro.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.963 pessoas dos 74.717 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.