FC Porto e Juventus defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 20 horas, num duelo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Sérgio Conceição realizou, nesta terça-feira, a antevisão à partida, e aproveitou esta conferência de imprensa para fazer rasgados elogios a Cristiano Ronaldo.
O treinador azul também asseverou que é "nervoso por natureza", mas "mentalmente a equipa está muito forte para amanhã".
Sérgio Conceição
Análise ao adversário: Espero uma Juventus forte dentro daquilo que tem sido a sua história. E mesmo não estando tão bem como as pessoas podem pensar, até por resultados menos positivos, isso não é verdade. Nos últimos oito jogos sofreram apenas dois golos. Estamos a falar de um grupo muito coeso, com uma mentalidade forte e que só ganhou 3-0 em Barcelona! Agora a Juventus também vai apanhar um FC Porto forte e que sabe o que quer. E nós vamos procurar a vitória.
Anular Cristiano Ronaldo: Uma equipa é uma equipa e isto não é um jogador individual, agora sabemos que o Ronaldo pode decidir o jogo a qualquer momento. Agora importa é sermos uma equipa compacta e coesa, como temos sido na Liga dos Campeões. Agora temos de perceber os espaços que o Ronaldo ocupa e os sítios que ele mais gosta de fazer. Mas para os outros também temos de fazer esse trabalho.
Filho merece ser titular frente à Juventus? (risos) Merece o Francisco, como todos os outros.
Problemas que a Juventus pode criar: Estamos a falar de uma equipa recheada de talentos individuais, unida, forte e que sabe o que faz. Jogadores que dificilmente perdem a bola e que são muito fortes a explorar as costas da linha adversária. Nas alas têm jogadores muito interessantes, como o Chiesa. É uma equipa com uma dinâmica muito interessante. Quando estão no meio-campo ofensivo conseguem ter várias soluções para chegar à baliza rival.
Consistência defensiva na Champions que não sucede no campeonato: Aquilo que se passa os jogadores já perceberam e já falámos sobre isso, até porque é um problema que se arrasta há tanto tempo. E não é normal uma equipa minha sofrer tantos golos, mas isso tem a ver com a forma como atacamos e a equipa adversária explora muito as nossas debilidades através do contra-ataque.
Cristiano Ronaldo é o melhor jogador de todos os tempos? É inequívoco que faltam adjetivos para qualificar o Cristiano Ronaldo. Os números falam por si e não vale a pena estar aqui a massacrar os elogios de Cristiano, até porque esses são fáceis. Não acredito que para o Cristiano seja importante ser o melhor de todos os tempos, nem para mim. Para mim é importante o que ele faz e como português deixa-me muito orgulhoso quando ele representa a nossa Seleção.
Corona já é um jogador histórico no clube: Corona tem 150 jogos e que tem ganhado títulos. E claro que é um jogador histórico da nossa equipa. O Ronaldo seria titular na nossa equipa, mas eu não tiraria o Corona para o ter. Tiraria outro.
Desgaste físico e emocional: Primeiro dizer que fizemos cinco jogos com um intervalo de três dias. Temos de analisar os calendários antes de eles começarem, não agora. É bom estarmos na discussão das provas, afinal somos um clube grande, agora antes do campeonato começar se calhar é melhor haver umas reuniões para planear melhor todas essas competições, porque isto depois prejudica os clubes portugueses na Europa.
Estabilidade emocional: Eu tenho uma equipa completamente estável e focada no jogo de amanhã. Não retiro alguns erros e algumas coisas que temos de melhorar. Nós amanhã teremos de estar completamente focados e com a confiança grande. A nível emocional a equipa sabe o que tem a fazer. Agora claro que nos últimos três jogos aconteceram coisas que não são normais. Acredito e espero que tudo melhore.
A preferência por um sistema com três defesas: O FC Porto já jogou assim e é um sistema como outro qualquer. Dentro desse sistema temos é de perceber que jogadores temos à disposição, a largura que se tem no campo é obviamente maior, mas os três da frente também enfrentam maiores dificuldades. Dentro desse sistema, de um 3-4-3, há coisas interessantes, como há noutros sistema.
Experiência conseguida em Itália como jogador poderá ser útil para esta partida: Na altura quando estive na Serie A estava no campeonato mais importante do Mundo e acompanhado de grandes jogadores. Claro que aprendi muito como jogador, mas nada tem a ver com o trabalho de um treinador.