Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

"FC Porto está obrigado a vencer. O Sporting será campeão se empatar"

FC Porto e Sporting entram em campo no próximo sábado naquele que será um jogo decisivo na corrida pelo título de campeão nacional. O Desporto ao Minuto procurou saber junto de quem já esteve nos clubes quem é o favorito à conquista dos três pontos.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
25/02/2021 08:05 ‧ 25/02/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O próximo sábado reserva-nos aquele que será, certamente, um dos mais importantes jogos para definir aquele que poderá ser o campeão nacional no final da corrente temporada.

FC Porto e Sporting defrontam-se no encontro grande da 21.ª jornada da I Liga, um Clássico que ganha ainda maior importância uma vez que poderá ser determinante para as contas do título e que terá em Sporting de Braga e Benfica 'espetadores atentos'.

Num duelo sempre escaldante, as duas equipas entram em campo com 10 pontos de distância e com a possibilidade do líder Sporting pode dar um passo gigante rumo ao título, que seria o primeiro para a equipa de Alvalade depois de um hiato de quase 20 anos. O FC Porto, por seu turno,está obrigado a vencer para ainda ter alguma esperança na renovação do título de campeão nacional.

Para medir o pulso ao sempre importante Clássico, o Desporto ao Minuto esteve à conversa com Augusto Inácio, antigo jogador de FC Porto e Sporting e que foi um dos últimos treinadores, a par de Lazlo Boloni, a levar os leões ao título de campeão nacional.

Não é nestes jogos que se ganham os campeonatos, mas nas partidas com equipas mais pequenas

O antigo treinador de futebol considerou que num jogo entre os denominados 'três grandes' o resultado nunca é certo, mas garantiu que o FC Porto é a equipa que mais tem a perder se não conquistar os três pontos no próximo sábado.

"Não há certezas neste tipo de jogos. O FC Porto está obrigado a vencer o jogo se quiser continuar a lutar pelo título. Se o Sporting pelo menos empatar no Dragão será campeão. É um jogo que vai determinar, de certeza absoluta, o momento das duas equipas. O FC Porto vem de uma vitória difícil na Madeira e o Sporting tem ganho jogos de forma consecutiva e mostra que tem uma grande força coletiva. Mas cabe ao FC Porto lutar pela vitória, uma vez que perderam pontos diante de equipas consideradas mais pequenas. Não é nestes jogos que se ganham os campeonatos, mas nas partidas com equipas mais pequenas", começou por dizer Augusto Inácio, antes de garantir que a pressão, alta no seu entender, está do lado dos atuais campeões em título.

"O Sporting parte com uma vantagem confortável para o Dragão e sabe que se empatar mantém os mesmos dez pontos de distância para o FC Porto. Se ganhar aumenta a margem. Há uma pressão alta do lado do FC Porto porque tem de ganhar o jogo se quiser acalentar algumas esperanças, embora seja difícil de chegar lá. O Sporting de certeza que está a pensar ganhar. Será um jogo imprevisível, com resultado incerto. O Sporting joga para dois resultados, e o FC Porto para um", acrescentou.

Questionado sobre o facto de este ser um jogo de tudo ou nada para os dois clubes, o técnico sublinha que quem tem mais a perder em caso de derrota é o FC Porto e não o Sporting.

"É um jogo de tudo ou nada para o FC Porto porque se não ganhar fica com nada. Para o Sporting não é um jogo de tudo ou nada porque se perder ainda fica com sete pontos de vantagem. É mais um jogo importante porque pode manter a distância ou dilatar essa vantagem. O FC Porto tem de ganhar mesmo se ainda quiser chegar lá", vincou.

Numa altura em que o Sporting segue na liderança isolada da tabela classificativa com 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, precisamente o FC Porto, Augusto Inácio acredita que uma derrota dos leões, que seria a primeira nesta edição do campeonato, relançaria a luta pelo título.

"O título será discutido entre Sporting e FC Porto. Em caso de vitória do FC Porto, o Sporting ficaria com sete pontos de vantagem. O Sporting ainda tem saídas difíceis porque tem de ir à Luz e a Braga, mas os outros também têm jogos complicados. A grande vantagem para o Sporting é que nos jogos com equipas pequenas venceu sempre, ao passo que Benfica, FC Porto e Sporting e Braga foram perdendo pontos contra adversários inferiores. É aí que está a grande diferença. O Sporting foi mais regular e os restantes muito irregulares", afirmou Augusto Inácio ao Desporto ao Minuto, antes de recordar um detalhe que poderá fazer a diferença nesta reta final.

"Há outro aspeto que vai interferir nas contas. Aquelas equipas que lutam para não descer, como já se viu, precisam de pontos como nunca e fazem das tripas coração para conquistar pelo menos um ponto. E isso pode atrapalhar as contas", salientou, para depois lembrar que a ausência do Sporting das competições europeias e da Taça de Portugal deu vantagem aos leões.

"O Sporting tem a vantagem de não estar nas competições europeias e na Taça de Portugal, o que dá mais desgaste aos restantes. O Sporting pode planear as coisas de forma mais serena e tranquila e isso é uma vantagem."

Por outro lado, o antigo treinador de Sporting e FC Porto acredita que uma vitória no Clássico do próximo sábado deixará o Sporting sem oposição para a conquista do título de campeão nacional, algo que não acontece desde 2001.

"Em caso de empate ou vitória do Sporting acredito que serão campeões. Toda a gente percebe, até pelo momento que o clube está a passar, que a esperança é muita. E o estado de espírito de sócios e adeptos do Sporting indica isso porque há uns que afirmam que, mesmo com a derrota no Dragão, o Sporting será campeão. E essa confiança vem do que a equipa tem demonstrado em campo. São um conjunto capaz, competitivo, unido e competente, e isso traz grandes esperanças aos sportinguistas. Em 2000, quando fui campeão, todos remavam para o mesmo lado, e isso está a acontecer este ano. Inclusivamente, aqueles sócios que estão contra a direção não estão contra a equipa. No apoio à equipa estão lá, e se houvesse público nos estádios também apoiavam os jogadores e o treinador", sentenciou Augusto Inácio.

Leia Também: "O Paulinho ainda estava a entrosar-se. Estaremos bem servidos com o TT"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Fernando Gomes

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas