Crise do FC Porto resolvida à boleia do 'bom gigante' Evanilson
Avançado brasileiro marcou o único golo do encontro, na sua estreia a marcar pelos campeões nacionais.
© Getty Images
Desporto 5.ª Jornada
O FC Porto colocou, este sábado, um ponto final na série de três jogos seguidos sem vencer, ao derrotar, em casa, o Gil Vicente pela margem mínima, em encontro válido para a quinta jornada do campeonato.
O único golo da partida foi marcado pelo reforço de verão Evanilson, que se estreou a marcar pelos azuis e brancos.Filme do jogo:
O encontro começou com um FC Porto a repetir o esquema tático apresentado diante do Manchester City na quarta-feira, mas sem grandes oportunidades de perigo durante os primeiros 25 minutos.
A primeira oportunidade digna de registou foi mesmo para os forasteiros aos 26 minutos. uma situação de contra-ataque gilista, de quatro contra dois, Samuel Lino perdeu-se em fintas e atirou contra Pepe. Na recarga, Léautey rematou froxo para as mãos de Marchesín.
O FC Porto respondeu de seguida por Toni Martínez. Grande trabalho de Corona na esquerda a passar por três adversários, cruzou para o cabeceamento do espanhol, mas Denis correspondeu com uma grande defesa.
De seguida, Evanilson cabeceou à trave, depois de um canto batido por Fábio Vieira, antes do brasileiro colocar mesmo a bola no fundo das redes dos gilistas aos 41 minutos. Depois de uma boa jogada de Nakajima, o japonês, que voltou a ser titular no dragões, cruzou tenso para o segundo poste onde estava o brasileiro para marcar aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola portista.
Foi já no segundo tempo, e com os campeões nacionais a alinharem num esquema tático diferente daquele com que tinham começado o encontro, que o FC Porto teve uma oportunidade de ouro para aumentar a contagem da marca da grande penalidade.
O remate de Romário Baró bateu na mão de Ygor Nogueira, e foi marcada uma grande penalidade depois de Hélder Malheiro recorrer ao vídeo árbitro. Na cobrança do castigo máximo, Uribe atirou para defesa do brasileiro Dénis.
Minutos depois o FC Porto dispôs de duas grandes oportunidades para aumentar a contagem. Nakajima remata colocado para boa defesa de Denis, para na recarga Fábio Vieira atirar contra as pernas do adversário. Dois lances que aconteceram minutos antes dos dragões ficaram reduzidos a dez unidades.
Corria o minuto 74 do encontro quando Zaidu fez uma falta mais dura sobre Zaidu. Hélder Malheiro não teve dúvidas em mostrar o segundo amarelo ao internacional nigeriano e respetivo cartão vermelho. Até final, os campeões nacionais foram-se aguentando com menos uma unidade, e o Gil Vicente não conseguiu chegar ao golo que lhe permitisse sair com pontos do Dragão.
Com este resultado, o FC Porto aproxima-se do líder Benfica, que ainda não jogou, e reforça a segunda posição com 10 pontos, a dois do primeiro lugar. O Gil Vicente é décimo classificado, com menos um jogo realizado, e soma cinco pontos conquistados.
Momento do jogo: Bela jogada de Nakajima que cruzou tenso para o cabeceamento certeiro de Evanilson - já havia atirado à trave - e que deu os três pontos aos campeões nacionais.
Minuto a minuto:
90+8' - Termina o encontro.
90+6' - Cartão amarelo para Sérgio Conceição por protestos.
90+1' - Marega lançado em jogo para os minutos finais. Sai Corona.
90' - Sete minutos de compensação.
85' - Cartão amarelo para João Afonso.
84' - Gil Vicente faz alterações. Sai Joel e entra Fujimoto.
83' - Nova mudança no FC Porto Sai Fábio Vieira e entra Sérgio Oliveira.
80' - Perigo para o FC Porto. Canto batido por Talocha, e Lucas Mineiro aparece a desviar perto da baliza de Marchesín.
78' - Dupla alteração no FC Porto. Saem Evanilson e Nakajima e entram Sarr e Taremi.
74' - Pepe vê amarelo por protestos.
74' - Zaidu vê o segundo amarelo por falta dura sobre Joel e é expulso.
73' - Cartão amarelo para Nakajima.
70' - Dupla alteração no Gil Vicente. Saem Claude Gonçalves e Léautey para as entradas de Lucas Mineiro e Renan.
68' - Duas grandes oportunidades para o FC Porto aumentar a contagem. Nakajima remata colocado para boa defesa de Denis, para na recarga Fábio Vieira atirar contra as pernas do adversário.
67' - Outra vez Fábio Vieira. Remate de longa distância do médio passa perto do poste.
66' - Nakajima faz o passe atrasado para Fábio Vieira, mas o remate do médio é desviado por Rúben Fernandes.
62' - Alteração no Gil Vicente. Sai Lourency e entra Baraye.
59' - Defende Denis a grande penalidade! Guardião adivinha o lado para o qual vai bater Uribe e afasta a bola.
58' - Cartão amarelo por Ygor Nogueira pela mão na bola dentro da área.
57' - Confirma-se a grande penalidade para o FC Porto.
56' - Hélder Malheiro vai ver as imagens do VAR.
55' - Lance de possível penálti para o FC Porto. Remate de Baró no interior da área desvia na mão de Ygor Nogueira dentro da área.
52' - FC Porto mudou o esquema com que se apresentou no ínicio do jogo. Dragões jogam agora em 4x2x3x1, com Romário Baró (direita), Corona (esquerda) e Nakajima ao meio.
47' - Lourency tentou servir Leautey na área, mas Marchesín estava atento e interceptou.
46' - Começa a segunda parte no Dragão.
45' - Romário Baró entra ao intervalo. Sai Toni Martínez.
45' - Termina a primeira parte!
41' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO FC PORTO! MARCA EVANILSON! Boa jogada de Nakajima que cruza tenso para o segundo poste onde estava o brasileiro para marcar aquele que é o seu primeiro golo com a camisola portista.
34' - Gil Vicente volta a ameaçar. Samuel Lino, em boa posição, rematou acima da baliza de Marchesin.
33' - Evanilson cabeceia à trave. Fábio Vieira bate o canto, e o brasileiro surge a desviar de cabeça à barra dos gilistas.
32' - Rodrigão desvia um remate de Manafá que levava selo de golo.
30' - Uribe punido com cartão amarelo.
29' - Responde o FC Porto por Toni Martínez. Grande trabalho de Corona na esquerda a passar por três adversários, cruza para o cabeceamento do espanhol, mas Denis corresponde com uma grande defesa.
27' - Cartão amarelo para Zaidu.
26' - Grande oportunidade para o Gil Vicente inaugurar o marcador! Numa situação de contra-ataque gilista, de quatro contra dois, Samuel Lino perdeu-se em fintas e atirou contra Pepe. Na recarga, Léautey rematou froxo para as mãos de Marchesín.
19' - Manafá cruza na esquerda, mas a bola vai diretamente para as mãos de Denis.
16' - Partida sem grandes oportunidades de golo até ao momento.
3' - Léautey testou a atenção de Marchesín com um remate de longe, mas o guarda-redes defendeu.
1' - Hélder Malheiro apita para o início do encontro.
Equipas iniciais:
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Fábio Vieira, Corona, Nakajima; Evanílson e Toni Martínez.
Onze do Gil Vicente: Denis; Joel, Rodrigo, João Afonso e Talocha; Samuel Lino, Lourency Rodrigues, Gonçalves e Ruben Fernandes; Leauty e Nogueira.
Antevisão: O FC Porto procura este sábado regressar às vitórias no campeonato nacional e aproximar-se do líder Benfica na receção ao Gil Vicente, em partida válida para a quinta jornada.
Com um registo de três jogos seguidos sem vencer (dois para o campeonato e um para a Liga dos Campeões), os campeões nacionais voltam a jogar no Estádio do Dragão, três semanas depois do surpreendente desaire com o Marítimo, e diante de uma equipa que ainda não perdeu no campeonato, juntamente com Benfica e Sporting, apesar de ter um jogo em atraso.
O FC Porto-Gil Vicente tem apito inicial marcado para as 20h30 e terá arbitragem Hélder Malheiro. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, todas as incidências do encontro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com