O ano civil de 2020 foi, verdadeiramente, para esquecer nos mais variados setores da sociedade, e nem mesmo o mundo do desporto foi capaz de passar ao lado e inverter esta tendência.
Prova disso mesmo são as notícias mais lidas de cada mês no Desporto ao Minuto, que deixam claro que, quando nada parecia poder piorar, eis que o mês seguinte insistia em provocar novas dores nas mais variadas modalidades.
Mas, tal como acontece dentro das quatro linhas, também no espaço mediático coube aos craques aparecerem na hora certa para, aqui e ali, fazerem a diferença e arrancar sorrisos a quem os assistia, de perto ou de longe.
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar foram protagonistas das notícias que, a espaços, foram capazes de colocar a pandemia do novo coronavírus em segundo plano... e os leitores (e jornalistas também) agradecem.
Janeiro
O ano começou, desde logo, com um triste exemplo de desrespeito pelo estado de saúde de Michael Schumacher, 'lenda' da Formula 1 que sofreu graves sequelas na sequência de um acidente de ski que teve lugar em dezembro de 2013, nos Alpes franceses.
Apesar da privacidade pedida pela família, um homem conseguiu tirar fotografias ao antigo piloto alemão e tentou mesmo vendê-las por mais de um milhão de euros. Valeu a rápida ação da mulher, Corinna Schumacher, que pediu a intervenção das autoridades.
Fevereiro
Por entre tanta tragédia, 'salvem-nos' alguns episódios de humor, como aquele que teve lugar na última edição do Super Bowl, na qual os Kansas City Chiefs derrotaram os San Francisco 49ers, por 31-20.
Quando todos estavam atentos àquilo que se passava dentro do relvado, uma jovem adepta saltou das bancadas do Hard rock Stadium, em Miami... e despiu-se. As forças de segurança ainda a conseguiram travar, mas o momento, claro está, tornou-se viral.
Março
Lorenzo Sanz, homem que ocupou o cargo de presidente do Real Madrid entre 1995 e 2000, foi uma das primeiras personalidades do mundo do desporto a morrer devido a uma infeção pelo novo coronavírus.
O filho, Fernando Sanz, 'abriu o coração' e, numa emocionada entrevista, revelou que o pai recusou ir ao hospital durante "oito dias", uma vez que, "por solidariedade, não quis colapsar" os serviços de saúde.
Abril
Eis a primeira vez em que Cristiano Ronaldo aparece e diz 'presente' na lista das notícias mais lidas do ano, e logo com a 'teimosia' que tanto o caracteriza em calar aqueles que duvidam das suas capacidades.
O avançado da Juventus foi criticado aquando da derrota diante do Atlético de Madrid, por 0-2, mas 'vingou-se' e marcou os três golos que ditaram a reviravolta na Liga dos Campeões, dando origem a uma montagem que passou pelos olhos de milhões de adeptos.
Maio
Mais um mês passado, mais uma ocasião para Cristiano Ronaldo dar que falar no mundo do futebol. Desta feita, pelo milionário ordenado que aufere na Juventus, que o torna no jogador mais bem pago do futebol italiano.
O internacional português recebe, sensivelmente, 31 milhões de euros por temporada (sim, leu bem). Um valor que assume outros contornos se tivermos em conta que Matthijs de Ligt, que surge imediatamente atrás, recebe... oito milhões de euros anuais.
Junho
Hora de o futebol português ser, pela primeira vez, referenciado nesta lista, e logo pelos piores motivos. Mais concretamente, devido ao ataque de que o autocarro do Benfica foi alvo após o empate sem golos diante do Tondela.
O veículo foi apedrejado no regresso ao complexo do Seixal, e Julian Weigl e Andrija Zivkovic tiveram mesmo de ser transportados para o hospital devido a ferimentos causados por estilhaços de vidros.
Julho
Encerrada a primeira metade do ano, o mundo do desporto voltou a chorar uma morte. Desta feita, a de Ekaterina Alexandrovskaya, uma das maiores promessas da patinagem artística mundial.
A atleta de apenas 20 anos, internacional pela Austrália, encontrava-se, na altura, em Moscovo, e não sobreviveu aos ferimentos sofridos após cair de uma janela de uma altura de seis andares
Agosto
Seria impossível falar de 2020 e não abordar a autêntica 'novela' causada pelo famoso 'burofax' enviado por Lionel Messi ao Barcelona, onde formalizava a intenção de ativar a cláusula que lhe permitiria rescindir contrato unilateralmente.
O internacional argentino acabaria, eventualmente, por optar por recuar na decisão devido a questões legais, mas não sem antes ser insistentemente apontado como hipótese para Paris Saint-Germain, Manchester City e Inter de Milão.
Setembro
Goste-se ou não de Neymar, a verdade é que as qualidades técnicas do internacional brasileiro estão apenas ao alcance de poucos jogadores por esse mundo fora, como o próprio fez, de resto, questão de demonstrar.
O avançado não marcou qualquer golo na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Stade de Reims, por 2-0, mas assinou uma 'maldade' de tal dimensão que as imagens rapidamente correram as redes sociais.
Outubro
O protagonista do mês foi Loic Remy, um jogador que, embora possa não ter o mediatismo de craques como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Neymar, assinou um dos melhores golos que se viu em 2020.
O internacional francês foi titular na equipa do Rizespor diante do Sivasspor, e selou a vitória, por 2-0, com um lance de pura genialidade, no qual deixou para trás guarda-redes e defesas antes de colocar a bola no fundo das redes.
Novembro
Temos 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo na lista das notícias mais lidas do ano. No entanto, o terceiro 'golo' foi bem diferente dos dois restantes, por mais que não seja por ter assumido contornos... musicais.
A forma entusiástica como o avançado cantou o hino nacional antes do pontapé de saída para o duelo da Liga das Nações, entre Portugal e França, deu que falar e captou a atenção de milhares de adeptos.
Dezembro
Dissemos 'hat-trick'? Não, foi mesmo 'póquer' do craque formado no Sporting neste compêndio, à boleia de uma pouco feliz tentativa de dar por encerrado o ano civil de 2020 com um golo 'estratosférico'.
No dia em que foi homenageado por chegar aos 750 golos na carreira, Cristiano Ronaldo representou a Juventus no dérbi de Turim, diante do Torino, e ensaiou um remate... a partir do pontapé de saída, que, no entanto, foi parar às bancadas.
Recorde as notícias mais lidas de 2020:
Pediu mais de 1 milhão: As fotos do atual estado físico de Schumacher
Momento viral: Mulher mostrou mais do que devia na final da Super Bowl
"O meu pai aguentou até lhe faltar o ar, não queria 'colapsar' o sistema"
Itália e Espanha em delírio com este vídeo que tem CR7 como protagonista
Juventus: Revelados salários de jogadores e o de Ronaldo... impressiona
Ataque a autocarro do Benfica termina com dois jogadores feridos
Promessa da patinagem artística morre aos 20 anos após cair de janela
Confirmando-se a saída do Barça: Eis os 3 clubes que podem receber Messi
Que maldade, Neymar. A finta no Reims-PSG que já corre mundo
Da Turquia chega-nos um golo capaz de causar pesadelos a qualquer defesa
'Tan, tan, tan' de Ronaldo durante o hino já chegou a Espanha
A pequena loucura de CR7 no pontapé de saída que deixou espanhóis a rir